Dúvida sobre Recirculação Durante a Mosturação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

lukasmontes

Member
Joined
Oct 11, 2017
Messages
23
Reaction score
3
Boa tarde Pessoal!

Estou finalizando a compra dos equipamentos para iniciar minha produção, já li o fórum de cabo a rabo e aprendi demais por aqui.
Estou decidido a comprar uma panela para mosturação igual a do video abaixo, mas queria saber se alguém usa esse método com uma espiga no topo da panela e uma mangueira curta para recirculação durante a mosturação.
Quem está vendendo o produto afirma que é "mais eficiente que outros métodos dispersores, pois a queda (ou gotejamento) sobre a mostura gera oxidação do mosto e também perca de temperatura", o que acredito ser verdadeiro pelo que li, mas meu receio é que para dar conta de recircular o mosto abaixo do fundo falso acabe usando uma vazão que possa bagunçar a cama de grãos e afetar a filtragem.
Alguém usa esse método e pode dar uma opinião?

Obrigado pessoal!

Segue o link do video:

[ame]https://www.youtube.com/watch?v=ra-SxLC7BsA[/ame]
 
Eu, quando circulo, coloco a mangueira direto da bomba sobre a cama de grãos, circundando a panela e prendendo com o grapo na panela (por fora). no final não tem nada para limpar além das mangueiras. Deixo a ponta da mangueira abaixo da linha da superfície do mosto para não aerar.
 
Eu, quando circulo, coloco a mangueira direto da bomba sobre a cama de grãos, circundando a panela e prendendo com o grapo na panela (por fora). no final não tem nada para limpar além das mangueiras. Deixo a ponta da mangueira abaixo da linha da superfície do mosto para não aerar.

Obrigado pela resposta Jean! Você acha que a maneira mostrada no video pode aerar o mosto ou bagunçar a cama de grãos? Se for o caso, coloco uma mangueira maior com a ponta abaixo da superfície do mosto também. Abraço!
 
Obrigado pela resposta Jean! Você acha que a maneira mostrada no video pode aerar o mosto ou bagunçar a cama de grãos? Se for o caso, coloco uma mangueira maior com a ponta abaixo da superfície do mosto também. Abraço!

Aerar vai, mas não muito, vai depender do volume de líquido na panela. Lague a ponta da mangueira abaixo da linha da superfície.

Bagunçar só se lagar de muito alto e não for contra a parede.

A questão de aerar é muito subjetiva e inconclusiva: muitas cervejarias grandes fazem sparge com um tipo de chuveirinho e o mesmo é usado na recirculação, então são opções do cervejeiro. Pode ser que se use depois um anti-oxidante para resolver. Então escolha o que fazer e dando errado, ajuste o equipamento.
 
Aerar vai, mas não muito, vai depender do volume de líquido na panela. Lague a ponta da mangueira abaixo da linha da superfície.

Bagunçar só se lagar de muito alto e não for contra a parede.

A questão de aerar é muito subjetiva e inconclusiva: muitas cervejarias grandes fazem sparge com um tipo de chuveirinho e o mesmo é usado na recirculação, então são opções do cervejeiro. Pode ser que se use depois um anti-oxidante para resolver. Então escolha o que fazer e dando errado, ajuste o equipamento.

Muito obrigado pela ajuda!!!
 
Boa tarde Pessoal!

Estou finalizando a compra dos equipamentos para iniciar minha produção, já li o fórum de cabo a rabo e aprendi demais por aqui.
Estou decidido a comprar uma panela para mosturação igual a do video abaixo, mas queria saber se alguém usa esse método com uma espiga no topo da panela e uma mangueira curta para recirculação durante a mosturação.
Quem está vendendo o produto afirma que é "mais eficiente que outros métodos dispersores, pois a queda (ou gotejamento) sobre a mostura gera oxidação do mosto e também perca de temperatura", o que acredito ser verdadeiro pelo que li, mas meu receio é que para dar conta de recircular o mosto abaixo do fundo falso acabe usando uma vazão que possa bagunçar a cama de grãos e afetar a filtragem.
Alguém usa esse método e pode dar uma opinião?

Obrigado pessoal!

Segue o link do video:

https://www.youtube.com/watch?v=ra-SxLC7BsA

Na forma como está sendo feito nesse vídeo está ótimo...não tem uma oxigenação absurda aí...não se preocupe com Hot Side Aeration a nível de Homebrew é bem difícil de acontecer....
 
Eu só deixo a mangueira encostada na parede da panela pra não bagunçar a cama de grãos mesmo... De vez em quando dou umas voltas pela circunferência para acelerar a compensação de temperatura (nas brassagens com rampa).
 
Eu achei bom esse sistema, uso um parecido, mas mudaria algumas coisas:

1- Usaria uma mangueira mais grossa e mais comprida dentro da panela, de forma que ela fique apoiada na cama de grãos e sua ponta fique voltada pra cima. Por ser mais grossa e voltar-se para cima, a água vai sair mais lentamente e bagunçar menos a cama;

2- Colocaria uma válvula onde a mangueira conecta na parte de cima da panela, para poder controlar a vazão de água da bomba, o que deve ser feito sempre após o mosto passar pela bomba pra não forçá-la muito.
 
Sua dúvida é interessante e eu também tenho ela.

Mas a minha preocupação maior não é com aeração do mosto quente e nem com a bagunça da cama de grãos.

É de como esse retorno distribui o mosto sobre a cama de grãos, será que devolvendo o mosto assim não vai criar caminhos preferenciais pelo grãos?
 
Acho que criando esse redomoinho na superfície do mosto resolve o problema dos "caminhos preferenciais"... pq homogeniza a liquido que retornou e depois ele desce pelo grãos...
 
Acho que criando esse redomoinho na superfície do mosto resolve o problema dos "caminhos preferenciais"... pq homogeniza a liquido que retornou e depois ele desce pelo grãos...
Também espero isso amigo. No próximo sábado vou fazer minha primeira brassagem com esse equipamento e depois de pronto vou postar o resultado e minha impressão no fórum.
 
Back
Top