Dúvidas de iniciante! Minha primeira breja!

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Grando

Active Member
Joined
Nov 17, 2015
Messages
37
Reaction score
2
Fala galera! Meu primeiro post aqui no forum. Há alguma tempo quero tentar fazer cerveja em casa e então comecei a ler bastante o forum. Aprendi várias coisas aqui. Não fiz nenhum curso e estou tentando fazer tudo na raça!

Comprei um kit do Lamas de 5 L. Tenho um ap pequeno e meu objetivo é fazer pouca cerveja, com qualidade, de vários tipos diferentes.

Li bastante coisa sobre o método, mas tenho várias dúvidas. Queria fazer uma APA para minha primeira receita. Mas não consegui os ingredientes que queria. Acabei decidindo lá na hora seguir uma receita própria deles de uma "weiss". Mas achei meia estranha a receita. Como estou com pouco tempo e só vou ter o próximo fds para fazer e a vontade de fazer estava me matando (estou há uns dois meses planejando...) acabei pegando os ingredientes que me passaram lá!

Segue a receita:
0,9 kg de Pilsen Cargil
0,2 kg de Malte de trigo
2 g de Lúpulo Galena
Fermento WB 06.

Bom, li aqui que para uma weiss seria legal fazer 50% de trigo e 50% de Pilsen ou até 40% / 60%. Acabei seguindo a receita deles. Coloquei no BeerSmith e saiu igual ao que eles me passaram:
OG: 1,048
FG: 1,013
ABV: 4,5%
IBU: 12
EBC: 6,5

Pretendo fazer a fermentação com "controle de temperatura" na minha adega. Ela mantém a temperatura constante. To pensando em deixar em uns 16 graus por 7 dias (o líquido vai estar fermentando mais do q esta temperatura).

1) Tá muito bizarro? Será que vai ficar legal?

2) Essa quantidade de lúpulo tá muito pequena? Gostaria de uma amargor intermediário.

3) Eles me passaram umas "balas" de carbonatação. Nunca tinha visto isso. Li a respeito aqui no forum mas não cheguei a uma opinião. Talvez pela quantidade que estou fazendo até vale a pena...

4) Eu comprei um densímetro. Mas acho que tirar uns 250 ml para fazer cada medida vai acabar com o q eu produzi. É muito bizarro jogar diretamente no mostro? Fazendo a sanitização direitinho antes? Pretendo fazer poucas medidas e ser paciente, deixando os tempos corretos na fermentação e maturação. O que é melhor, fazer isso ou desencanar de medir a densidade?

Bom, acho q por enquanto é isso. Desde já valeu pela ajuda e por todos os posts do forum que me ajudaram muito! Abc
 
Muito estranha essa receita.. pouco malte de trigo para uma weiss.. Mas vai sair cerveja.. possivelmente com pouco cravo..

Em relação a fermentação, acho que está ok... talvez eu utilizasse uma temperatura menor da adega.. já que é bastante comum a idéia que o fermento WB06 tem melhor resultado com temperatura de 17ºC..

Em relação a ler a densidade durante a fermentação, dificilmente tu vai conseguir ler com o densímetro dentro do balde.. porque vai ter uma camada grossa sobre o mosto, dificultando a leitura... Eu deixaria uns 10 dias fermentando e faria o cold crash.. só depois faria a leitura pra saber o resultado final..

Abraço.
 
Muito estranha essa receita.. pouco malte de trigo para uma weiss.. Mas vai sair cerveja.. possivelmente com pouco cravo..

Em relação a fermentação, acho que está ok... talvez eu utilizasse uma temperatura menor da adega.. já que é bastante comum a idéia que o fermento WB06 tem melhor resultado com temperatura de 17ºC..

Em relação a ler a densidade durante a fermentação, dificilmente tu vai conseguir ler com o densímetro dentro do balde.. porque vai ter uma camada grossa sobre o mosto, dificultando a leitura... Eu deixaria uns 10 dias fermentando e faria o cold crash.. só depois faria a leitura pra saber o resultado final..

Abraço.

Boa! Agora já era! é o q tem pra hj!! hehehe, não vou conseguir melhorar a receita desta vez, mas blz! é já tava pensando nesse problema com densímetro, mas vou tentar!! Nesta sexta eu começo tudo. Vou tirar fotos e depois posto aqui para vcs! Reduzir o problema da adega é tranquilo. Boa idéia, vou deixar um pouco mais baixa a temperatura! Valeu demais

Olá @Grando,

Também estou fazendo minha primeira Weiss e recebi várias dicas no post abaixo que podem ajudar:
http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=406884
Valeu cidalhi! Tinha lido uns posts de weiss, mas não tinha achado o seu! Vai me ajudar, apesar de a minha não ser bem uma weiss.... só uma gambiarra de weis. hehehhe
 
Fala pessoal. Nesta sexta fiz minha primeira brassagem! Foi bem mais simples do que eu imaginava, menos trabalhoso também. Mas durou bastante tempo. Foram umas 6 horas ao total.

Algumas coisas que eu percebi:

- Algumas coisas do kit do Lamas de 5 L são bem legais. A panela mantém muito bem a temperatura. Consegui manter a temperatura do mostro em 67 graus o tempo todo. Só de vez em quando eu ligava o fogão para corrigir. Só que a panela é meio assassina, hehehe!! Vem com algumas espículas de ferro nela, me cortei... mas na grave!! A balança que vem também é bem ruinzinha! Para quem quer medir pouca coisa, tipo 2 gramas, é bem difícil, na verdade, impossível.

- Na hora de lavar o mostro o malte formou um filtro bem legal. Funciona muito bem. Uma coisa que percebi é que se vc começa a extrair ou lavar em uma velocidade muito rápida o filtro se desfaz e o líquido que vem, vem com muitos grãos. Foi bem fácil e saiu bem límpido.

Agora estou com uma dúvida! Já fazem quase 48 h que coloquei para fermentar e nada de bolha. Hidratei o fermento, inoculei a uma temperatura de uns 25 graus, a mesma do mostro. Fiz tudo direitinho! Chequei o balde, está bem lacrado. Mas nada de bolhas. Estou mantendo a uma temperatura constante de uns 17 graus!! Bom, vou aguardar, mas estou com medo de que alguma coisa tenha dado errado!! Não consegui comprar o densímetro pois estava em falta! Não tenho como medir a densidade!

Seguem algumas fotos da minha brassagem!!

img_4270-59340.jpg

img_4252-59336.jpg

img_4256-59337.jpg

img_4261-59338.jpg

img_4263-59339.jpg
 
Você falou que o balde está bem vedado, mas pela foto que você postou eu tive a impressão que não está. Parece que esses baldes tem dois níveis de fechamento. Dá umas porradinhas na lateral do tampa para ver se veda melhor.
 
putz!! valeu demais! Não estava mesmo! Tinha feito bastante força e não ia mais. Então peguei o martelo e fui sem dó, achei que ia quebrar!! Mas fechou mais ainda!! Imediatamente começou a borbulhar!! hehehe!! agora vai!!
Antes e Depois:

img_4270-59340.jpg


img_4275-59341.jpg
 
Se tirar o lacre do balde vai ficar mais fácil fechar e abrir (principalmente).
 
Gilba,

O que é esse lacre ? Já tinha ouvido falar isso, mas nunca o fiz com medo de estragar o balde.
Poderia marcar o lacre nessa foto que o Grando postou ?

Valeu!
 
Nessa última foto está aparecendo bem o lacre da tampa, é tipo uma tira de plástico que fica presa na tampa.
 
valeu demais!! agora entendi! dá pra ver mesmo!! vou tirar depois para facilitar!!
 
fala pessoal!! a minha breja continua fermentando e estou com mais algumas duvidas.
já fazem 10 dias e a fermentação ainda não acabou. É normal isso? estou mantendo a 17 graus. o maximo de velocidade que chegou foi uma bolha a cada 10 segundos no airlock. agora tá uma a cada 2 minutos. deve estar chegando no fim. não tenho densimetro para controle.

hj fiz uma prova. e esta incrivelmente boa!! não dá pra acreditar que eu fiz isso!! o cheiro e sabor ficaram muito bons. mas o q me preocupa é que ela está meio branca. não tá com cor de cerveja. qdo coloquei para fermentar estava com uma cor muito bonita, como mostrei nas fotos. agora está meio branca, como se vê na foto que vou postar! pq será? pq essa mudança? será que é o fermento no meio.

meu plano é deixar mais uns 5 dias a 17 graus e engarrafar!

image-59342.jpeg
 
Relaxa, isso é muito fermento em suspensão.
Deixa ela maturando um tempo na temperatura mais baixa que vc conseguir, sem congelar, durante um tempo. As minhas eu to deixando a 1 grau C durante uns 10 dias.

[]s
 
Perguntei isso porque vi em dois tópicos do forum que o pessoal deixava na fermentação a 17 graus e depois engarrafava direto. Seguem os posts:

http://byo.com/malt/item/2265-german-hefeweizen-style-profile

http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=406404&page=7

Não vi nada sobre reduzir a temperatura. Tenho dúvida se isto está acontecendo pq estou pegando amostra do fundo do balde de fermentação, através da torneirinha lá embaixo. Não seria o correto pegar da parte mais acima?
 
Pessoal, tenho uma dúvida básica. Qdo vou testar a cerveja de vez enquando, com a torneira que fica lá embaixo do balde fermentador, eu tenho que tirar o airlock?
hoje fui pegar um pouco e o airlock puxou ar do ambiente! Isso é normal? Vai contaminar? Deve ter feito vácuo lá dentro e aí ele puxou o ar. Achei que a torneira lá embaixo fosse pra provar mesmo, hehehhe....

Coloquei para gelar próximo a zero graus hoje. Depois vou envasar.
 
Relaxa, amigo. Isso é perfeitamente normal! Não tem grilo não!
Siga com o processo!
Abraço.
 
Fala pessoal!! Engarrafei minha primeira cerveja!! Amanhã eu devo abrir minha garrafa, depois de 8 dias. Acho que precisa ficar mais tempo, mais pelo menos uma eu vou abrir amanhã para ver como vai ficar. Não tenho certeza absoluta se as garrafas estão bem fechadas.

Um coisa que estou ainda com muito medo é se alguma vai explodir na minha mão. Existe esta possibilidade? Devo ter alguma precaução na hora de pegar alguma garrafa na mão?

Segue a foto:

img_4330-59348.jpg


Ficaram meio alaranjadas. Será que é normal?

Tem alguma dica para saber se já está com uma boa carbonatação antes de abrir? não tenho manômetro... Só no olho? Tem alguma dica?

Assim quer abrir e ver o resultado eu posto aqui!! Abraços!!
 
Mas quantos gramas de açúcar por litro você usou no priming?
 
Mas quantos gramas de açúcar por litro você usou no priming?

Eu coloquei bala de carbonatação do Lamas. 1 bala para a garrafa de 300 ml e 2 balas para a de 600, conforme vinha na embalagem da bala.

É normal ela melhorar a cor depois do envase. Olha o meu tópico para você ver a diferença:

http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=406879

Está em quantos graus as suas garrafas?

Ela está em 17 graus. Achei meio baixa essa temperatura mas aqui em São Paulo tá fazendo 35 graus!! Achei melhor deixar na mesma temperatura que fermentei e maturei. Hoje tirei uma garrafa e deixei em um armário a uns 25 graus. Vou colocar na geladeira para testar!
 
Faaala galera!!! Finalmente!! minha cerveja ficou pronta!! e ficou boa demais. Nem dá para acreditar que eu fiz isso!! Valeu a todos pela ajuda aqui no forum!! Gostei de mais do resultado.

Fiz a primeira prova com 8 dias de engarrafamento. Ao abrir a garrafa fez o clássico som de gás saindo. A carbonatação achei boa, tinham alguma bolhas. Mas acho que as próximas garrafas que irei abrir com mais tempo ficarão melhor.

Único ponto negativo: pouca espuma. Será que isso é pelo pouco tempo na garrafa? Ou será que foi o fato e eu colocar apenas 20% de trigo na receita?

Seguem as fotos:

img_43432-59349.jpg

img_43452-59350.jpg

img_43462-59351.jpg
 
Com 15 dias de refermentação a espuma vai estar bem melhor!
 
Faaala galera!!! Finalmente!! minha cerveja ficou pronta!! e ficou boa demais. Nem dá para acreditar que eu fiz isso!! Valeu a todos pela ajuda aqui no forum!! Gostei de mais do resultado.

Fiz a primeira prova com 8 dias de engarrafamento. Ao abrir a garrafa fez o clássico som de gás saindo. A carbonatação achei boa, tinham alguma bolhas. Mas acho que as próximas garrafas que irei abrir com mais tempo ficarão melhor.

Único ponto negativo: pouca espuma. Será que isso é pelo pouco tempo na garrafa? Ou será que foi o fato e eu colocar apenas 20% de trigo na receita?

Seguem as fotos:

img_43432-59349.jpg

img_43452-59350.jpg

img_43462-59351.jpg

Deixa carbonatar isso aí, pouco tempo ainda. umas 3 semanas pra ficar bem legal, isso em uma temperatura media de 20 graus. Mas dependendo das condições esse tempo pode variar.
 
Parabéns Grando, me parece excelente por ser a primeira cerva.
Espero fazer a minha primeira ainda no inicio de janeiro.

Abraços
 
Fala pessoal!! Já passaram umas 3 semanas q a cerveja tá na garrafa!! E a mudança foi bem grande! está com uma ótima carbonatação e boa espuma.

Uma coisa q percebi, comparando ela com outras weiss foi q a minha está com um gosto ligeiramente azedo.

Dei uma olhada aqui no forum e vi relatos de algumas pessoas com o mesmo problema! talvez seja o fermento q usei. Farei uma nova leva com o M20 agora!!

img_4386-59352.png
 
Cara, ficou muito legal sua cerva! Estou começando também, aos poucos estou montando meu kit para produzir levas de 5~6 litros, já consegui comprar uma espagueteira de alumínio de 10l pretendo começar com uma witbier ou uma cerva de trigo nos mesmos moldes da sua. Por enquanto estou lendo e aprendendo muito, principalmente aqui no fórum.
Em relação ao seu problema de descarte no uso do densímetro, devo ter o mesmo problema, para uma leva de 5l o descarte nos testes é de no mínimo 10 a 15% do conteúdo, para minimizar essas perdas pretendo adquirir um mini-densímetro inicialmente (consome 80ml nos testes) e a longo prazo um refratrômetro.

Uma dúvida: Você maturou no mesmo balde da fermentação ou fez a transferência?
 
Fala Rivaille!!

Eu fermentei e maturei tudo no mesmo balde, sem erro! Mais fácil e reduz a chance de contaminação!! vi bastante gente falando aqui no forum pra fazer assim!!

Essa primeira leva nem medi densidade!! perde muita cerveja!! mas tava tendo um belo desconto de natal na we consultoria e acabei comprando um refratometro!! Gasta quase nada de cerveja para medir a densidade!!
 
Fala, pessoal!

Bom, eu particularmente acho que não vale tanto à pena esquentar a cabeça com essa questão de desperdício de cerveja medindo a densidade, não!

Acho que essa medição é fundamental para o aprendizado. Isso não significa que ela precisa ser feita a toda hora, até para não ficar desperdiçando cerveja e tempo a toa. Mas, a partir do momento em que o airlock parou de borbulhar, aí não tem jeito, precisa medir pelo menos uns dois dias para ver se a fermentação realmente acabou!

Meu densímetro é de 100ml, comprei no Lamas e acho que é uma boa opção que não desperdiça quase nada.

Em relação a precisão de refratômetro x densímetro, eu não tenho nenhum conhecimento sobre a qualidade, mas tenho a impressão, lendo os posts, que às vezes o refratômetro acaba não sendo tão preciso. Mas é só impressão minha!

Boas cervejas para nós, iniciantes!
 
Back
Top