Decocção

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

NizaorJr

Well-Known Member
Joined
Jun 23, 2013
Messages
116
Reaction score
41
Amigos, fiz dois lotes de 5L de Bohemian Pilsner via Decocção Dupla e em ambas, após a fervura de parte do mosto não consegui elevar muito a temperatura com a adição do mosto fervido como indicado no BeerSmith, ambas as rampas tive que elevar a temperatura com fogo na panela principal! Outra coisa é que o aparente alto rendimento nesse modo ficou praticamente igual ao BIAB que vinha usando, mas o sabor de malte realmente se acentuou de maneira interessante.

Onde posso estar errando ou não entendi parte do processo?

As cervejas ainda estão em processo de fermentação/maturação.

Segue receita anexa.
 

Attachments

  • Bohemian Pilsner - #W3470 - 5L.pdf
    88.7 KB · Views: 118
Olá cervejeiro. Tive situação semelhante ao calcular uma decocção no BS. No meu caso percebi o seguinte. Na ferramenta de calculo de decocção do BS há campo oaa colocar a temepratura de fervura. Eu coloquei 98C que é a que tenho ao ferver o mosto. Mas durante a decocção notei que a fervura do "mingau" ocorria a 92C. Ao voltar para a tina de mostura também fiquei longe da temperatura que eu queria (76 C, mashout). Como eu informei que a fervura ocorria em 98 C o BS me indicou pegar menos "mingau" que deveria no caso se a temperatura colocada fosse a corteta. Neste caso, 92C. Imagino que esse deslocamento do ponto de fervura ocorra devido a alta concentração de açucares.
 
Back
Top