[Dúvidas] Erros na Primeira Brassagem

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

gabaptista

Member
Joined
Apr 26, 2016
Messages
8
Reaction score
1
Salve Cervejeiros.
Mesmo depois de uma grande tempo de leitura e adquirindo informações sobre técnicas e insumos, você vai perceber que sempre aparecerão perguntas sobre alguma coisa, você sempre continuará buscando mais informações e continuará buscando auxílio e compartilhando suas experiências pois isso ajuda o crescimento intelectual e prático de qualquer pessoa em qualquer tipo de atividade. Por isso estou aqui mostrando meus resultados e interpretações de uma primeira e simples brassagem com o conhecimento que tenho, pouco mas tenho.
Realizei minha primeira brassagem no Domingo (24/04), com o objetivo de fazer 10 Litros de uma APA. A técnica utilizada foi a BIAB.

Insumos:
- 2,5 kg de Pale Ale
- 0,5 kg de Munich II
- 30g de Centennial (15g no começo da fervura e 15g faltando 5 min)
- Fermentis S-04 (6x109 Bilhões de Células)
- 14L de água

Realizei os cálculos de quantidades manualmente e também com o auxílio de software, Brewfriends. Primeiro vou explicar como foi feito o procedimento em seguida discuto minha interpretação dos resultados
Com o equipamento devidamente limpo, aqueci 14L e realizei a extração dos açúcares derivados do amido do malte durante 1 hora e então retirei o Grain Bag, não realizei lavagem e não foi feita recirculação pois li na literatura que não é necessário realizar nesse tipo de técnica. Segui para a fervura com duração de 1 hora, onde adicionei 15g de centennial no começo da fervura, e nos últimos 5 minutos, com auxílio de saquinhos de "voil", faltando cerca de 10-5 minutos para o final da fervura, mergulhei o chiller para "limpeza" do mesmo. Após estes procedimentos realizei o resfriamento do mosto com o auxílio de chiller e um banho maria com uma sobra de gelo, que durou 25 minutos para chegar a 25°C. Com os equipamentos todos sanitizados que entraram em contato com o mosto frio para evitar possíveis contaminações realizei um Whirpool, porém por falta de experiência e um pouco afobado, como iniciante, com o medo de contaminação esqueci de realizar um tempo de repouso para essa técnica, trafegando imediatamento o mosto resfriado para um balde de fermentação, despejando de uma altura maior de 30cm para oxigenação do mosto. Realizei então a primeira medida da densidade alcançando uma OG de 1,075, muito acima o esperado que era 1,060. Percebi também que não consegui obter os 10 litros desejados, obtendo cerca de 8 litros. Então adicionei diretamente no mosto mesmo assim um pacote de 11,5g (6x109 Bilhões de Células), que pelos cálculos manuais e pelo software demonstravam que seria necessário 19,5g deste fermento, porém decidi seguir a receita. Consegui arrumar um espaço na geladeira para realizar a fermentação, com airlock em uma temperatura mais baixa porém a geladeira fica em torno de 5°C - 10 °C e retirei hoje dia 27/04 e deixei a temperatura ambiente +/- 25°C.

Interpretação dos Resultados

- Obtive uma OG mais elevada e 2 litros a menos do que o esperado, demonstrando pra mim que pude ter perdido mais litros que o calculado durante a fervura e o transporte do mosto pelos equipamentos, com isso, a minha OG tendeu a aumentar pois a perda de litros concentrou mais os açúcares extraídos. Logo, na próxima vez penso em começar com mais água ou realizar uma correção antes da fervura, continuando sem realizar a lavagem pois se a OG já deu acima do esperado se eu realizar a lavagem eu iria aumentar a eficiência da extração de açúcares aumentando então minha OG.

- Whirpool, sei que é uma técnica necessária para eliminação de diversas substâncias em suspensão, principalmente proteínas, porém li em literaturas que pode-se fazer após a fervura ou após o resfriamento. Porém no meu caso, não sei se o transporte destas substâncias para o fermentador irá alterar muito as características da cerveja e qual seria o "melhor" jeito para a realização da técnica, a frio ou a quente ?

- Pretendo hidratar o fermento, pois de domingo para cá, como tive problemas na fermentação, li no fórum e em outros lugares que quando se é jogado direto o pó seco no fermentador, você tem chances de perder uma grande porcentagem de células vivas, que diminuiriam a eficiência da fermentação.

- Re-li sobre fermentação e obtive mais informações, uma delas foi do próprio administrador do fórum, onde ele diz que a média de células gira em torno de 10 Bilhões, mesmo o saquinho dizendo que não e até os próprios produtores como a fermentis em cursos, oficinas, não tem uma certeza sobre isso, somente que o saco possui no mínimo 6 Bilhões. Logo, refiz os cálculos e vi que talvez um saquinho seria suficiente para a fermentação, porém também pode não ser suficiente pois deve ter havido perda de células.

- Não possuo um controle de temperatura eficiente até hoje, então pelo conhecimento adquirido com leituras, observei que deveria deixar pelo menos o começo da fermentação em temperaturas mais baixas possíveis, evitando produção de substâncias indesejadas e tentando seguir a faixa de temperatura do fermento. Porém tive que realizar uma escolha ou deixar na geladeira com uma média de 5°C até 10°C ou em temperatura ambiente 25°C-30°C, então optei por deixar um tempo na geladeira (até o 27/04, manhã), porque a fermentação é um processo exotérmico, com liberação de calor, logo pensei que seria possível uma variação maior entre 8°C - 13°C e depois coloquei em temperatura ambiente (27/04, manhã).

- O Airlock não demonstrou movimentação, medi a densidade esses dois dias e só tive uma mudança de densidade e muito pouco, ontem 26/04 na parte da noite, que foi obtida 1,070. Interpreto que o airlock não teve movimentação pois obtive uma menor litragem deixando um espaço maior no balde de fermentação para o armazenamento de CO2 e que como a temperatura esta mais baixa que a faixa do fermento penso que o "trabalho" do fermento está sendo realizado de forma mais lenta do que seria em temperaturas mais altas ou o lag-time de iniciação do fermento pode ter aumentado por causa da menor temperatura sendo necessário mais dias para uma fermentação direita ou houve a morte do meu fermento.

- Me conheço e sei que sou um pouco afobado e isso não é bom para um cervejeiro caseiro, mas como foi minha primeira brassagem e muitas dúvidas aparecem, decidi abrir o fermentador para ver se havia algum tipo de ação do fermento e observei uma espuma marrom, uma espuma pequena e fina, porém uma espuma e um pouco de espuma em um nível mais elevado (1 dedo) na parede do fermentador, podendo então indicar que a fermentação está acontecendo, lenta porém acontecendo, a partir de hoje pretendo deixar em temperatura ambiente, para que a fermentação possa ocorrer um pouco mais rápida do que na geladeira e ver se observo uma mudança durante a fermentação.

- O mosto ou cerveja, ainda não sei como chamar, está com uma aparência MUITO turva e amarronzada, me pergunto se com o processo de fermentação e maturação, essa turbidez irá diminuir ou se tenho que usar clarificante ? A Turbidez está relacionada com o processo de BIAB, devido a falta de recirculação ?

- Dados esperados
OG: 1.060 FG:1.016 ABV: 5.7% SRM: 11

-Dados obtidos
OG: 1.075 FG: ? ABV: ? SRM: Devido a turbidez dificultando a interpretação aparenta ser 11-13.

POR FAVOR DEEM SUA OPINIÃO E SUA INTERPRETAÇÃO COMO QUISEREM, SÓ O FATO DE DISCUTIR O ASSUNTO JÁ AJUDA NA FORMULAÇÃO DE PENSAMENTOS E DECISÕES.

AGRADECIDO A ATENÇÃO E A BOA VONTADE DE TODOS DESDE JÁ

Gabriel Baptista de Carvalho
Apaixonado por cerveja caseira, aprendendo desde o começo do ano com leituras e experiências afim de produzir cervejas primeiramente por diversão e conhecimento.
 
Bom dia @gabatista

Não vou ter como responder a todas as duvidas agora no momento, mas sim, na geladeira a temperatura baixa não vai ocorrer a fermentação. O ideal seria tu estar com 17°C, mas como tu não tem temperatura controlada, acredito que o melhor é deixar mesmo a temperatura ambiente.

Vai dar cerveja, talvez não tão boa quanto quando tiver mais controles, mas é isso ai!

O que o pessoal faz muito é colocar gelo em uma caixa termica, assim, vão controlando a temperatura para não ir em torno de 25°C no inicio da fermentação.

Procure sobre isto no forum, vai achar com mais detalhes!

Grande abraço,

Guilherme
 
@GuilhermeCunha

Obrigado pela informação, caso tenha tempo de discutir mais sobre os outros assuntos estou a disposição e atento as respostas do tópico.

Vou tentar realizar esta tática, deixar em isopor com uma garrafa de gelo e tentar controlar o melhor possível.
A fermentação tem chances de funcionar mesmo depois de ter ficar dois dias em temperaturas abaixo do normal e agora em temperatura ambiente ?
 
@GuilhermeCunha

Obrigado pela informação, caso tenha tempo de discutir mais sobre os outros assuntos estou a disposição e atento as respostas do tópico.

Vou tentar realizar esta tática, deixar em isopor com uma garrafa de gelo e tentar controlar o melhor possível.
A fermentação tem chances de funcionar mesmo depois de ter ficar dois dias em temperaturas abaixo do normal e agora em temperatura ambiente ?

Tem sim, boas chances, porém o perfil pode ser prejudicado já que houve variação grande de temperatura e já rolou alguma fermentação. Apesar do fermento sofrer mais na variação acima da temperatura de fermentação, qualquer grande variação (como por exemplo de 18ºC para 5-10ºC) já faz as células passarem por stress.

O que recomendo: prepare outra dose de fermento, já que esse pode estar fraco e baqueado do frio. Lembre-se, no início da fermentação há a maior porcentagem de atenuação e maior formação de off flavours, você não quer um fermento cansado que passou por poucas e boas fermentando sua cerveja, prefira celulas novas!
 
@marqueze

Entendi, acredito que isso possa acontecer sim, vou tentar fazer isso então.

Obrigado pela informação.
 
- Obtive uma OG mais elevada e 2 litros a menos do que o esperado, demonstrando pra mim que pude ter perdido mais litros que o calculado durante a fervura e o transporte do mosto pelos equipamentos, com isso, a minha OG tendeu a aumentar pois a perda de litros concentrou mais os açúcares extraídos. Logo, na próxima vez penso em começar com mais água ou realizar uma correção antes da fervura, continuando sem realizar a lavagem pois se a OG já deu acima do esperado se eu realizar a lavagem eu iria aumentar a eficiência da extração de açúcares aumentando então minha OG.

- A OG acima do esperado pode ser por conta da evaporação subestimada (situação normal quando não se conhece o equipamento e mais ainda em primeiras brassagens).
As perdas em trasfegas tem pouca ou nenhuma influência nisto.
Quanto à lavagem, extende-la na verdade vai baixar a densidade pois, à medida em que tu vai lavando, o mosto recolhido tem cada vez menos açúcar diluído e portanto menor densidade. A lavagem deve ser feita até que o mosto recolhido (todo) tenha uma densidade um pouco menor que a densidade inicial estimada (ex: OG estimada - 1,060 g/ml Densidade pré-fervura - 1,055 g/ml). Muitos cervejeiros fazem a lavagem até que a densidade esteja abaixo de 1,010 g/ml (mosto colhido na saída).
 
@gabaptista

Também tenho curiosidade sobre a eficácia da recirculação no BIAB.
Será que alguém poderia comentar?

Enviado de meu GT-I9100 usando Tapatalk
 
@gabaptista

Também tenho curiosidade sobre a eficácia da recirculação no BIAB.
Será que alguém poderia comentar?

Enviado de meu GT-I9100 usando Tapatalk

OI @jhmluna
A Bag pra mim deixou de ter o princípio de uma panela só, era muito dificil ficar com ela suspensa pra lavagem então optei pela compra de um segundo recipiente...
Ficou muito mais facil o processo.

Eu uso a Bag apenas para apoiar o grão e facilitar a retirada das panelas já que não uso nenhum filtro.

Para recirculação e lavagem faço o mesmo processo, como sem Bag, recirculo até baixar os resíduos e depois, escoando o mosto para outra panela (que irá para a fervura) vou lavando os grãos.
Dá pra controlar melhor a densidade e aproveito para completar eventuais perdas pela evaporação.
 
@gabaptista, tudo bem?
Concordo com o @GuilhermeCunha, acho que o mais importante neste momento é buscares uma forma de equilibrar um pouco mais a temperatura, e a soluçao de um recipiente com agua e adiçoes periodicas de gelo deve ser o mais pratico e barato neste momento.
De tudo que relataste, melhorar a condição da fermentação me parece o mais importante e urgente.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Realmente a inatividade do airlock se deu por iniciar em temperatura baixa. O fermento é inativado normalmente abaixo dos 15C...

Como li que não fez recirculação, a OG mais alta pode ser isso também, pois as partículas de malte podem deixar o líquido mais denso...

Sem recirculação o mosto ficará bem turvo e isso não será reduzido, a não ser que deixe maturando a frio por um bom tempo e mesmo assim ainda ficará turvo. Ainda mais levando-se em conta que não esperou o Whirlpool descansar...

Mas como os amigos disseram, no geral sairá cerveja e provavelmente não será ruim...rs

O ideal é ir registrando as falhas e ir corrigindo...A prática leva à perfeição!
 
vamos lá vou dar mais minha opinião, ja que é grande o texto :D

- Obtive uma OG mais elevada e 2 litros a menos do que o esperado, demonstrando pra mim que pude ter perdido mais litros que o calculado durante a fervura e o transporte do mosto pelos equipamentos, com isso, a minha OG tendeu a aumentar pois a perda de litros concentrou mais os açúcares extraídos. Logo, na próxima vez penso em começar com mais água ou realizar uma correção antes da fervura, continuando sem realizar a lavagem pois se a OG já deu acima do esperado se eu realizar a lavagem eu iria aumentar a eficiência da extração de açúcares aumentando então minha OG.

A OG aumentou pelo volume menor de líquidos que teve como resultado.
A perda de líquidos durante a fervura depende de equipamento e principalmente da intensidade de fervura utilizada. muitos dizem que o ideal é perder até 10% por hora na fervura, mas isso você chega conhecendo seu equipamento.

- Whirpool, sei que é uma técnica necessária para eliminação de diversas substâncias em suspensão, principalmente proteínas, porém li em literaturas que pode-se fazer após a fervura ou após o resfriamento. Porém no meu caso, não sei se o transporte destas substâncias para o fermentador irá alterar muito as características da cerveja e qual seria o "melhor" jeito para a realização da técnica, a frio ou a quente ?

Depende da cerveja,

Eu normalmente faço ele logo depois que termina a fervura, a quente, espero 15 a 20 minutos para daí começar a resfriar.

- Pretendo hidratar o fermento, pois de domingo para cá, como tive problemas na fermentação, li no fórum e em outros lugares que quando se é jogado direto o pó seco no fermentador, você tem chances de perder uma grande porcentagem de células vivas, que diminuiriam a eficiência da fermentação.
Sim hidratar o fermento é importante.

- Re-li sobre fermentação e obtive mais informações, uma delas foi do próprio administrador do fórum, onde ele diz que a média de células gira em torno de 10 Bilhões, mesmo o saquinho dizendo que não e até os próprios produtores como a fermentis em cursos, oficinas, não tem uma certeza sobre isso, somente que o saco possui no mínimo 6 Bilhões. Logo, refiz os cálculos e vi que talvez um saquinho seria suficiente para a fermentação, porém também pode não ser suficiente pois deve ter havido perda de células.

Para essa litragem 1 saquinho pode ser suficiente sim, mas com hidratação e controle de temperatura de fermentação. Mas não adianta encher de fermento sem ter um controle de temperatura.

- Não possuo um controle de temperatura eficiente até hoje, então pelo conhecimento adquirido com leituras, observei que deveria deixar pelo menos o começo da fermentação em temperaturas mais baixas possíveis, evitando produção de substâncias indesejadas e tentando seguir a faixa de temperatura do fermento. Porém tive que realizar uma escolha ou deixar na geladeira com uma média de 5°C até 10°C ou em temperatura ambiente 25°C-30°C, então optei por deixar um tempo na geladeira (até o 27/04, manhã), porque a fermentação é um processo exotérmico, com liberação de calor, logo pensei que seria possível uma variação maior entre 8°C - 13°C e depois coloquei em temperatura ambiente (27/04, manhã).

8 graus seria para cervejas lagers, fermento Ales são recomendadas temperaturas acima de 15graus.

Ter controle de temperatura na fermentação é muito importante.

- O Airlock não demonstrou movimentação, medi a densidade esses dois dias e só tive uma mudança de densidade e muito pouco, ontem 26/04 na parte da noite, que foi obtida 1,070. Interpreto que o airlock não teve movimentação pois obtive uma menor litragem deixando um espaço maior no balde de fermentação para o armazenamento de CO2 e que como a temperatura esta mais baixa que a faixa do fermento penso que o "trabalho" do fermento está sendo realizado de forma mais lenta do que seria em temperaturas mais altas ou o lag-time de iniciação do fermento pode ter aumentado por causa da menor temperatura sendo necessário mais dias para uma fermentação direita ou houve a morte do meu fermento.

se a Densidade esta baixando a fermentação esta acontecendo.


- Me conheço e sei que sou um pouco afobado e isso não é bom para um cervejeiro caseiro, mas como foi minha primeira brassagem e muitas dúvidas aparecem, decidi abrir o fermentador para ver se havia algum tipo de ação do fermento e observei uma espuma marrom, uma espuma pequena e fina, porém uma espuma e um pouco de espuma em um nível mais elevado (1 dedo) na parede do fermentador, podendo então indicar que a fermentação está acontecendo, lenta porém acontecendo, a partir de hoje pretendo deixar em temperatura ambiente, para que a fermentação possa ocorrer um pouco mais rápida do que na geladeira e ver se observo uma mudança durante a fermentação.

espuma ai é o krausen, é normal.

Cerveja vai sair fermentando fora da geladeira, pode não dar o resultado esperado no final.

- O mosto ou cerveja, ainda não sei como chamar, está com uma aparência MUITO turva e amarronzada, me pergunto se com o processo de fermentação e maturação, essa turbidez irá diminuir ou se tenho que usar clarificante ? A Turbidez está relacionada com o processo de BIAB, devido a falta de recirculação ?


Cerveja só quem faz é o fermento :D ;)
O Mosto é esse liquido açucarado que você fala.

Turbidez depende de cerveja pra cerveja. Pode se usar clarificante como gelatina.

a Recirculação ajuda sim na clarificação do mosto.

Mas em cervejas artesanais é normal turbidez, pois ali tem partículas de malte, lúpulo e fermento.

Muitos usam gelatina que clarifica muito a cerveja.



- Dados esperados
OG: 1.060 FG:1.016 ABV: 5.7% SRM: 11

-Dados obtidos
OG: 1.075 FG: ? ABV: ? SRM: Devido a turbidez dificultando a interpretação aparenta ser 11-13.

Foi sua primeira tentativa.

Pelo que da pra notar você já tem muita informação teórica que chegou a por na pratica.

Minha sugestão é você investir em uma geladeira ou frigobar(pelo tamando de seu lote) e um TIC para controlar sua fermentação.

no mais você já conhece as técnicas, já indagou sobre elas.
basta agora por em prática.

espero ter ajudado
 
Back
Top