Descompactação da cama de grãos na lavagem

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

gutors

Well-Known Member
Joined
Aug 17, 2016
Messages
112
Reaction score
11
Pessoal,

Faço recirculação com bomba, e tenho percebido uma descompactação da cama de grãos no momento que inicio a transferência para a panela de fervura e a lavagem.

Acontece que eu costumo fazer a recirculação durante a mosturação com vazão alta na bomba, e que gera boa homogeneização da temperatura, compactação da cama de grãos, e consequentemente um “whirlpool” no topo da cama. Se recirculo em vazão baixa, acho muito ruim. Não consigo manter a temperatura e o mosto sempre retorna no mesmo ponto, não espalhando por cima da panela.

Aí, com vazão alta, no momento que vou iniciar a transferência pra panela de fervura e a lavagem, diminuo bastante a vazão pra tornar a lavagem lenta e eficiente.

Nesse momento que diminuo a vazão, a cama descompacta e “sobe”.

Isso gera um problema de clarificação? Tem como melhorar? Já pensei em não mexer na bomba, mas tenho receio de fazer a lavagem em vazão alta e ter eficiência muito baixa.
 
Back
Top