Devo ajustar a quantidade de água para fazer levas menores?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

fcatunda

Well-Known Member
Joined
Dec 12, 2016
Messages
57
Reaction score
8
Fala ai gente!

Gostaria de saber se vocês colocam um pouco mais de água inicial e de lavagem quando vão fazer levas menores!

Pergunto isso pois imagino que um fogão/fogareiro vai gerar o mesmo tanto de calor, mas com quantidade menor de água imagino que a evaporação vai ser muito maior, afinal, a relação BTU/litro estará bem diferente.

Um amigo meu foi fazer 5 litros na casa dele num fogão daqueles que tem uma boca central meio cavalar, era a primeira brassagem dele e acabou saindo um caramelo só, parecia rapadura! A OG ficou em 1107 e ele acabou jogando tudo no ralo! rs

Caso façam esse tipo de correção, existe alguma planilha mágica ou um cálculo simples para fazer o ajuste?

Obrigado!
 
É sempre bom usar o beer Smith lá ele te dá várias informações importantes e uma dela é a og pre fervura. Se a og pre fervura estiver muito alta você pode diluir com um pouco de água. Outra coisa se a fervura estiver muito agressiva pode reduzir um pouco a chama do fogão.

Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk
 
Fala ai gente!

Gostaria de saber se vocês colocam um pouco mais de água inicial e de lavagem quando vão fazer levas menores!

Pergunto isso pois imagino que um fogão/fogareiro vai gerar o mesmo tanto de calor, mas com quantidade menor de água imagino que a evaporação vai ser muito maior, afinal, a relação BTU/litro estará bem diferente.

Um amigo meu foi fazer 5 litros na casa dele num fogão daqueles que tem uma boca central meio cavalar, era a primeira brassagem dele e acabou saindo um caramelo só, parecia rapadura! A OG ficou em 1107 e ele acabou jogando tudo no ralo! rs

Caso façam esse tipo de correção, existe alguma planilha mágica ou um cálculo simples para fazer o ajuste?

Obrigado!

Nossa, seu amigo poderia ter adicionado água até chegar na OG esperada, ao invés de jogar o mosto fora...

As fervuras demoram no mínimo 1 hora.

É possível controlar a taxa de evaporação, medindo quanto evaporou em 15 minutos por exemplo e então reduzindo um pouco a chama ou até tampando parcialmente a panela, deixando mais da metade exposta, para que o DMS não volte para o mosto...

Aí se você usa o Beersmith para suas levas, vai ajustando ele conforme for medindo a taxa, que por mais que varie, estará sempre em uma média...
 
Nossa, seu amigo poderia ter adicionado água até chegar na OG esperada, ao invés de jogar o mosto fora...

Era a primeira brassagem dele, ficou meio perdido e não tinha a manha ainda de como corrigir! Ele nem chegou a medir a densidade antes de ir pra fervura, se tivesse medido já saberia que tinha que consertar alguma coisa antes!

Eu tenho equipamento de 20 litros, mas quero fazer umas brassagens menores para experimentos, então já estou pensando nesse fator de correção pra não cair no mesmo erro que ele! rs

A superfície de uma panela de 20 litros é bem maior que uma panela de 10, realmente acho que a evaporação vai ser maior!
 
Era a primeira brassagem dele, ficou meio perdido e não tinha a manha ainda de como corrigir! Ele nem chegou a medir a densidade antes de ir pra fervura, se tivesse medido já saberia que tinha que consertar alguma coisa antes!

Eu tenho equipamento de 20 litros, mas quero fazer umas brassagens menores para experimentos, então já estou pensando nesse fator de correção pra não cair no mesmo erro que ele! rs

A superfície de uma panela de 20 litros é bem maior que uma panela de 10, realmente acho que a evaporação vai ser maior!

Não tem segredo.

- Ajuste o volume pré fervura, meça OG.
- Depois de meia hora meça OG.

Aí você já vai ter noção.

abç
 
Era a primeira brassagem dele, ficou meio perdido e não tinha a manha ainda de como corrigir! Ele nem chegou a medir a densidade antes de ir pra fervura, se tivesse medido já saberia que tinha que consertar alguma coisa antes!

Eu tenho equipamento de 20 litros, mas quero fazer umas brassagens menores para experimentos, então já estou pensando nesse fator de correção pra não cair no mesmo erro que ele! rs

A superfície de uma panela de 20 litros é bem maior que uma panela de 10, realmente acho que a evaporação vai ser maior!

Sim, será maior...

Eu compraria uma panela menor só para pequenas levas ;)
 
Pelo meu entendimento, se vc fizer uma leva menor, vc deve diminuir todos os ingredientes. E isso inclui a água.
Sigo a proporção de 2,5 a 3 L de água por kilo de malte na brassagem. E para lavagem, 3,5 L de água por kilo. Mas sempre acompanho o SG do mosto para parar a lavagem quando eu chegar na OG esperada.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Pelo visto a melhor dica que posso dar pra ele é acompanhar com densímetro/refratômetro antes e durante a fervura, parece ser a forma mais segura mesmo!

Acabei de ver que o Brewtarget também informa o Boil SG, isso vai ser uma mão na roda, inclusive pra mim. E o "Target Boil Size" também é uma ótima dica pra ficar de olho!

Valeu!
 
Back
Top