Dúvidas produção

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

ViniciusBsB

Member
Joined
Mar 6, 2015
Messages
11
Reaction score
2
Bom dia, pessoal.

Sou iniciante no processo e estou com um pulga atrás da orelha que vem me desestimulando um pouco.

Bem, essa semana envasei minha 4º leva e me deparo sempre com o mesmo problema no final do processo. A cerveja fica com cheiro acentuado de fermento e em duas levas o gosto acompanhou o cheiro. Não vejo outro pronto em meu processo que eu possa melhorar a não ser o bendito controle de temperatura.
Vou descrever com mais informações cada uma das situações.

1º Leva - Weiss - Sem dados de OG e FG (não tinha densímetro)
Cheiro e gosto forte de fermento. Se fizesse o movimento circular com a garrafa para servir o restinho dela com o fermento ficava impossível de beber.
Fermento utilizado: nottingham

2º Leva - Weiss - Sem dados de OG e FG (não tinha densímetro)
Pouco cheiro de fermento e quase nada no gosto. Melhor até agora.
Fermento utilizado: T-58

3º Leva - Weiss - OG e FG dentro do esperado para o estilo.
Cheiro e gosto médios de fermento.
Fermento utilizado: nottingham

4º Leva - Blond Ale - OG e FG dentro do esperado para o estilo.
Cheiro de fermento, mas quase imperceptível no sabor.
Fermento utilizado: S33

Ai vem minha pergunta.. esse problema pode ser ocasionado por eu não ter controle de temperatura na fermentação?
Minha ideia sempre foi investir nesse controle a partir do momento que eu tivesse um conhecimento razoável, mas até o momento só cheguei perto de uma cerveja boa em uma única oportunidade.