Dúvidas nos equipamentos - Iniciante

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

renatomiani

Well-Known Member
Joined
Dec 6, 2013
Messages
180
Reaction score
61
Boa tarde senhores!
Finalmente ontem dei inicio as compras dos equipamentos para a primeira leva... mas nisso começaram algumas dúvidas. Minha ideia é de fazer levas de 5 galoes, portanto utilizarei panelas de 32L para brassagem e fervura.
Dito isto, minhas principais duvidas são as duas abaixo:
1. Para fermentador, comprei uma bomba atoxico de 60 litros, no entanto a ideia é de fazer somente os aproximadamente 20L. Acabei comprando esse bomba porque era só 20 reais, e tem uma vedação muito boa (no lugar chamam ela de bomba chinesa, é uma que vem com uma tampa plana e a rosca separada). Mas teria algum problema eu fazer a fermentação nessa com esse enorme headspace de uns 40L? Para o maturador irei utilizar garrafão de água de 20L mesmo, não quero usar desses garrafões de água para a fermentação porque acaba escorrendo tudo pra fora do airlock...
2. Com relação ao chiller, fiz algumas pesquisas quanto aos valores, e ficaria o mesmo preço utilizar 15m de cobre (imersão no mosto), ou 15m alumínio para o mosto + 15 m de alumínio passando a água em água com gelo em uma etapa inicial. Alguem já testou essas configurações (15m cobre, ou 15+15m aluminio) e tem ideia de qual seria mais eficiente no resfriamento?

Desde já, obrigado!
 
Renato,

1) não há problema com o head space.

2) o cobre tem coeficiente de troca térmica maior do que o alumínio, porém, é mais caro como vc viu. Mas para leva de 5 gal, um chiller de 15 metros de alumínio acho que já é suficiente (uso um assim, resfrio em menos de 30 min para 25 graus). Acho que o segundo chiller, para passar no gelo ajudaria a baixar mais ainda ou descer mais rápido.

abraços,
 
Boa tarde senhores!
Finalmente ontem dei inicio as compras dos equipamentos para a primeira leva... mas nisso começaram algumas dúvidas. Minha ideia é de fazer levas de 5 galoes, portanto utilizarei panelas de 32L para brassagem e fervura.
Dito isto, minhas principais duvidas são as duas abaixo:
1. Para fermentador, comprei uma bomba atoxico de 60 litros, no entanto a ideia é de fazer somente os aproximadamente 20L. Acabei comprando esse bomba porque era só 20 reais, e tem uma vedação muito boa (no lugar chamam ela de bomba chinesa, é uma que vem com uma tampa plana e a rosca separada). Mas teria algum problema eu fazer a fermentação nessa com esse enorme headspace de uns 40L? Para o maturador irei utilizar garrafão de água de 20L mesmo, não quero usar desses garrafões de água para a fermentação porque acaba escorrendo tudo pra fora do airlock...
2. Com relação ao chiller, fiz algumas pesquisas quanto aos valores, e ficaria o mesmo preço utilizar 15m de cobre (imersão no mosto), ou 15m alumínio para o mosto + 15 m de alumínio passando a água em água com gelo em uma etapa inicial. Alguem já testou essas configurações (15m cobre, ou 15+15m aluminio) e tem ideia de qual seria mais eficiente no resfriamento?

Desde já, obrigado!
Renato, como o Rodrigo já disse, não há problema com o head-space.

Já o "maturador" que tu falou, olha, seria até desnecessário já que não precisa transferir a cerveja para colocá-la na maturação/clarificação. Mas também pode ser que você queira transferir para o "maturador" simplesmente para liberar o fermentador principal para fazer outra leva.... aí sim! :)

Em relação ao chiller, já tive todos os tipos que tu possa imaginar, e sinceramente mesmo que inox, alumínio e cobre tenho coeficientes de transferência térmica bem diferentes, isso não se aplica tanto na prática porque a espessura da parede da tubulação é muito pequena.

Os 15m serão mais que suficientes para os 20 e poucos litros, e funcionará bem até levas de 50 litros.

Em relação ao pré-chiller, eu vou te fazer outra pergunta: tu vais ter controle de temperatura?

Pergunto porque eu vejo muita gente se preocupando com pré-chiller, mas não se preocupam com controle de temperatura de fermentação, ou seja, usar uma geladeira velha com termostato e sensor de temperatura colado na parede do fermentador.

Por que eu digo isso? Porque se tu tiveres controle de temperatura, não há com que se preocupar em baixar demais a temperatura do mosto. Por exemplo, agora no verão, começa a ser difícil baixar a temperatura até os 20 poucos... só que na verdade não é necessário..... se ela baixar ali pelos 30 graus (mais ou menos a temperatura de hidratação do fermento) já está ótimo, e então ao colocar o fermentador na geladeira e setar o termostato a 18 graus..... a geladeira faz o resto. No caso de lagers? Deixa resfriar e inocula no outro dia aos 8 ou 10 graus.

Ou seja, quem tem controle de temperatura não tem porque se preocupar com pré-chiller.

Abração!
 
Guenther, também sou iniciante e no curso que eu fiz falaram que era necessário fazer a transferência para o maturador eliminando o fermento. No caso de não fazer essa transferência o que muda no processo?
 
Obrigado a todos pelas respostas, ajudou demais aqui...

Guenther, irei utilizar controle de temperatura sim, trabalhei muito com a Saccharomyces já para produção de alcool etílico a partir de cana de açucar, e tenho convicção que a etapa mais importante e principal na produção da cerveja será semelhante à produção de etanol pra combustível, que é o controle total da fermentação (n de celulas, nutrientes e temperatura).

Agora quanto a transferência do fermentador para o maturador pretendo fazer para recuperar o fermento mesmo...

Obrigado a todos!
 
Back
Top