dúvidas de iniciante

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

gleverson

New Member
Joined
Sep 30, 2015
Messages
4
Reaction score
0
boa tarde amigos,uma das dúvidas é se pra todo tipo de cerveja que eu for fazer, é obrigatório na hora da fermentação controlar a temperatura em refrigerador ou posso fazer a fermentação em temperatura ambiente,lembrando que minha região é em torno de 27-30 graus, e se posso fazer a fermentação dentro de uma geladeira comum de uso de casa por exemplo,estou perguntando isso pois não achei em topicos aqui do forum,obrigado desde já.
 
Dá mais uma lida no tópico "Se você é um iniciante, leia isso! E se não é, leia e contribua!!", lá tem a resposta para o que tu está procurando.
O ideal é tu sempre controlar a temperatura, tanto para ales como para lagers.
Caso tu não tenha controlador, tenta pelo menos deixar ela na geladeira (sim, pode ser uma geladeira comum de uso de casa) em uma temperatura próxima (ou um pouco abaixo) da ideal. Se tu fermentar a cerveja nesta temperatura provavelmente vais estressar o fermento e acabar gerando algum tipo de off flavour.
Abraço!
 
boa tarde amigos,uma das dúvidas é se pra todo tipo de cerveja que eu for fazer, é obrigatório na hora da fermentação controlar a temperatura em refrigerador ou posso fazer a fermentação em temperatura ambiente,lembrando que minha região é em torno de 27-30 graus, e se posso fazer a fermentação dentro de uma geladeira comum de uso de casa por exemplo,estou perguntando isso pois não achei em topicos aqui do forum,obrigado desde já.



@gleverson Segue o link http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=404076
 
estou perguntando isso pois não achei em topicos aqui do forum,obrigado desde já.

Cara, ou tu tá mentindo ou tu não te esforçou pra procurar.
Tu tem uma dúvida de FERMENTAÇÃO. O fórum tem uma área de FERMENTAÇÃO.
o 3º tópico (fixo, aliás, sempre estará entre os primeiros) - Breve explicação sobre fermentação primária, secundária, maturação, etc
o 4º tópico (fixo também) - CONTROLE DE TEMPERATURA - E os erros clássicos...

e, conforme já falaram, o tópico para iniciantes (mais um fixo) também vai abordar o tema.
 
No livro Yeast, foi feito um teste com fermentação a 25C. O aumento de diacetil e alcool superiores foi notável. Controlar fermentação é essencial.
 
Eu não deixaria de fazer cerveja por não ter controle de temperatura, mas se quiser ter um controle melhor sobre a produto final, é essencial ter alguma coisa capaz de segurar a temperatura na casa dos 18ºC. Por meses, usei caixa térmica e gelo artificial para fermentar. Nenhum traço de diacetil encontrado nas cervejas.

E esquece geladeira da cozinha. 8ºC (média de uma geladeira doméstica) vai travar a fermentação das tuas cervejas.

Porém, se não for possível, pelo menos usa a M10 workhorse da mangroove com o pitch rate correto. Dá uma lida nos tópicos fixos para entender o que é pitch rate e como isso afeta seu produto.

Abraços,
 
obrigado a todos pelas respostas,com certeza foram muito úteis,gostei dessa idéia do fermento.
 
boa tarde amigos,uma das dúvidas é se pra todo tipo de cerveja que eu for fazer, é obrigatório na hora da fermentação controlar a temperatura em refrigerador ou posso fazer a fermentação em temperatura ambiente,lembrando que minha região é em torno de 27-30 graus, e se posso fazer a fermentação dentro de uma geladeira comum de uso de casa por exemplo,estou perguntando isso pois não achei em topicos aqui do forum,obrigado desde já.

Pode. Vai fermentar, virar cerveja, fazer espuma e tudo mais.

Mas nessa temperatura provavelmente vai te dar muita dor de cabeça (no sentido literal mesmo, não figurado...) e as vezes a cerveja pode ficar com sabor mais de combustível do que de cerveja...

Quer realmente ser feliz fazendo cerveja? tirar uma amostra do fermentador e abrir um grande sorriso? arranje um espaço pra uma geladeira dedicada à fermentação, com um controlador digital.

Abraço
 
Back
Top