Densidade... medição estranha

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

chuckedw

Well-Known Member
Joined
Sep 14, 2015
Messages
116
Reaction score
15
Senhores,

Tenho uma situação meio estranha a relatar.

Sábado fiz uma Stout. Pelo beersmith, ele acusava que a densidade pré-fervura (boil gravity) devia ficar em 1050. A minha medição deu 1051.

Aí a OG estimada ele calculou para 1060. Suponho que este cálculo seja devido a evaporação na fervura, certo? Porém, a minha medição pós-fervura ficou em 1052. Estou achando bem estranho, visto que evaporou quase 2 litros na fervura. Será que eu medi errado a densidade pré-fervura (boil gravity), ou será que foi outra coisa?

Obrigado
 
Qual o volume pré-fervura? Pergunto pois 2 litros em 10 litros são 20%, mas em 25 litros são 8%, assim faz muita diferença.

Mesmo assim parece que tem alguma medida errada ai.

Guilherme
 
Fiz sim, corrigi a temperatura usando o Beersmith mesmo. Mas agora to pensando se não pode ter a ver com o uso do coador. O problema é que já não lembro se eu medi antes ou depois de ter usado o coador.

Afinal, fica então esta dúvida: precisa usar o coador mesmo? Porque eu estou usando depois que termina o sparge antes de passar pra panela de fervura e também antes de passar pro fermentador. Isto com certeza deve diminuir bem a densidade, não?
 
Você não respondeu o mais importante... Qual o volume pré fervura?

Um coador não vai reter açúcares, vai reter matérias maiores... Mas não tem muito por que usar visto que a re circulação transforma a cama de grãos em um filtro natural e a bazooka(que espero que vc lembre na próxima haha) ajuda nisso.
 
Você não respondeu o mais importante... Qual o volume pré fervura?

Um coador não vai reter açúcares, vai reter matérias maiores... Mas não tem muito por que usar visto que a re circulação transforma a cama de grãos em um filtro natural e a bazooka(que espero que vc lembre na próxima haha) ajuda nisso.

André, estava com 10,8 litros na pré-fervura. E 8,4 litros após. Mas por que precisa saber isto?
 
Alguma medição foi feita errada, ou algum volume errado. Pois se perdeu volume, a densidade tem que aumentar.
9ec3bc560156de2c19e310318021a564.jpg
 
Alguma medição foi feita errada, ou algum volume errado. Pois se perdeu volume, a densidade tem que aumentar.
9ec3bc560156de2c19e310318021a564.jpg

Pois é. Muito estranho. Vou tomar mais cuidado com as medições na próxima.

Obrigado
 
Back
Top