Dúvidas com o whirpool

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

djfelipe2004

Well-Known Member
Joined
Oct 28, 2014
Messages
199
Reaction score
31
boa noite pessoal, me tirem uma duvida sobre o whirpool, para que lado devemos fazer o redemoinho, pq vejo uns falando que tem que ser sentido horario e outros falam em anti horiario devido a nossa posição com relação ao hemisfério.
Para que lado devemos fazer ?
 
No hemisfério sul o redemoinho gira no sentido anti-horário, acho que se fizer assim deve prolongar o tempo que o redemoinho fica girando depois que você para o whirpool. Eu não sei dizer se fazer o redemoinho demorar mais para parar é vantagem ou desvantagem :p
 
Na minha panela eu montei sem prestar atenção nisso naquele momento e acabou ficando no sentido horário. O resultado é bom, como podem ver na foto.
 

Attachments

  • uploadfromtaptalk1414658718963.jpg
    uploadfromtaptalk1414658718963.jpg
    122.9 KB · Views: 500
boa noite pessoal, me tirem uma duvida sobre o whirpool, para que lado devemos fazer o redemoinho, pq vejo uns falando que tem que ser sentido horario e outros falam em anti horiario devido a nossa posição com relação ao hemisfério.
Para que lado devemos fazer ?

Olá Felipe,

Vou aproveitar que você tocou em um assunto que gosto muito (física) para esclarecer este mito.

A força de Coriolis influencia sim alguns "fluidos" menos densos que a água a girarem num determinado sentido dependendo do hemisfério e da velocidade, sendo que os ventos nas regiões dos trópicos são os mais influenciados.

Já com líquidos a baixa rotação isso ocorre numa proporção tão menor que podem ser desconsiderados. Por exemplo, uma simples vibração ou rugosidade na parede da panela já podem exercer uma força maior que a de Coriolis fazendo o líquido girar no sentido em que foi induzido.

Aqui tem um link:
https://www.algosobre.com.br/fisica...-o-sentido-de-rotacao-da-agua-em-uma-pia.html

Portanto acredito que você pode escolher o lado que quiser para o Whirlpool que na prática não vai influenciar em nada.
 
Muito obrigado meu caro pelo esclarecimento, alias que apresentação sobre a questão...., agora fico menos preocupado em estar ou não fazendo a rotação no sentido correto.
 
Bom dia. Comprei um motoredutor com 22 rpm para fazer o whirpool na minha single vessel de 60 litros. Segundo o vendedor, essa rotação serve para panelas de até 100 litros. Não usei ainda, fiz apenas com água mas achei a velocidade de 22 rpm muito lenta, bem menos do que quando fiz à mão com a colher. Alguém sabe me dizer qual a velocidade ideal?
 
Bom dia. Comprei um motoredutor com 22 rpm para fazer o whirpool na minha single vessel de 60 litros. Segundo o vendedor, essa rotação serve para panelas de até 100 litros. Não usei ainda, fiz apenas com água mas achei a velocidade de 22 rpm muito lenta, bem menos do que quando fiz à mão com a colher. Alguém sabe me dizer qual a velocidade ideal?
A velocidade da entrada de mosto no whirlpool pra quem usa bomba deve ser menor que 3,5 m/s. A entrada do whirlpool ideal deve estar a aproximadamente um terço de altura sobre o fundo da panela.
- A panela ideal pra um whirlpool teria uma relação Altura/Diâmetro (A/D) em torno de 0,7 (10 min de movimento) e 0,9 (15 min de movimento). Retirado do livro Tecnologia Cervejeira do SENAI
 
Boa tarde,comprei um tubo Whirlpool e o final do tubo está ficando 20cm acima do fundo da panela. Esta altura está certa ? Minha panela é chinesa 52lt
 
Back
Top