Densidade durante maturação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

GustavoLuiz

Member
Joined
Jun 17, 2013
Messages
12
Reaction score
3
Olá pessoal.

Fiz uma Porter tem duas semanas e no suposto fim da fermentação (7 dias a 18°C - US05) esqueci de medir a densidade.
No oitavo dia baixei para 0°C e assim está faz uma semana.

Caso eu meça a densidade agora vai adiantar ou vou ficar sem saber o teor alcoólico ?

Obrigado!!!
 
Adiantar completamente acho que não adianta, mas dá pra estimar mais ou menos o teor alcoólico tendo como referência atenuações anteriores do teu US-05 ou até de outros cervejeiros. Quando eu utilizei o US-05 pela primeira vez, obtive uma atenuação de 76%.

Se a gente partir que segundo o BJCP a FG de uma Porter deve ficar entre 1.008 e 1.014, podemos tirar como uma média 1.010. Se o US-05 atenuou 75% até chegar 1.010, a OG poderia ter ficado na faixa dos 1.040, 1.042. Logo, indo de 1.041 pra 1.010, com uma atenuação de 75%, teríamos 4,07% ABV.

Abraço!
 
Pelo o que eu entendi tu mediste a OG certo? só não mediu a FG ainda, se for isso, sim tu pode muito bem medir agora, só não esqueça de considerar a temperatura na hora da medição e de tirar o gás. E se ela ainda não atenuou o suficiente tu pode subir a temperatura pra voltar a fermentar.

Abraço
 
Adianta sim,

Se sua fermentação foi completa, a variação da densidade durante a maturação a zero grau será mínima (pra não dizer nula) - isto é, todos os açucares fermentáveis supostamente já foram consumidos, não tendo mais o que atenuar.

Fique tranquilo, meça sua densidade (não esqueça de corrigir) e faça seus cálculos.

abraços
 
Eu havia entendido que a OG que não havia sido medida, logo, falha minha. Perdão pelo equívoco.

Abraços!
 
Aproveitando o tópico sobre fermentação, se for medir a FG e não tiver atingido o esperado, ou teve pouca alteração da OG, provavelmente a cerveja terá pouca graduação alcoólica né? Existe algo que possa fazer para corrigir isso enquanto está no fermentador?
 
Back
Top