Densidade pós fervura muito próximo da pré fervura

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

guilosch

Well-Known Member
Joined
Dec 3, 2015
Messages
72
Reaction score
18
Boa tarde, senhores.

É possível após a fervura de 60 minutos, a densidade ficar 1 ponto acima da densidade pré fervura?
Pelas medições, foram evaporados cerca de 3 litros.

Nessa brassagem em questão, a densidade pré fervura foi de 1047 e a pós fervura ficou 1048.

Será que fiz a medição da densidade pré fervura errada?

No beersmith, a previsão era de 1052 na pós fervura.

Medí novamente antes de inocular o fermento e a OG está em 1048.

Abs,
Guilherme
 
É possível sim e bem normal/natural que isso aconteça, pois água é evaporada e os açúcares concentrados, aumentando a densidade. Mas não entendi muito bem a tua pergunta. Está surpreso que subiu 1 ponto a densidade ou que subiu apenas 1 ponto, enquanto o esperado era que subisse 5 pontos? Além disso, para completar a questão inicial, quantos litros tinha na pré fervura?
 
Opa,

Fiquei surpreso de ter subido somente 1 ponto. Pelo beersmith, era para subir 5 pontos, ou seja, de 1047 para 1052.
O volume inicial foi de 31,5 litros e o final, 27,4.

Abs,
Guilherme

É possível sim e bem normal/natural que isso aconteça, pois água é evaporada e os açúcares concentrados, aumentando a densidade. Mas não entendi muito bem a tua pergunta. Está surpreso que subiu 1 ponto a densidade ou que subiu apenas 1 ponto, enquanto o esperado era que subisse 5 pontos? Além disso, para completar a questão inicial, quantos litros tinha na pré fervura?
 
é uma questão matemática e fisico-química.

a densidade é massa por volume, a grosso modo, pois a temperatura também influência.

A água tem uma densidade de 1, ou seja, 1kg de água tem 1 l e vice-versa.

O que dá a densidade do mosto pré-fervura? o peso da água mais o do açúcar diluído.

Quando evapora a água na fervura se reduzir o peso e volume de água, mas o açúcar não evapora, ficando assim com a mesma quantidade e peso. Isto faz o aumento da densidade (a relação de peso por litro aumenta).

A única explicação de um aumento tão pequeno seria uma baixa evaporação durante a fervura, é claro excluindo a hipótese de erro nas leituras (pré ou pós fervura - pode ser até na correção da leitura por temperatura).
 
Pela calculadora do Brewers Friend deveria ficar 1,054 com essa perda de volume. O que pode ter acontecido aí, é uma leitura errada na pré fervura, pois tu mediu duas vezes após a fervura e obteve o mesmo resultado.

Essas medições do volume do mosto foram realizadas com ele quente ou frio? Pergunto isso por causa do cooling shrinkage.
 
As medições foram feitas pelo volume na panela, depois da lavagam dos grãos e depois do resfriamento, quando o mosto foi transferido para o fermentador.

No fermentador, fiz o cálculo pelo peso, usando a ferramenta do Beersmith.

Uso densímetro para fazer as medições e sempre meço a temperatura da amostra e faço a conversão pela calculadora do Beersmith.

Abs,
Guilherme.

Pela calculadora do Brewers Friend deveria ficar 1,054 com essa perda de volume. O que pode ter acontecido aí, é uma leitura errada na pré fervura, pois tu mediu duas vezes após a fervura e obteve o mesmo resultado.

Essas medições do volume do mosto foram realizadas com ele quente ou frio? Pergunto isso por causa do cooling shrinkage.
 
Já foram bem claros nas respostas, mas resumindo: vigor da fervura.

Fervura branda = baixa taxa de evaporação = pouca diferença na SG pré e pós fervura
 
Já foram bem claros nas respostas, mas resumindo: vigor da fervura.

Fervura branda = baixa taxa de evaporação = pouca diferença na SG pré e pós fervura


Uma fervura mais branda perde menos volume devido a baixa taxa de evaporação. Porém se deixar mais tempo ela perderá o mesmo que uma fervura vigorosa que foi deixada por menos tempo.

Assim, não depende do vigor da fervura nessa situação, pois o volume perdido foi estabelecido.

Ainda acho que o problema foi devido a algum cálculo errôneo no momento das medições.
 
Uma fervura mais branda perde menos volume devido a baixa taxa de evaporação. Porém se deixar mais tempo ela perderá o mesmo que uma fervura vigorosa que foi deixada por menos tempo.

Assim, não depende do vigor da fervura nessa situação, pois o volume perdido foi estabelecido.

Ainda acho que o problema foi devido a algum cálculo errôneo no momento das medições.
Ele ferveu por 60 minutos, não foi uma. fervura extensa.
 
Ele ferveu por 60 minutos, não foi uma. fervura extensa.
Concordo, mas o que eu queria dizer é que independente se a fervura foi intensa ou branda, no final ele perdeu 4 litros. Se ele não soubesse o volume inicial e o final aí sim poderia colocar a culpa na intensidade de fervura.
 
Concordo, mas o que eu queria dizer é que independente se a fervura foi intensa ou branda, no final ele perdeu 4 litros. Se ele não soubesse o volume inicial e o final aí sim poderia colocar a culpa na intensidade de fervura.
Eu tb acho q pode tá rolando um problema na aferição.

Fiquei curioso pra saber o volume inicial. E, ah! foram 3 litros evaporados.
 
Na próxima meça a temperatura ao passar o mosto para a proveta. Eu tinha esse mesmo "problema". Mas eu não media a temperatura na proveta, apenas na panela. Quando passei o mosto para a proveta a temperatura estava 17ºC abaixo do que estava na panela! Com isso a densidade pré-fervura deu exatamente o previsto no BeerSmith.
 
Eu tb acho q pode tá rolando um problema na aferição.

Fiquei curioso pra saber o volume inicial. E, ah! foram 3 litros evaporados.
Ele comentou antes, o volume inicial foi 31,5 e final 27,4. Portanto, foi evaporado 4,1 litros.

Eu acho que o problema deve estar na densidade pré fervura, pois ele mediu duas vezes após a fervura. E acredito que a fervura dele foi boa, pois a perda é bem aceitável.
 
Pessoal, obrigado por todas as considerações.
Também acho que possa ter havido algum erro na medição pré fervura.
Sempre faço a aferição da temperatura na proveta.
Comprei um refratometro pra ajudar nessas medições.
Obrigado a todos.
Abs

Enviado de meu LG-D805 usando Tapatalk
 
Pergunta besta mas acho que é necessário perguntar para ter certeza que você o fez... você usou as tabelas/softwares de correção de temperatura nas duas vezes que você mediu (considerando a T do mosto e da calibração do densímetro)?
Eu gosto de usar a do brewersfriend (http://www.brewersfriend.com/hydrometer-temp/)
Att
 
Zanatta, usei sim. Uso Beersmith mobile para isso.
Abs

Enviado de meu LG-D805 usando Tapatalk
 

Latest posts

Back
Top