Dúvida - Uso de growler plástico + carbonator

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Dec 10, 2018
Messages
19
Reaction score
2
Location
São Paulo
Pessoal,

Estava vendo alguns vídeos na internet e fiquei com uma dúvida.

Vocês acham que tem problema, após todo o processo, guardar a cerveja em um growler plástico e, na medida em que for consumir, fazer a carbonatação força por meio de um carbonator?

Por exemplo, guardar a cerveja em recipientes assim por um certo período, sem carbontação forçada inicial ou priming, e depois fazer a carbonatação forçada usando o carbonator?

Estava pensando em adotar essa saída porque para mim, em função de espaço, seria mais fácil guardar a cerveja nesses recipientes do que em um postmix (além do que o processo de resfriamento para consumo ser muito mais prático, na minha opinião).
 
O PET comum, sem barreira de proteção ao O2, é permeável ao oxigênio. Porém se a cerveja for ficar armazenada até no máximo uns 30~45 dias em temperatura ambiente (~25 C), a quantidade de O2 que irá entrar na garrafa não causará alterações perceptíveis para a maioria dos mortais. Se ficar guardada abaixo de 10 C, pode armazenar por mais tempo. Depois do cold crash, eu faço carbonatação forçada nas minhas cervejas enquanto elas ainda estão frias, em garrafa PET de 3 L, usando um carbonator, e enquanto elas ainda estão frias, após algumas horas da carbonatação, retiro o carbotator e tampo com a tampinha de plástico da garrafa. Quando vou servir, gelo a garrafa novamente e ajusto a carbonatação. Tem dado certo para mim, pois minhas cervejas duram no máximo 45 dias, e para minhas bateladas de 30 L, é mais prático encher 10 garrafas de 3 L, que 50 garrafas de 600 mL.
 
Pessoal, depois da cerveja envasada e devidamente carbonatada em barril, será que teria problema eu passar para uma garrrafa pet utilizando uma torneira picnic e ajustar a carbonatação na garrafa pet com o carbonator?
 
Faço direto na garrafa PET até 30 litros
Barril pet.jpg
 
Não rola tutorial. As duas peças branca e preta são torneadas. A instalação é "bico" quatro parafusos, oito porcas e quatro arruelas. Montei de primeira, agora vou fazer um mais barato, sem o cabeçote "inox" (puts, esse troço é caro).
 
Contras o preço do cabeçote inox, mesmo importando direto. Prós o custo em relação ao barril inox, o barril pet é descartado, as peças custam, faz tempo que fiz, R$150, prá tornear. Com o novo modelo que estou bolando o cabeçote inox vai ser desnecessário, ai vai ficar show.
 
e enquanto elas ainda estão frias said:
Gostei dessa técnica! Já enchi o saco de garrafa, eu comprei 6 pets de 2 litros cor âmbar para experimentar, mas só tenho um carbonator, então não fazia ideia de como encher as 6 ao mesmo tempo. Sua dica resolve. Dúvidas:

1- Quanto você coloca de pressão na primeira carbonatação?
2- Você agita para carbonatar ou só deixa quieta, absorvendo o CO2?
3- Ela dura os 45 dias com a tampinha comum?
4- Na hora de servir, você falou que ajusta a carbonatação. Como você faz, alta pressão e agita?

Eu envasei uma ontem, mas a impressão que dá é que não absorveu o gás; a garrafa tá dura. Quando usava garrafa de coca cola, no dia seguinte a garrafa já estava molenga.

Se der certo, vou desovar as garrafas de vidro todas. É muito mais prático carregar pet do que vidro. E pelo preço, dependendo não precisa nem trazer de volta, dá pra descartar depois de usar.
 
Com o anel de vedação do barril, ao desmontar a válvula tenha cuidado é a unica peça que reaproveitamos.
legal!! eu atualmente estou reutilizando dois polykeg em casa! Ja venho utilizando a dois anos... Muito bom fazer a carbonatação nesses bichinho hehehe!
 
Gostei dessa técnica! Já enchi o saco de garrafa, eu comprei 6 pets de 2 litros cor âmbar para experimentar, mas só tenho um carbonator, então não fazia ideia de como encher as 6 ao mesmo tempo. Sua dica resolve. Dúvidas:

1- Quanto você coloca de pressão na primeira carbonatação?
2- Você agita para carbonatar ou só deixa quieta, absorvendo o CO2?
3- Ela dura os 45 dias com a tampinha comum?
4- Na hora de servir, você falou que ajusta a carbonatação. Como você faz, alta pressão e agita?

Eu envasei uma ontem, mas a impressão que dá é que não absorveu o gás; a garrafa tá dura. Quando usava garrafa de coca cola, no dia seguinte a garrafa já estava molenga.

Se der certo, vou desovar as garrafas de vidro todas. É muito mais prático carregar pet do que vidro. E pelo preço, dependendo não precisa nem trazer de volta, dá pra descartar depois de usar.

Deu certo? Estava pensando em adotar a mesma estratégia
 
Back
Top