Densidade diminuiu após a fervura?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

rdinallo

Well-Known Member
Joined
Sep 8, 2016
Messages
152
Reaction score
32
Ontem fiz minha segunda brassagem utilizando a panela chinesa, fiz uma session Ipa com volume previsto para o fermentador de 40 litros.
Retirei uma amostra pela torneira da panela para medir a densidade no final da brassagem, porem antes da lavagem, obtive 1.055, fiz a lavagem com a água prevista na receita (não utilizei toda a água pois não coube na panela, foi utilizado 4 litros a menos do que o previsto para a lavagem).
No inicio da fervura retirei novamente uma amostra pela torneira, e obtive a densidade de 1.043, no final da fervura, retirei uma amostra direto da torneira novamente, porem dessa vez a densidade obtida foi de 1.037.
OBS: todas as medições foram feitas com densímetro e na temperatura de 20ºC.

Pergunto como é possível a densidade ter baixado após a fervura??
 
Cara, não tem como abaixar, impossível... quer dizer, se você fez tudo certo.

O que ocorre é que, após a ferver, o nível de água diminui e a concentração de açúcar aumenta. Ou seja, a densidade será maior, necessariamente.

Aconteceu alguma coisa ai que vc não controlou, ou cometeu algum erro de medição, sei lá... Difícil dizer o que.
 
Cara, como bem disse o amigo @******* isso é impossível de acontecer. A fervura evapora água e concentra os açúcares no mosto, se ferveu concentra.

Eu aposto minhas fichas que vc errou em algum momento do processo, arrisco dizer que foi nas medições.
 
Dependendo de como vc carreia o mosto para a panela, os açúcares, mais pesados que a água, terão a tendência de se manter ao fundo. Se vc tira pela torneira sem homogeneizar previamente o mosto, tá arriscado ter uma leitura "errada", maior que o conjunto do mosto. Ao final da fervura, a movimentação da ebulição mistura tudo, aí há menos influência disso. Eis o meu palpite.
 
Dependendo de como vc carreia o mosto para a panela, os açúcares, mais pesados que a água, terão a tendência de se manter ao fundo. Se vc tira pela torneira sem homogeneizar previamente o mosto, tá arriscado ter uma leitura "errada", maior que o conjunto do mosto. Ao final da fervura, a movimentação da ebulição mistura tudo, aí há menos influência disso. Eis o meu palpite.
Legal, obrigado pela resposta, nunca imaginei que haveria diferença de densidade na mesma panela, na próxima vou dar uma mechida antes de retirar a amostra.
 
Legal, obrigado pela resposta, nunca imaginei que haveria diferença de densidade na mesma panela, na próxima vou dar uma mechida antes de retirar a amostra.
E se vc, com eu faço, e que é o recomendável por questão de oxidação e por melhor rendimento no fly esparge, transfere o mosto lentamente por uma mangueira que vai até o fundo da panela, o líquido que preenche inicialmente o interior da torneira será o mais denso... com mais dificuldade de misturar. Depois que eu respondi que me ocorreu isso. Abração.
 
Costumo homogeneizar a mistura sempre, quando vou iniciar a fervura e depois de fervida. Só não dá quando está fermentando ou cold crash, mas durante o envase, sem primming, a homegeneização acontece e percebo que não é diferente daquela medida durante a fermentação (ou final dela). Se fizer por refratômetro tente obter amostras menos turvas possível.
 
Back
Top