Dúvidas na primeira brassagem

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

viniciusantos

Member
Joined
Apr 25, 2017
Messages
5
Reaction score
0
Olá! Iniciei minhas experiências cervejeiras neste final de semana e estou com algumas dúvidas quanto ao processo e aos resultados obtidos até agora.

Vamos lá... neste último domingo (23/04) realizei a minha primeira brassagem sozinho de uma Belgian Blond Ale (leva de 25 litros). Durante o processo, acredito que consegui controlar a variação da temperatura do mosto de forma satisfatória em 65°C. Meu primeiro erro aparente foi que eu esqueci de fazer o Mash Out (percebi só quando estava iniciando a fervura do mosto). Após isso, consegui resfriar o mosto e evitar que boa parte do Trub fosse para o fermentador. Fiz a inoculação do fermento (utilizei dois pacotes de fermento Abbaye) com água a aproximadamente 30°C.

A partir daí começam as minhas dúvidas: Iniciei o processo de fermentação a 18°C no domingo a noite, pois li em algumas postagens anteriores que para as Ales, o ideal é iniciar o processo de fermentação a esta temperatura. Na segunda a tardinha, dei uma verificada no air-lock e ele estava com bolhas de ar saindo a cada 2~3 segundos aproximadamente, então elevei a temperatura para 20°C para dar prosseguimento a fermentação. Contudo, hoje (terça-feira) ao verificar novamente o balde fermentador, o air-lock estava completamente "parado", sem que qualquer bolha de ar saísse por ele! Aproveitei então para medir a densidade com um mini-densímetro e encontrei o valor de 1.010, contudo no Beersmith ele marcava que a densidade deveria estar em 1.006.

Outro detalhe é que com o auxilio de uma luz, é possível ver que dentro do fermentador, logo acima do líquido esta se formando uma espécie de "borra"...

Eis minhas perguntas:
- O fato de eu não ter feito o Mash Out, pode acarretar em quais variações na cerveja?
- Este tempo de fermentação esta correto?
- Esta "borra" é normal?
- Quanto a densidade, o que pode ter dado de errado?



Desde ja agradeço qualquer contribuição!

Abraços
 
Olá, vamos lá!

Primeiramente, seja bem vindo ao mundo cervejeiro! Você verá que é apaixonante!

1. como caseiro, já fiz muita cerveja sem mashout. O mashout serve para parar a atividade enzimática durante a mostura. Assim, você não terá mais conversões nas etapas seguintes. O mais importante do mashout é manter qualquer residual de amido ou glucanos em forma líquida. Sobre problema na sua cerveja, acredito que não.

2. a fermentação só termina quando não houver mais atividade das leveduras. Meça durante 2 dias e veja se o valor realmente não muda mais.

3. Super normal. Essa borra é chamada de Krausen. As leveduras ales trabalham de cima para baixo. Por isso elas decantam quando sua atividade termina.

4. Meça novamente amanhã, veja se realmente não baixou, e poste aqui os resultados.

Saúde!
 
Olá, vamos lá!

Primeiramente, seja bem vindo ao mundo cervejeiro! Você verá que é apaixonante!

1. como caseiro, já fiz muita cerveja sem mashout. O mashout serve para parar a atividade enzimática durante a mostura. Assim, você não terá mais conversões nas etapas seguintes. O mais importante do mashout é manter qualquer residual de amido ou glucanos em forma líquida. Sobre problema na sua cerveja, acredito que não.

2. a fermentação só termina quando não houver mais atividade das leveduras. Meça durante 2 dias e veja se o valor realmente não muda mais.

3. Super normal. Essa borra é chamada de Krausen. As leveduras ales trabalham de cima para baixo. Por isso elas decantam quando sua atividade termina.

4. Meça novamente amanhã, veja se realmente não baixou, e poste aqui os resultados.

Saúde!

Olá Fábio!

Obrigado pela ajuda, conforme você comentou, realizei a medição da densidade por mais dois dias e ela ficou em 1.005 e hoje irei iniciar a fermentação secundária, aumentando 1°C por dia até os 25°c.

Contudo, neste meio tempo tive um contratempo: como eu balde fermentador fica em uma geladeira "comum", eu utilizo um controlador digital para controlar a temperatura. Desta forma, regulei o controlador para 20°C, mas como esta semana está fazendo mais frio aqui no sul, a temperatura da geladeira acabou baixando para 18°C. Então instalei uma lâmpada dentro da geladeira, conseguindo assim elevar a temperatura novamente aos 20°C.

Será que está variação de temperatura (18°C ~ 20°C ~ 18°C ~20°C) pode causar dados a minha cerveja? Pois li alguns artigos deste fórum que falam sobre fermentação primária a 18°C e outro sobre 20°C....


Abraços!
 
Olá Fábio!

Obrigado pela ajuda, conforme você comentou, realizei a medição da densidade por mais dois dias e ela ficou em 1.005 e hoje irei iniciar a fermentação secundária, aumentando 1°C por dia até os 25°c.

Contudo, neste meio tempo tive um contratempo: como eu balde fermentador fica em uma geladeira "comum", eu utilizo um controlador digital para controlar a temperatura. Desta forma, regulei o controlador para 20°C, mas como esta semana está fazendo mais frio aqui no sul, a temperatura da geladeira acabou baixando para 18°C. Então instalei uma lâmpada dentro da geladeira, conseguindo assim elevar a temperatura novamente aos 20°C.

Será que está variação de temperatura (18°C ~ 20°C ~ 18°C ~20°C) pode causar dados a minha cerveja? Pois li alguns artigos deste fórum que falam sobre fermentação primária a 18°C e outro sobre 20°C....


Abraços!

Opa,

Como já responderam suas perguntas eu vou só dar uma pequena contribuição, mesmo porque tenho pouca experiência.

1-quanto menos variação na temperatura melhor. Daí regula o seu termostato para deixar variar 0.2 (histerese). Enfim, se setou para 18graus e a temperatura chegar a 18.2graus o termostato liga e se passar de 17.8graus ele desliga.

2-só suba a temperatura para até 25graus depois que a fermentação primária terminar (terminar é quando não tem atenuação por pelo menos 2 dias).

3-quando ligar lâmpada dentro da geladeira com o fermentador, evite que a claridade da lâmpada atinja o fermentador. Cubra com o papelão ou outra coisa (cuidado pra não pegar fogo) para que a claridade não vá até o fermentador.

4-se não tem poço termométrico no fermentador, cole o sensor do termostato na lateral do fermentador do lado de fora e cubra ele com um pedaço de isopor. Assim ele vai medir com mais precisão a temperatura da cerveja.

Valeu
 
Back
Top