Dúvida Trub e fermento Weiss

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

tiefensee

Well-Known Member
Joined
Oct 13, 2014
Messages
882
Reaction score
312
Boa noite,

estou finalizando a produção de uma weiss escura, e estou com uma dúvida em relação ao fermento.
Estou utilizando o mangroove M20, fiz o start com 100 mL de água, 27 ~ 28 ºC. Deixei 15 minutos parado e depois fui dando algumas agitadas a cada 5 minutos. Porém, ele não formou uma pasta homogênea nem se concentrou na parte de cima. Ele ficou embaixo e ficou uma pequena camada de água quase pura na parte superior. É normal ou deve estar morto? Se for pra comprar um novo, consigo fácil outro amanhã. No caso de o airlock não funcionar, posso abrir o balde amanhã e colocar um novo pacote, com o devido start?

A dúvida em relação ao trub já resolvi, mas não consegui editar o assunto.

Obrigado!
Maurício
 

Attachments

  • WP_20141102_002.jpg
    WP_20141102_002.jpg
    91.3 KB · Views: 200
Last edited:
Boa noite,

estou finalizando a produção de uma weiss escura, e estou com uma dúvida em relação ao fermento.
Estou utilizando o mangroove M20, fiz o start com 100 mL de água, 27 ~ 28 ºC. Deixei 15 minutos parado e depois fui dando algumas agitadas a cada 5 minutos. Porém, ele não formou uma pasta homogênea nem se concentrou na parte de cima. Ele ficou embaixo e ficou uma pequena camada de água quase pura na parte superior. É normal ou deve estar morto? Se for pra comprar um novo, consigo fácil outro amanhã. No caso de o airlock não funcionar, posso abrir o balde amanhã e colocar um novo pacote, com o devido start?

A dúvida em relação ao trub já resolvi, mas não consegui editar o assunto.

Obrigado!
Maurício

Oi Maurício,

Se vc procedeu de acordo com o indicado, utilizando água nessa temperatura mesmo que vc está relatando, acho difícil dar alguma coisa errada. Nem sempre as coisas reagem da forma como a gente espera, então não parece ter nada errado com seu fermento.

Inocule ele e aguarde. Não se apavore demais amanhã quando vc for olhar e talvez não esteja borbulhando, lag time de 12h ou mais é comum.

Abraço
 
Beleza, valeu Tiago!
Na brassagem, tudo legal. Mas minha eficiência foi muito mais alta que eu esperava (na última brassagem, tinha sido 62 ~ 63 %. Nessa foi por volta de 75% (ambos calculados pelo Beer Smith). Vou ter uma Weiss mais alcoólica pelo jeito!
 
Beleza, valeu Tiago!
Na brassagem, tudo legal. Mas minha eficiência foi muito mais alta que eu esperava (na última brassagem, tinha sido 62 ~ 63 %. Nessa foi por volta de 75% (ambos calculados pelo Beer Smith). Vou ter uma Weiss mais alcoólica pelo jeito!

Procure ver a relação dos volumes calculados e obtidos e o ajuste do equipamento no beersmith, os parametros, perdas, etc... é bem normal a gente achar que tem uma eficiencia e está tendo outra... não que isso importe muito na verdade, desde que vc atinja mais ou menos sempre os mesmos valores, pra manter uma consistencia.

Abraço
 
Estou apenas na minha 3ª leva. Ainda não tenho todos os equipamentos, então ainda estou comprando / montando kit's prontos. Os 2 primeiros tinha comprado da alquimia da cerveja (que falam mal), e o pessoal do fórum também tinha relatado uma menor eficiência com os insumos deles. Não sei se é a moagem do malte ou o que pode ser... agora descobri que a Malteshop (que todo mundo fala bem) vende receitas montadas, então encontrei um novo (e acredito que melhor) fornecedor!
Estou em constante revisão do meu equipamento no Beer Smith. Já atualizei para os resultados obtidos hoje. Tive um aumento considerável de trub nessa brassagem, não consegui levar a quantidade que esperava para o fermentador, e também perdi cerca de 0,5 litros a mais que havia setado em evaporação.

Como a OG ficou muito alta e o volume ficou um pouco abaixo, simulei a receita com maior eficiência e com mais água (para ver os demais parâmetros além do AVB). Cor e amargor ficaram dentro do estilo, variou pouco. Então acabei adicionando mais água (parte pré fervida, parte mineral) para baixar um pouco o ABV e ficar com OG um pouco menor.
 
Estou apenas na minha 3ª leva. Ainda não tenho todos os equipamentos, então ainda estou comprando / montando kit's prontos. Os 2 primeiros tinha comprado da alquimia da cerveja (que falam mal), e o pessoal do fórum também tinha relatado uma menor eficiência com os insumos deles. Não sei se é a moagem do malte ou o que pode ser... agora descobri que a Malteshop (que todo mundo fala bem) vende receitas montadas, então encontrei um novo (e acredito que melhor) fornecedor!
Estou em constante revisão do meu equipamento no Beer Smith. Já atualizei para os resultados obtidos hoje. Tive um aumento considerável de trub nessa brassagem, não consegui levar a quantidade que esperava para o fermentador, e também perdi cerca de 0,5 litros a mais que havia setado em evaporação.

Como a OG ficou muito alta e o volume ficou um pouco abaixo, simulei a receita com maior eficiência e com mais água (para ver os demais parâmetros além do AVB). Cor e amargor ficaram dentro do estilo, variou pouco. Então acabei adicionando mais água (parte pré fervida, parte mineral) para baixar um pouco o ABV e ficar com OG um pouco menor.

Ah, então... quando vc estabilizar seu equipamento e contabilizar todas as particularidades dele vc vai conseguir prever melhor seu volume final, OG, eficiencia... Nas primeiras levas é assim mesmo, ainda mais quando o equipamento fica mudando, ou outros parâmetros, como moagem do malte, etc. Depois, vai coletando os dados necessarios nas brassagens e vc terá um ajuste mais fino.

Abraço
 
Algumas informações sobre o M20 que podem ser úteis, tiradas do catálogo do fabricante:
Start a 27 + - 3 •C
Lag time - 24 a 36 horas
Fermentação ideal - 18 a 24 •C
Pode se passar de 30 •C se for desejado elevada quantidade de ésteres, o fermento não sofre autólise nessa temperatura
O krausen é espesso, mas não fica concentrado na parte superior, como normalmente

Pelos relatos que eu li (inclusive aqui no fórum), ele tem a característica de dar sabores mais pronunciados de banana (principalmente) e cravo que o da fermentis.
 
Algumas informações sobre o M20 que podem ser úteis, tiradas do catálogo do fabricante:
Start a 27 + - 3 •C
Lag time - 24 a 36 horas
Fermentação ideal - 18 a 24 •C
Pode se passar de 30 •C se for desejado elevada quantidade de ésteres, o fermento não sofre autólise nessa temperatura
O krausen é espesso, mas não fica concentrado na parte superior, como normalmente

Pelos relatos que eu li (inclusive aqui no fórum), ele tem a característica de dar sabores mais pronunciados de banana (principalmente) e cravo que o da fermentis.

É um lagtime consideravel.. mas procure não passar dos 18ºC nos dois primeiros dias de fermentação, senão fica com muito alcool superior...

abraço
 
Apenas atualizando o status.
Ontem, após aproximadamente 24 horas, o airlock já estava em plena atividade.
Vou sim tentar manter (com meu semi controle de temperatura) nos primeiros 2 ou 3 dias em temperatura ~ 17, 19. Depois subir pra tentar embananar o negócio!
 
Cara, já fiz uns 4 testes com o Bavarian Wheat, e a última foi em alta temperatura de início, e absolutamente nada de álcool superior ou qualquer outro off-flavor. Cada vez gosto mais desse fermento... ótimas Weiss.

Abraço,
 
Cara, já fiz uns 4 testes com o Bavarian Wheat, e a última foi em alta temperatura de início, e absolutamente nada de álcool superior ou qualquer outro off-flavor. Cada vez gosto mais desse fermento... ótimas Weiss.

Abraço,

Guenther,

e como foi teu perfil de fermentação?
Pra mim, brassei no domingo. O lag time foi grande (algo entre 12 e 26 horas, não estava em casa neste períodio). Mas depois que começou, a atividade foi muito intensa e hoje de noite (72 horas depois) o airlock já está praticamente sem atividade. Ou seja, ao que parece, atenuou quase que totalmente em 2 dias "úteis" de fermentação
 
Cara, foi mais ou menos como tu descreveu... normal.

Abraço,
 
E sobre a clarificação de uma Weiss. Por justamente querermos que ela leve turbidez pra carbonatação, ela é mais curta que as demais? Seria o que, cold crash e um dia a temperatura tipo 5ºC?
 
E sobre a clarificação de uma Weiss. Por justamente querermos que ela leve turbidez pra carbonatação, ela é mais curta que as demais? Seria o que, cold crash e um dia a temperatura tipo 5ºC?

Pode ser mais curta sim, pode até nem ser feita... A vantagem de fazer uma curta etapa de clarificação, porém, é que se vc for fazer priming não terá uma quantidade tão grande de sedimento, comparando com não fazer.

Abraço
 
Fiz isso mesmo, cold crash de 1 dia... mas envase em garrafa. Agora tá lá carbonatando, com 8g/L.

Só achei estranho que a lama ficou com um monte de pelotinhas marrons bem escuras na borra mais clara, como se fosse aglutinação de fermento. Pressionando elas, parecia que era uma bolinha de fermento. Em minha curta experiência, nunca tinha acontecido com outros fermentos, mas não tinha feito Weiss nem usado o M20.
 
Back
Top