Dúvidas na lavagem do Mosto

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

manjunior007

Well-Known Member
Joined
Nov 8, 2014
Messages
88
Reaction score
6
Gente, me da uma ajudinha, me expliquem melhor a lavagem do mosto? em que momento devo fazer isso?
 

só acho estranho quando ele recomenda fazer a mostura em uma panela SEM fundo falso, e após terminado, transferir tudo para uma segunda panela COM fundo falso e esperar formar a cama de grãos por 15 minutos.

Não é mais eficiente mosturar COM fundo falso, e em caso de queda de temperatura, recircular para obter temperatura homogênea? assim a cama de grãos já se forma naturalmente, não?
 
só acho estranho quando ele recomenda fazer a mostura em uma panela SEM fundo falso, e após terminado, transferir tudo para uma segunda panela COM fundo falso e esperar formar a cama de grãos por 15 minutos.

Não é mais eficiente mosturar COM fundo falso, e em caso de queda de temperatura, recircular para obter temperatura homogênea? assim a cama de grãos já se forma naturalmente, não?

É mais facil fazer assim... mas tem muita gente que faz troca de panela, porque com fundo falso apenas é possível fazer rampas se vc tem um sistema de recirculação com bomba, não dá pra mexer com pá.
 
Gente, me da uma ajudinha, me expliquem melhor a lavagem do mosto? em que momento devo fazer isso?

A lavagem é feita depois da mosturação, pra aproveitar o açucar residual que fica mantido no bagaço de malte.

Sugiro à vc que faça a leitura do livro How to Brew (tem versão free e traduzida na internet), existem vários passos básicos que é interessante dominar e planejar antes de fazer a primeira cerveja.

Abraço
 
É mais facil fazer assim... mas tem muita gente que faz troca de panela, porque com fundo falso apenas é possível fazer rampas se vc tem um sistema de recirculação com bomba, não dá pra mexer com pá.

mas a "bomba" pode ser o braço e uma jarra, certo? fazer um esquema tipo o da recirculação, mas sem utilizar a escumadeira...
 
mas a "bomba" pode ser o braço e uma jarra, certo? fazer um esquema tipo o da recirculação, mas sem utilizar a escumadeira...

Cara, assim normalmente é feito na recirculação antes da lavagem, mas imagine o trabalho de se fazer dessa forma durante um aquecimento direto... não é viável e corre um risco muito grande de perder o controle da temperatura.
 
Cara, assim normalmente é feito na recirculação antes da lavagem, mas imagine o trabalho de se fazer dessa forma durante um aquecimento direto... não é viável e corre um risco muito grande de perder o controle da temperatura.

E partindo do princípio que é necessário a bomba, o que vale mais:
- recircular só enquanto o fogo está ligado, pra uniformizar a temperatura
- fazer recirculação contínua, com a bomba ligada por toda a mostura? Até onde sei (muito menos que tu, com certeza... hehe), desta forma se teria melhor extração de açucar do malte, mas em compensação, teria maior perda de calor, então seria recomendável aquecimento automatizado por resistência.

É isto mesmo?
Rola fazer recirculação contínua sem resistência?

Pergunto pois ainda estou no BIAB, e estou em constante reanálise do meu equipamento.
 
E partindo do princípio que é necessário a bomba, o que vale mais:
- recircular só enquanto o fogo está ligado, pra uniformizar a temperatura
- fazer recirculação contínua, com a bomba ligada por toda a mostura? Até onde sei (muito menos que tu, com certeza... hehe), desta forma se teria melhor extração de açucar do malte, mas em compensação, teria maior perda de calor, então seria recomendável aquecimento automatizado por resistência.

É isto mesmo?
Rola fazer recirculação contínua sem resistência?

Pergunto pois ainda estou no BIAB, e estou em constante reanálise do meu equipamento.

Cara, sinceramente não vejo muito sentido de porque uma recirculação contínua extrairia mais açucar. Isso tem muito mais a ver com o tempo de mosturação, qualidade na coleta e tempo de lavagem. Acho um pouco de desperdício de energia manter constante a recirculação, porque muito calor vai ser perdido e daí a necessidade de aquecer mais. Até rola fazer uma recirculação contínua sem resistência (principalmente se for num HERMS) mas vai te dar mais trabalho de ficar conferindo a temperatura do que se vc recirculasse apenas durante o aquecimento...

Abraço
 
Cara, assim normalmente é feito na recirculação antes da lavagem, mas imagine o trabalho de se fazer dessa forma durante um aquecimento direto... não é viável e corre um risco muito grande de perder o controle da temperatura.

Caro Tiago

Na verdade, não dá tanto trabalho assim.

Uso fundo falso e recirculação manual, quando o fogo está ligado.

Se acertar a temperatura da água para despejar o malte, o único momento que tem que recircular é no aquecimento para o Mash Out, na maioria das receitas.

Em receitas com rampas tem que recircular mais vezes, mas também não é nada demais. Na verdade curto bastante este contato direto com a cerveja em construção. É a minha parte favorita da brassagem.

Para facilitar, coloco uma mangueira na válvula da panela com fundo falso, um banquinho na frente do fogão com uma panela em cima do banquinho.

Dentro da panela coloco duas jarras grandes, de 2 litros cada.

Deixo a válvula da panela com fundo falso aberta com pouca vazão e vou enchendo uma jarra. Quando ela enche, estrangulo a mangueira e passo ela para a outra jarra. Despejo a jarra cheia de volta na panela com fundo falso, coloco ela de volta dentro da panela do banquinho e espero encher a outra jarra, e assim vai.

Fica um fluxo constante, não preciso ficar com aquele "abre e fecha" na válvula, nem ficar segurando a jarra e ainda evito sujeira, pois qualquer respingo cai dentro da panela (a do banquinho).

Também fiz uma gambiarra para fixar uma pequena bacia toda furada em cima da panela com fundo falso, então, nem a escumadeira tenho que ficar segurando.

Mas...

Faço levas relativamente pequenas, entre 20 e 30 litros, por isso essa relativa "facilidade".

Creio que para levas maiores, de 40 litros para cima, a situação seja bem outra, se tornando realmente muito cansativo e demorado, praticamente inviável usar a jarra.
 
Legal Antonio,

Faz muito sentido dar certo se vc consegue manter um fluxo constante, já que usando bomba mesmo nem é interessante sugar muito mais do que a o registro de saída consegue entregar. Nunca fiz dessa forma manual, sou de longe muito preguiçoso pra isso. :cross:

Abraço
 
Gente, eu tava lendo o livro que o amigo indicou e lá ele fala para colocar moedas de cobre na hora de ferver o mosto para evitar espuma...

Estas moedas são as de 5 centavos correto?? vale apena colocar? limpar bem?? como devo fazer??
 
Gente, eu tava lendo o livro que o amigo indicou e lá ele fala para colocar moedas de cobre na hora de ferver o mosto para evitar espuma...

Estas moedas são as de 5 centavos correto?? vale apena colocar? limpar bem?? como devo fazer??

Cara pelo que estudei e já fiz, se você controlar a temperatura certinha, não terá problemas com isso não.


Abc
 
E sobre controlar a temperatura então, li em outros tópicos que deve desligar o fogo antes de atingir a temp desejada, pois o mosto continua esquentando depois do fogo desligado! Isto é verdade? Por exemplo manter a temp em 65°c... Eu aqueço até 72°c e coloco o malte, ai ele chegará próximo de 65, ai eu posso deixar baixar até quantos °C? E quando devo ligar e desligar o fogo?
 
E sobre controlar a temperatura então, li em outros tópicos que deve desligar o fogo antes de atingir a temp desejada, pois o mosto continua esquentando depois do fogo desligado! Isto é verdade? Por exemplo manter a temp em 65°c... Eu aqueço até 72°c e coloco o malte, ai ele chegará próximo de 65, ai eu posso deixar baixar até quantos °C? E quando devo ligar e desligar o fogo?

Tá meio confuso isto que tu escreveu, mas é basicamente o seguinte.
Teu malte estará a temperatura ambiente, tipo 25ºC. então tu tem que esquentar mais a água (com o malte fora), tipo para 72º, que nem tu disse, e aí adicionar o malte. A temperatura vai cair.

Quanto ao mosto continuar esquentando depois do fogo desligado, não é verdade. Isto só aconteceria se houvesse ali uma reação exotérmica (que libera calor). O que acontece é que o malte retém muito calor, mas não é tão fácil medir o malte e a mistura água / malte quanto medir água pura, além de não ser tão fácil manter a temperatura homogênea. Sem contar que o termômetro tem um certo delay para medir a temperatura, não é instantâneo. Então, o termômetro pode estar mascarando a temperatura da mistura. Por isso se indica sempre desligar o fogo uns 2º ou 3º antes que o termômetro meça a temperatura que tu quer, tampar a panela e rever a temperatura após uns 5 minutos. Sem contar que para ser confiável, deve tirar a temperatura em vários pontos.
 
minha panela tem resistencia eletrica com controle da temperatura e bomba pra recirculação.

Vou usar uma bag pois não tenho basuca, e o fundo falso dela é uma gambiarra só pra não encostar a bag na resistencia.

Devo ficar mexendo o malte ou não? devo deixar a bomba recirculando direto?
 
Back
Top