Dúvidas e sugestões para Pumpkin Ale

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Fhenr

Well-Known Member
Joined
Nov 26, 2015
Messages
78
Reaction score
17
Pessoal, me despertou o interesse em fazer uma Pumpkin Ale, porém após algumas pesquisas, ainda restam algumas dúvidas e gostaria da ajuda de vocês:

- Vi algumas receitas no fórum americano, sendo que a utilização de lúpulos eram de origem americana e a levedura utilizada o us-05. Seguindo esta linha de raciocínio então se eu utilizar lúpulos ingleses, deveria utilizar uma cepa inglesa? (s-04 por exemplo).

- Também há muito divergência em relação ao momento que a abóbora deve ser adicionada. Vi algumas situações em que foram colocadas juntamente com os maltes, sendo que estes foram os que mais relataram a ausência do aroma e sabor da abóbora. Em algumas receitas gringas falam em adicionar na fervura, aqui no fórum também há uma discussão sobre isso. Estou pensando o seguinte: adicionar 50% aos 60 min de fervura e adicionar os 50% restante com 15 minutos de fervura para tentar obter aroma e sabores mais intensos. Oque acham??

- Quanto a abóbara, pelo que vi, é tirar as sementes e deixar secar/caramelizar no forno por cerca de 60 minutos, é isso mesmo?

- Em relação a coloração, a abóbara intensificará a cor vermelha? Ou preciso da ajuda dos maltes para chegar a este resultado?

Obrigado e abraços!

Fábio
 
Fiz uma Pumpkin Porter recentemente seguindo a receita do Sam Calagione em seu Extreme Brewing. Só que a técnica para trabalhar com a abóbora eu seugui a do Randy Mosher no Radical Brewing. O resultado ficou bom, se bem que eu exagerei na adição de cravo e o sabor da especiaria dominou.

Quanto às suas perguntas:

- o casamento entre lúpulo e levedura é totalmente indiferente. Pense em cada um separadamente e em qual resultado vc quer obter.

-eu adicionei junto com o malte. Deu um sabor perceptível, mas eu esperava mais forte. Eu acho que sua ideia é boa.

-foi o que eu fiz. Acho que é a melhor técnica.

- Em relação à cor eu não posso te ajudar muito pois a minha era uma porter... mas eu acredito que a abobora não influencie muito
 
Fiz uma Pumpkin Porter recentemente seguindo a receita do Sam Calagione em seu Extreme Brewing. Só que a técnica para trabalhar com a abóbora eu seugui a do Randy Mosher no Radical Brewing. O resultado ficou bom, se bem que eu exagerei na adição de cravo e o sabor da especiaria dominou.

Quanto às suas perguntas:

- o casamento entre lúpulo e levedura é totalmente indiferente. Pense em cada um separadamente e em qual resultado vc quer obter.

-eu adicionei junto com o malte. Deu um sabor perceptível, mas eu esperava mais forte. Eu acho que sua ideia é boa.

-foi o que eu fiz. Acho que é a melhor técnica.

- Em relação à cor eu não posso te ajudar muito pois a minha era uma porter... mas eu acredito que a abobora não influencie muito

Obrigado pelas respostas Alan!

Só fico com um pouco de dúvidas, se eu adicionar na fervura a abóbora vai decantar junto com o trub no resfriamento??

Abraços,

Fábio
 
Cara, dê uma lida nessa receita do Brassagem Coletiva: http://www.brassagemcoletiva.com.br/?p=700

Eu tomei essa cerveja, tava uma delícia! Eles colocaram muitas especiarias, pode diminuir se quiser, mas o gosto da abóbora estava muito presente!

Valeu Marcoterra!! Pelo que vi nas fotos, adicionaram a abóbora juntamente com o malte. Fiquei um pouco com dúvida em relação a quantidade de abóbora (1 peça). Acho que não vou por tantas especiarias na minha receita, mas já tenho uma boa base para partir...

Obrigado e abraços,

Fábio
 
Obrigado pelas respostas Alan!

Só fico com um pouco de dúvidas, se eu adicionar na fervura a abóbora vai decantar junto com o trub no resfriamento??

Abraços,

Fábio

Pelo que eu percebi é o que acontece.


abraço!
 
Valeu Marcoterra!! Pelo que vi nas fotos, adicionaram a abóbora juntamente com o malte. Fiquei um pouco com dúvida em relação a quantidade de abóbora (1 peça). Acho que não vou por tantas especiarias na minha receita, mas já tenho uma boa base para partir...

Obrigado e abraços,

Fábio

Reativando o topico: Como ficou a cerveja ? Colocou a abobora no mash e na fervura ? Quanto usou de abobora para a litragem final ? Ficou perceptivel a abobora ?
Valeu !
 
Reativando o topico: Como ficou a cerveja ? Colocou a abobora no mash e na fervura ? Quanto usou de abobora para a litragem final ? Ficou perceptivel a abobora ?
Valeu !

Desenterrando o tópico, segue as repostas:

- Sim coloquei no mash e depois na fervura. Fiz um total de 19 litros, e utilizei 2,5 kg de abóbora no mash e 1,5kg de abóbora aos 20 minutos finais da fervura. Os pesos mencionados são "in natura", utilizei elas assadas e dentro de um voil.
- Ficou bem perceptível, tanto aroma como sabor, no começo até um pouco enjoativo, mas depois de 45 dias engarrafadas arredondou bem. Numa próxima brassagem eu colocaria 2kg no mash e 1kg na fervura.
- De especiarias coloquei 2 "pauzinho" de canela aos 5 minutos, 10g de pimenta da jamaica aos 3 minutos e 1 unidade de nóz moscada esmagada também aos 3 minutos. Das especiarias numa próxima brassagem, vou diminuir a canela e a nós moscada na metade e utilizar o mesmo tempo.

No mais é caprichar na gelatina e maturação a frio, porque a a abobora da fervura deixa a cerveja bem turva.

Abs,

Fábio
 
To planejando fazer uma aqui, e me veio a ideia de fazer um "dry hopping" de abobora... Alguem ja colocou mais abobora após a fermentação na intenção de intensificar o aroma??
 
Back
Top