Densímetro ou mini-densímetro ???

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

joca

Active Member
Joined
Jul 2, 2013
Messages
26
Reaction score
5
Amigos,

Preciso comprar um densímetro. Existe o modelo tradicional e o mini-densímetro. Como vou iniciar com levas de 5 litros, achei interessante o mini-densímetro porque "perdemos" apenas 80ml. Mas a escala dele é entre 1000 e 1060. Isso não vai limitar o uso ??

Qual modelo vcs usam ??

Valeu
José Carlos
 
Você vai ter limitação, obviamente, nas cervejas com OG maior que 1060.

Eu acho interessante esses densímetros para medir após a fermentação. Antes dela, prefiro o "normal"...
 
Boa Tarde, sou iniciante, e apenas estudando e comprando os equipamentos aos poucos. Alguém usa a proveta de 50 ml. É eficiente? devo enchê-la até os 50 ml ou menos. Algum colega do fórum poderia tirar esta dúvida. Obrigado.
 
Tenho um a gosto muito, uso com uma proveta de 100ml e encho cerca de 80ml a cada medida.
 
Você vai ter limitação, obviamente, nas cervejas com OG maior que 1060.

Eu acho interessante esses densímetros para medir após a fermentação. Antes dela, prefiro o "normal"...

Olá rafaelricj, você chegou a verificar alguma vez a precisão do mini-densimetro ante o densimentro normal ? Digo é preciso tal quanto ?
 
Ideal
Oh-refratômetro ou densímetro.
Fg- mini densímetro ou densímetro
 
Olá rafaelricj, você chegou a verificar alguma vez a precisão do mini-densimetro ante o densimentro normal ? Digo é preciso tal quanto ?

cara, eu sei q o mini densimetro de escala 1,000 a 1,060 é praticamente tão preciso quanto o normal (o grande de 1,000 a 1,100). Mas existe também o mini densímetro de 1,000 a 1,100.. esse sim, perde um pouco a precisão, mas acho que se vc tiver paciência pra ler certinho o erro será irrisório.
 
Outra opção, um pouco mais trabalhosa, é usar uma balança e a proveta de 50 ml. A massa específica é massa dividida por volume. Assim, pese a proveta seca e vazia. Depois coloque um volume de mosto entre 40 e 50 ml. Pese novamente. O peso do mosto é a diferença da massa da proveta cheia menos a proveta vazia. Divida isso pelo volume e o resultado é uma boa estimativa da "densidade". Exemplo real da minha última brassagem:
Peso proveta seca: 71,75 g
PEso proveta com 50 ml de mosto: 124,55 g

Calculo: (124,55 - 71,75)g / 50 ml = 1,056 que foi a OG

A FG
PEso da proveta com 46 ml de "cerveja": 118,10 g

Calculo: (118,10 - 71,75) g / 46 ml = 1,007 que foi a FG...

Fiz isso pois quebrei o minidensímetro e não comprei um novo ainda...

Obvio que precisa de uma balança com precisão. Eu uso a balança com precisão de duas casas decimais (0,xx) que comprei para pesar lúpulo e sais para correção da água.

Em resumo, quem não tem cão, caça com gato...
 
Boa Fafner, soh cabe destacar que faca a aferição da medição da proveta, pois erros de dois mililitros jah começa a variar muito.

Mas eh um recurso valido, sem duvida!
 
Lembrando que vc.pode.descontar o peso da.proveta vazia deixando a balança zerada com a proveta seca em.cima. aí ela te.da.so o peso do mosto e da cerveja.

Excelente dica!

Enviado de meu SM-G950F usando Tapatalk
 
Outra opção, um pouco mais trabalhosa, é usar uma balança e a proveta de 50 ml. A massa específica é massa dividida por volume. Assim, pese a proveta seca e vazia. Depois coloque um volume de mosto entre 40 e 50 ml. Pese novamente. O peso do mosto é a diferença da massa da proveta cheia menos a proveta vazia. Divida isso pelo volume e o resultado é uma boa estimativa da "densidade". Exemplo real da minha última brassagem:
Peso proveta seca: 71,75 g
PEso proveta com 50 ml de mosto: 124,55 g

Calculo: (124,55 - 71,75)g / 50 ml = 1,056 que foi a OG

A FG
PEso da proveta com 46 ml de "cerveja": 118,10 g

Calculo: (118,10 - 71,75) g / 46 ml = 1,007 que foi a FG...

Fiz isso pois quebrei o minidensímetro e não comprei um novo ainda...

Obvio que precisa de uma balança com precisão. Eu uso a balança com precisão de duas casas decimais (0,xx) que comprei para pesar lúpulo e sais para correção da água.

Em resumo, quem não tem cão, caça com gato...
A proveta não tem a precisão necessaria para ser usada para medir densidade, nem massa específica. Esse valor que você obteve é a massa específica. Para obter a densidade, esse valor deve ser dividido pela massa específica da água a 20°C. Nesse seu exemplo, se o erro na medida do volume for 0,5 ml, o erro na medida da massa específica será de 0,01 g/ml e portanto o valor verdadeiro estará entre 1,066 g/ml e 1,046 g/ml.
Se quer continuar usando esse método, sugiro um balão volumétrico ou um picnômetro
 
Existem mini densimetros de 1000 à 1100.
Veja na Malte & Arte... Comprei o meu lá.
 
Tem uns mini densímetros que marcam até 1100...
Comprei o meu na Malte & Arte.
Se liga na foto.
 

Attachments

  • 4.jpeg
    4.jpeg
    36.5 KB · Views: 42
o mini que mede até 1100 mede corretamente? Alguém já tirou a prova?

Cara, ele mede corretamente sim. A diferença entre ele e o densímetro normal eh que a escala dele é mais "espremida", entende?
Tipo, o espaço entre 0 1,050 e o 1,051 é muito pequeno, ou seja, você pode realizar uma LEITURA errada da densidade... porém isso provavelmente não vai variar mais que 0,001.. Para fins de Homebrew como hobby mesmo não acho que isso fará a menor diferença..
 
Cara, ele mede corretamente sim. A diferença entre ele e o densímetro normal eh que a escala dele é mais "espremida", entende?
Tipo, o espaço entre 0 1,050 e o 1,051 é muito pequeno, ou seja, você pode realizar uma LEITURA errada da densidade... porém isso provavelmente não vai variar mais que 0,001.. Para fins de Homebrew como hobby mesmo não acho que isso fará a menor diferença..

Medi na água pura e ele ficou no 1000 certinho.
Agora, alguém sabe se isso funciona?
http://www.tecnoferramentas.com.br/...MI2u-w_4br1QIVTgeRCh0PPA1kEAYYASABEgIiX_D_BwE
 
Olha, eu estava na dúvida de comprar o mini densímetro pela precisão dele, mas pelo que o pessoal falou o de 1000 a 1060 é tão seguro quando o densímetro normal. O que vou fazer é o seguinte eu utilizava um refratómetro para medir contanto no final sempre tinha que fazer a correção, assim vou usar o refratómetro para a OG e para a FG vou comprar um mini.
 
Hoje tenho a disposição um densímetro normal (para 250ml de amostra) para as análises durante a mostura (mede e devolve para fervura ou mesmo toma) e um mini (1000-1100) para as medidas durante a fermentação. Como as medidas acabam sendo muito semelhantes acabo quase só usando o mini.

Como disseram, em escala de homebrewing, um erro de 0,002 a mais o a menos não vai impactar no resultado final, até porque depois tem o primming que vai bagunçar com tudo. O importante é saber se atenuou tudo e dentro do esperado.
A vantagem de um mini é de liberar depois 80 ml em média de uma amostra para avaliação sensorial (cor, aroma e sabor). Faço em média 3 medidas, todas depois de 7 dias de fermentação.
 
Prezado Amônia (ou NH3 - desculpe-me o trocadilho...). Suas considerações estão corretas. E veja que coloquei densidade entre aspas. Tb concordo que se alguém quer medir massa específica e obter repetibilidade e acurácia com esse método deve usar equipamentos adequados para esse fim. O que eu mostrei foi um quebra-galho, um improviso, um "arrangement" ou "armengue" quando se está sem densímetro e se quer ter uma ideia da densidade.

Certamente o uso do densímetro é bem mais prático e traz maior repetibilidade. E, para nossos fins, sou da opinião que o mini-densímetro atende muito bem e na próxima ida a uma loja de insumos, vou comprar um novo...
 
Outra opção, um pouco mais trabalhosa, é usar uma balança e a proveta de 50 ml. A massa específica é massa dividida por volume. Assim, pese a proveta seca e vazia. Depois coloque um volume de mosto entre 40 e 50 ml. Pese novamente. O peso do mosto é a diferença da massa da proveta cheia menos a proveta vazia. Divida isso pelo volume e o resultado é uma boa estimativa da "densidade". Exemplo real da minha última brassagem:
Peso proveta seca: 71,75 g
PEso proveta com 50 ml de mosto: 124,55 g

Calculo: (124,55 - 71,75)g / 50 ml = 1,056 que foi a OG

A FG
PEso da proveta com 46 ml de "cerveja": 118,10 g

Calculo: (118,10 - 71,75) g / 46 ml = 1,007 que foi a FG...

Fiz isso pois quebrei o minidensímetro e não comprei um novo ainda...

Obvio que precisa de uma balança com precisão. Eu uso a balança com precisão de duas casas decimais (0,xx) que comprei para pesar lúpulo e sais para correção da água.

Em resumo, quem não tem cão, caça com gato...

Gostei da proposta :mug:
 
Back
Top