Dúvidas produção

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

ViniciusBsB

Member
Joined
Mar 6, 2015
Messages
11
Reaction score
2
Bom dia, pessoal.

Sou iniciante no processo e estou com um pulga atrás da orelha que vem me desestimulando um pouco.

Bem, essa semana envasei minha 4º leva e me deparo sempre com o mesmo problema no final do processo. A cerveja fica com cheiro acentuado de fermento e em duas levas o gosto acompanhou o cheiro. Não vejo outro pronto em meu processo que eu possa melhorar a não ser o bendito controle de temperatura.
Vou descrever com mais informações cada uma das situações.

1º Leva - Weiss - Sem dados de OG e FG (não tinha densímetro)
Cheiro e gosto forte de fermento. Se fizesse o movimento circular com a garrafa para servir o restinho dela com o fermento ficava impossível de beber.
Fermento utilizado: nottingham

2º Leva - Weiss - Sem dados de OG e FG (não tinha densímetro)
Pouco cheiro de fermento e quase nada no gosto. Melhor até agora.
Fermento utilizado: T-58

3º Leva - Weiss - OG e FG dentro do esperado para o estilo.
Cheiro e gosto médios de fermento.
Fermento utilizado: nottingham

4º Leva - Blond Ale - OG e FG dentro do esperado para o estilo.
Cheiro de fermento, mas quase imperceptível no sabor.
Fermento utilizado: S33

Ai vem minha pergunta.. esse problema pode ser ocasionado por eu não ter controle de temperatura na fermentação?
Minha ideia sempre foi investir nesse controle a partir do momento que eu tivesse um conhecimento razoável, mas até o momento só cheguei perto de uma cerveja boa em uma única oportunidade.
 
Cara, a sua dúvida vou deixar para os mais experientes respoderem, mas te digo uma coisa, tinha um pensamento igual ao seu, de apenas investir em controle de temperatura quando estivesse mais experientes nos processos…pois bem, minha primeira brassagem foi uma decepção…a cerveja não ficou horrível, porém não ficou nem um pouco parecida com o que eu queria, eu to tomando ela porque é minha, mas fiquei muito frustrado. Foi aí que investi em um chiller de imersão, geladeira, poço termométrico e tic…ontem provei minha segunda brassagem…sem comparações, ficou boa demais, exatamente como eu esperava, deliciosa, cor, gosto e aroma que eu queria…a sensação de tomar uma cerveja sua assim não tem palavras para descrever…resumindo: invista em controle de temperatura!
 
Provavelmente você tá tendo problemas de fermentação. Mas reparei que o melhor resultado que vc teve foi com o T-58. Esse fermento tem uma floculação boa... vc deixa quantos dias a breja clarificando e a que temperatura?
 
Obrigado pela opnião, lpera.

Provavelmente você tá tendo problemas de fermentação. Mas reparei que o melhor resultado que vc teve foi com o T-58. Esse fermento tem uma floculação boa... vc deixa quantos dias a breja clarificando e a que temperatura?

Então, como não tenho geladeira dedicada, eu uso um cooler grande que cabe o fermentador (20L) e encho de gelo até quase cobrir para fazer a clarificação. Esse gelo dura em torno de 3 a 4 dias. Deixo mais uns 3 dias na água do gelo que derreteu e que ainda permanece gelada e tiro para o envase. Sendo assim, a etapa de clarificação gira em torno de 6 a 7 dias.
 
É possível que você tenha outros problemas, mas também recomendo com certeza investir no controle de temperatura, é o ponto mais crítico, não adianta acertar toda a mosturação se a fermentação sai descontrolada, qualquer outro problema pode até mesmo ser mascarado pelos problemas na fermentação.
A dificuldade na clarificação tem relação com o gosto de fermento, porque se você conseguisse manter próximo de 0 graus com certeza iria decantar muito mais levedura e partículas, levando menos levedura para as garrafas e consequentemente tendo menos gosto.

A própria inconsistência entre levas é por causa disso, não tem como sair igual se tua fermentação ocorreu diferente.

Não desanime, eu fiz 2 intragáveis que botei fora antes de conseguir fazer uma terceira tomável e a quarta muito boa.
 
Ok, você precisa rever seu processo de fermentação do começo ao fim. Com alguns ajustes simples, você vai perceber uma diferença brutal!!!!


Observação:
Você tentou 3 weiss com fermentos diferentes. Use o wb06 na próxima, ele é a cepa da fermentis para Weiss Bier. Acho que vc vai gostar do resultado final ;)

Sobre a temperatura, use uma gambiarra tipo a minha pra melhorar o seu controle de temperatura até conseguir uma geladeira. Termostato pode ser o próprio TIC-17 ou um chinês de 3 dólares, pouco importa, contanto que esteja ligado e funcionando corretamente.

http://jalexandre.me/blog/fermentacao-com-controle-de-temperatura-e-sem-geladeira/

To indo pra sexta fermentação nesse treco, e tem atendido bem. Ajuste o gelo de acordo com o calor infernal do DF e deixe a lampada cuidar do excesso de frio a noite. (morei ai uns anos, conheço o clima desértico de BSB ;)

Outra coisa:

Leia os tópicos fixos do fórum. Vão te ajudar a entender o que está fazendo de errado na sua fermentação. É muita coisa para te explicar, então leia e volte pra tirar as dúvidas sobre o que não entendeu.

http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=403083
http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=403851
http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=404076

Abraços e sucesso!!!
 
tu tá hidratando o fermento?
tá deixando no cooler também durante a fermentação ou só pra clarificar?
a temperatura ambiente, no verão, dificilmente vai ficar legal..

se fosse tu, investiria em controle de temperatura. com R$ 300,00 tu consegue uma geladeira usada + um tic 17.
Uma brassagem de 20 litros sai uns R$ 50,00 só em insumo. Com gás, deve chegar nuns R$ 65,00, R$ 70,00. Se tu já "perdeu" 3 brassagens, já "perdeu" uns R$ 200,00 por defeitos causados por não ter controle...
 
Ai vem minha pergunta.. esse problema pode ser ocasionado por eu não ter controle de temperatura na fermentação?
Minha ideia sempre foi investir nesse controle a partir do momento que eu tivesse um conhecimento razoável, mas até o momento só cheguei perto de uma cerveja boa em uma única oportunidade.

Sim!! com certeza pode ser ocasionado pela falta de controle de temperatura.

Não vale nem entrar no mérito do tipo de off-flavor que está sendo gerado (até porque isso pode ser uma percepção equivocada sua ou de quem está avaliando) se tem um ponto tão crítico do processo a ser resolvido.

Abraço
 
Bom dia, pessoal.

Sou iniciante no processo e estou com um pulga atrás da orelha que vem me desestimulando um pouco.

Bem, essa semana envasei minha 4º leva e me deparo sempre com o mesmo problema no final do processo. A cerveja fica com cheiro acentuado de fermento e em duas levas o gosto acompanhou o cheiro. Não vejo outro pronto em meu processo que eu possa melhorar a não ser o bendito controle de temperatura.
Vou descrever com mais informações cada uma das situações.

1º Leva - Weiss - Sem dados de OG e FG (não tinha densímetro)
Cheiro e gosto forte de fermento. Se fizesse o movimento circular com a garrafa para servir o restinho dela com o fermento ficava impossível de beber.
Fermento utilizado: nottingham

2º Leva - Weiss - Sem dados de OG e FG (não tinha densímetro)
Pouco cheiro de fermento e quase nada no gosto. Melhor até agora.
Fermento utilizado: T-58

3º Leva - Weiss - OG e FG dentro do esperado para o estilo.
Cheiro e gosto médios de fermento.
Fermento utilizado: nottingham

4º Leva - Blond Ale - OG e FG dentro do esperado para o estilo.
Cheiro de fermento, mas quase imperceptível no sabor.
Fermento utilizado: S33

Ai vem minha pergunta.. esse problema pode ser ocasionado por eu não ter controle de temperatura na fermentação?
Minha ideia sempre foi investir nesse controle a partir do momento que eu tivesse um conhecimento razoável, mas até o momento só cheguei perto de uma cerveja boa em uma única oportunidade.


Vinicius, o pessoal já respondeu muita coisa importante ai. Pra dizer mais do mesmo, recomendo ler os tópicos fixos sobre fermentação.

Agora um detalhe absurdamente importante é que vc fez 4 brassagens pensando em estilos e tendo eles em mente quando foi provar o resultado. Esperava a banana e cravo nas Weiss e esperava uma cerveja leve e sutil na Blond.
T-58 é fermento tipo belga, muito puxado pra frutas e condimentos. Normalmente usado para Strong Golden Ale, Dubbel, Trippel, etc.
Nottinghan é um fermento muito neutro, usado para Ales em geral que não buscam o foco no fermento (APAs, IPAs, Browns, etc).
S-33 também é um fermento tipo belga mais puxado no condimentado. Aqui dividem-se opiniões. Eu geralmente usava para Witbier, tem gente que usa para as belgas comuns. No geral não é um fermento que agrada pois tem uma floculação horrivel.

Você deveria ter usado WB-06 ou Bavarian Wheat nas Weiss e o Nottinghan na Blond. Agora, quer acabar de vez com esse problema enquanto não tem geladeira? Experimenta o Workhorse Beer da Mangroove Jack, um fermento feito pra iniciantes com faixa de traballho de 15 a 32ºC. Um amigo aqui fez uma breja com ele, algo muito simples, puro pilsen com OG 1050 e só lupulo Magnum 20ibu e fermentou com ele sem absolutamente nenhum controle de temperatura, nem mesmo uma caixa de isopor com gelo. É absurdamente incrivel como ela conseguiu ficar limpa, sem defeitos graves, muito fácil de beber.

Ah, e claro, corra atras de controlar sua fermentação o mais rápido possível!

Abraços!
 
Pessoal vou aproveitar e tirar uma dúvida, 6 a 7 dias não é muito pouco tempo para maturação? ou esse é um tempo bom para um weiss? Se deixar mais tempo em baixa temperatura não ajudaria a clarificar e tirar o gosto de fermento?
 
Pessoal, agradeço as considerações e informações. Serão de muita importância para as próximas brassagens.
Sobre as perguntas, sim eu hidrato o fermento, e uso o cooler na fermentação também, mas aqui em Brasília é absurdo. Temperaturas tem variado de 18 a 28 durante o dia.

Esse tópico me convenceu e nesse momento acabei de comprar um freezer usado e estou indo atrás do tic. Feriado agora vou brassar (ainda vou decidir qual) e ficarei esperançoso por um resultado melhor.
Optei pelo freezer pq acredito que chegará a temperatura próximo de 0 com menos esforço que uma geladeira comum
 
Pessoal vou aproveitar e tirar uma dúvida, 6 a 7 dias não é muito pouco tempo para maturação? ou esse é um tempo bom para um weiss? Se deixar mais tempo em baixa temperatura não ajudaria a clarificar e tirar o gosto de fermento?

Não, a maturação vai ocorrer quando a cerveja estiver pronta. Alguns estilos melhoram com maturação, weiss não é um deles, não precisa passar por maturação nenhuma.

Geralmente tiro uma weiss do fermentador e já coloco para servir, não fica reservada.

Agora é importante entender que maturação e clarificação são coisas diferentes, com objetivos diferentes. É também muito diferente de fase secundária da fermentação/descanso de diacetil, como muitos confundem.
 
Back
Top