Dúvida sobre procedimentos e eficiência.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

rafamasson

Active Member
Joined
Jun 8, 2014
Messages
34
Reaction score
0
Boa noite senhores.
Direto ao ponto, estou aqui pra falar dos meus processos na brassagem e sobretudo sobre eficiência.

Meus equips são:

10629708_10203950898004240_6931008802117751407_n.jpg


*2 panelões de 32 l com torneira. Em um deles eu brasso utilizando uma bazooka juntamente com fundo falso (sei que é desnecessário, mas eu gosto de utilizar assim não somente por causa da filtragem, uma vez que o fundo falso anula a bazooka de certa forma, mas mais por que o “tee” da mesma juntamente com um pirex formam um bom apoio ao fundo, que não tem aqueles pés). O outro utilizo para sparge, que estou fazendo uma lavagem continua, ou tentando.

* 2 fogareiros e 2 fermentadores de 20 lts.

* Dois pedaços de mangueira atóxica para a lavagem.

Meu problema é: Fiz minha terceira brassagem domingo agora. A primeira não medi minha eficiência, a segunda consegui cerca de 53% (era uma witbier com trigo não maltado, por isso achei que era meio normal baixa eficiência), a terceira agora, uma ipa, puro malte obtive somente 50%.
Meu procedimento:

1. Moagem: Sobre a moagem, posso dizer que não moi tão fino, no entanto, digo que não existiam grãos inteiros, foi tudo moído e quebrado, não tinha tanto pó.

2. Brassagem: Acho que pode-se dizer que é normal, faço a infusão na temperatura que o BS2 manda, faço recirculação com escumadeira e jarra por 1:30h. Não mexo na cama de grãos, vai caindo a temperatura eu aqueço e recirculo, depois desligo e deixo quieto.

3. Lavagem: Pela primeira vez fiz a lavagem continua. Fiz assim, depois daquela 1:30, drenei o mosto para um dos baldes de fermentação. Daí, peguei a panela de cima, aqueci a agua a 76º e coloquei a mangueira sobre os grãos da outra panela e abri um pouco para a agua entrar até ficar acima dos grãos e nessa outra panela abri um pouco menos. Deixei o tempo necessário para drenar toda água, cuidando da temperatura da agua da lavagem. Tive que dividir o mosto que saiu nos dois baldes, uma vez que não coube tudo num só.

4. Retirei os grãos da panela, voltei todo o mosto pra ela e tirei a OG inicial 1.050, ou seja, 50% de eficiência.

Pessoal, o que estou fazendo de errado? O que dá pra melhorar?

Sei que o post ficou grande, mas é que não tenho a quem recorrer além dos amigos aqui do fórum.
Abrçs.
 
Rafa, aparentemente tu não tá fazendo nada errado. A que temperatura tu tem feito a brassagem? Quais quantidades de água e malte tu usou?

Eu criei um tópico essa semana falando sobre isso, e minha baixíssima eficiência ocorre por dois possíveis fatores: malte mal moído e água da torneira sem filtragem com cloro (e/ou outras substâncias e pH inadequado).

Tu tem usado água mineral ou direto da torneira? Caso seja a segunda opção, tu faz algum tratamento nela?

Semana que vem vou fazer uma brassagem moendo duplamente o malte e utilizando água mineral com um pH legal. Espero que esses procedimentos resolvam meus problemas de eficiência (às vezes ela fica abaixo dos 50%).

Abraços!
 
Qualidade do malte, "idade" do mesmo, temperaturas, rampa, quantidade de água... tudo isso pode ter influenciado... acredito que tu jogou tudo no BS... qual era a eficiência original calculada?? Tu mediu a densidade pré fervura para ver se a qualidade da mostura foi semelhante ao desejado?
 
Contabilizou todas as perdas?
Falta de ajustes precisos nos parametros do equipamento no beersmith podem da ruma leitura errada da eficiencia.
 
Na minha última brassagem tive um bom aumento na minha eficiência, e acho que pode estar ligada a alguns pontos que desta vez tive mais cuidado. São eles:

- Água da rede, filtrada com filtro de carvão ativado.
- Moagem do malte - Mais fino (Moinho de discos, não tive entupimento). Uso fundo falso.
- Ph e temperatura da água de lavagem bem controlados (usei PH Stabilizer e faço fly sparge).
- Bom tempo dedicado a recirculação.
- Ajustes precisos do equipamento + parametros no BS.

Abraço
 
Boa noite senhores.
Direto ao ponto, estou aqui pra falar dos meus processos na brassagem e sobretudo sobre eficiência.

Meus equips são:

10629708_10203950898004240_6931008802117751407_n.jpg


*2 panelões de 32 l com torneira. Em um deles eu brasso utilizando uma bazooka juntamente com fundo falso (sei que é desnecessário, mas eu gosto de utilizar assim não somente por causa da filtragem, uma vez que o fundo falso anula a bazooka de certa forma, mas mais por que o “tee” da mesma juntamente com um pirex formam um bom apoio ao fundo, que não tem aqueles pés). O outro utilizo para sparge, que estou fazendo uma lavagem continua, ou tentando.

* 2 fogareiros e 2 fermentadores de 20 lts.

* Dois pedaços de mangueira atóxica para a lavagem.

Meu problema é: Fiz minha terceira brassagem domingo agora. A primeira não medi minha eficiência, a segunda consegui cerca de 53% (era uma witbier com trigo não maltado, por isso achei que era meio normal baixa eficiência), a terceira agora, uma ipa, puro malte obtive somente 50%.
Meu procedimento:

1.Moagem: Sobre a moagem, posso dizer que não moi tão fino, no entanto, digo que não existiam grãos inteiros, foi tudo moído e quebrado, não tinha tanto pó.

2.Brassagem: Acho que pode-se dizer que é normal, faço a infusão na temperatura que o BS2 manda, faço recirculação com escumadeira e jarra por 1:30h. Não mexo na cama de grãos, vai caindo a temperatura eu aqueço e recirculo, depois desligo e deixo quieto.

3.Lavagem: Pela primeira vez fiz a lavagem continua. Fiz assim, depois daquela 1:30, drenei o mosto para um dos baldes de fermentação. Daí, peguei a panela de cima, aqueci a agua a 76º e coloquei a mangueira sobre os grãos da outra panela e abri um pouco para a agua entrar até ficar acima dos grãos e nessa outra panela abri um pouco menos. Deixei o tempo necessário para drenar toda água, cuidando da temperatura da agua da lavagem. Tive que dividir o mosto que saiu nos dois baldes, uma vez que não coube tudo num só.

4.Retirei os grãos da panela, voltei todo o mosto pra ela e tirei a OG inicial 1.050, ou seja, 50% de eficiência.

Pessoal, o que estou fazendo de errado? O que dá pra melhorar?

Sei que o post ficou grande, mas é que não tenho a quem recorrer além dos amigos aqui do fórum.
Abrçs.
Acho que seu problema está no item 4. O OG ficar em 1050 não quer dizer 50% de eficiência, existe a possibilidade de ter dado uma eficiência maior que isso. Para podermos ajudar, passe a quantidade de maltes que você utilizou e o tamanho final da leva.
 
Bom dia pessoal, bobeira minha esqueci de postar a receita.

Segue, na tela do BS

2egfdbo.png
[/IMG]

Utilizo agua mineral. Foram, 19,5l nos grãos e 14,5l para lavagem.

A idade do malte não sei informar, comprei na loja Malte Shop, pela aparência não consegui identificar, porém não vi nada de errado. Assim que chegou eu fiz a receita, não armazenei por mais de 5 dias.

Tentei seguir exatamente o que o bs mandou, assim:

mj7l85.png


@alanlisboa Será que esse post boil é gravidade Pré-Fervura???

@Akauam Digo que é 50% em relação a gravidade estimada de 1065, certo?

O meu BS está configurado assim para a panela que possuo:

25jh6on.png


Precisando de mais algum dado, por favor me avisem. Abrçs;
 
Cara, realmente a eficiência tá muito baixa. Chegou a fazer o teste do iodo? Caso tenha dado positivo, acredito que só possa ser o malte antigo, me parece que o seu processo tá correto e não deveria dar eficiência tão baixa.
 
Boa noite senhores.
Direto ao ponto, estou aqui pra falar dos meus processos na brassagem e sobretudo sobre eficiência.

Meus equips são:

10629708_10203950898004240_6931008802117751407_n.jpg


*2 panelões de 32 l com torneira. Em um deles eu brasso utilizando uma bazooka juntamente com fundo falso (sei que é desnecessário, mas eu gosto de utilizar assim não somente por causa da filtragem, uma vez que o fundo falso anula a bazooka de certa forma, mas mais por que o “tee” da mesma juntamente com um pirex formam um bom apoio ao fundo, que não tem aqueles pés). O outro utilizo para sparge, que estou fazendo uma lavagem continua, ou tentando.

* 2 fogareiros e 2 fermentadores de 20 lts.

* Dois pedaços de mangueira atóxica para a lavagem.

Meu problema é: Fiz minha terceira brassagem domingo agora. A primeira não medi minha eficiência, a segunda consegui cerca de 53% (era uma witbier com trigo não maltado, por isso achei que era meio normal baixa eficiência), a terceira agora, uma ipa, puro malte obtive somente 50%.
Meu procedimento:

1. Moagem: Sobre a moagem, posso dizer que não moi tão fino, no entanto, digo que não existiam grãos inteiros, foi tudo moído e quebrado, não tinha tanto pó.

2. Brassagem: Acho que pode-se dizer que é normal, faço a infusão na temperatura que o BS2 manda, faço recirculação com escumadeira e jarra por 1:30h. Não mexo na cama de grãos, vai caindo a temperatura eu aqueço e recirculo, depois desligo e deixo quieto.

3. Lavagem: Pela primeira vez fiz a lavagem continua. Fiz assim, depois daquela 1:30, drenei o mosto para um dos baldes de fermentação. Daí, peguei a panela de cima, aqueci a agua a 76º e coloquei a mangueira sobre os grãos da outra panela e abri um pouco para a agua entrar até ficar acima dos grãos e nessa outra panela abri um pouco menos. Deixei o tempo necessário para drenar toda água, cuidando da temperatura da agua da lavagem. Tive que dividir o mosto que saiu nos dois baldes, uma vez que não coube tudo num só.

4. Retirei os grãos da panela, voltei todo o mosto pra ela e tirei a OG inicial 1.050, ou seja, 50% de eficiência.

Pessoal, o que estou fazendo de errado? O que dá pra melhorar?

Sei que o post ficou grande, mas é que não tenho a quem recorrer além dos amigos aqui do fórum.
Abrçs.

Mas sua OG foi 1.050 em quantos litros de mosto?
 
Olá,

Vamos por partes... porque tem muitas coisas aqui que não batem ou estão erradas.

Meu problema é: Fiz minha terceira brassagem domingo agora. A primeira não medi minha eficiência, a segunda consegui cerca de 53% (era uma witbier com trigo não maltado, por isso achei que era meio normal baixa eficiência), a terceira agora, uma ipa, puro malte obtive somente 50%.

Primeiro..... de onde tu tirou a informação, ou como calculou, que estas foram tuas eficiências? Qual campo do BeerSmith que está te dizendo isso? Aqui, te digo que é quase certo que está errado... OGs de 1050 pra 20 litros utilizando por volta de 5kg de malte não dão eficiências tão baixas.

2. Brassagem: Acho que pode-se dizer que é normal, faço a infusão na temperatura que o BS2 manda, faço recirculação com escumadeira e jarra por 1:30h. Não mexo na cama de grãos, vai caindo a temperatura eu aqueço e recirculo, depois desligo e deixo quieto.

Independente do que o BeerSmith manda.... depois de fazer a infusão, tu mede a temperatura do mosto pra saber se ele ficou na temperatura que queria?

Outra coisa... tu ficha fazendo recirculação durante toda a mosturação? Se sim... tá errado. Simplesmente meça a temperatura inicial, e se está dentro do que queria.... tampe a panela e espera a 1h30..... só depois comece a recircular pra preparar a cama de grãos pra começar a filtragem. Se ficar recirculando o tempo inteiro, a temperatura vai cair absurdamente.

3. Lavagem: Pela primeira vez fiz a lavagem continua. Fiz assim, depois daquela 1:30, drenei o mosto para um dos baldes de fermentação. Daí, peguei a panela de cima, aqueci a agua a 76º e coloquei a mangueira sobre os grãos da outra panela e abri um pouco para a agua entrar até ficar acima dos grãos e nessa outra panela abri um pouco menos. Deixei o tempo necessário para drenar toda água, cuidando da temperatura da agua da lavagem. Tive que dividir o mosto que saiu nos dois baldes, uma vez que não coube tudo num só.

Isso não é lavagem contínua.

Tu disseste "depois daquela 1:30, drenei o mosto para um dos baldes de fermentação".... é justamente isso aí que não existe na lavagem contínua... isso é Batch Sparge.

Na lavagem contínua, tu deves começar a adicionar água na panela de mosturação/filtragem por cima da cama de grãos, e então começar a drenar o mosto lentamente.... sem nunca deixar o nível do líquido baixar, ou seja, é preciso que fique sempre com uma camada de mosto puro acima da cama de grãos.

Ou seja... tu drenou todo o mosto como um batch sparge... e depois tentou fazer uma lavagem contínua.

Ou seja, primeiro de tudo... temos que clarear a forma com que tu estás pegando essa tua "eficiência".. isso não tá batendo..
 
Primeiro..... de onde tu tirou a informação, ou como calculou, que estas foram tuas eficiências? Qual campo do BeerSmith que está te dizendo isso? Aqui, te digo que é quase certo que está errado... OGs de 1050 pra 20 litros utilizando por volta de 5kg de malte não dão eficiências tão baixas.

Olá, vamos:

Tirei a OG com o densímetro e vi que apontava esse valor. Pra chegar ao valor da porcentagem de eficiência que eu atingi, entro no "Edit Equipament" e vou setando o campo Efficiency até a OG demonstrada pelo programa bater com a que eu consegui.

Independente do que o BeerSmith manda.... depois de fazer a infusão, tu mede a temperatura do mosto pra saber se ele ficou na temperatura que queria?

Meço sim, com o termômetro. Coloco o mesmo entre os grãos, pelo menos em três lugares diferentes.


Outra coisa... tu ficha fazendo recirculação durante toda a mosturação? Se sim... tá errado. Simplesmente meça a temperatura inicial, e se está dentro do que queria.... tampe a panela e espera a 1h30..... só depois comece a recircular pra preparar a cama de grãos pra começar a filtragem. Se ficar recirculando o tempo inteiro, a temperatura vai cair absurdamente.

Então, não fico fazendo o tempo todo. Eu faço a infusão, acompanho com o termômetro se a temperatura vai ficar como o BS manda, no caso foram 69 graus. Deixo o termômetro dentro dos grãos, e vou acompanhando, quando vai caindo muito, +- 05º, ligo o fogo e faço a recirculação até chegar a temperatura alvo novamente. Eu já tinha lido uma orientação tua para deixar 1 30h quieto sem recircular, mas vejo que a panela perde o calor rapidamente, cerca de 20 25 min, já caiu 05 07º, fico cabreiro de não ligar o fogo e aquecer tudo novamente. Posso deixar então, sem medo de ser feliz???



Isso não é lavagem contínua.

Tu disseste "depois daquela 1:30, drenei o mosto para um dos baldes de fermentação".... é justamente isso aí que não existe na lavagem contínua... isso é Batch Sparge.

Na lavagem contínua, tu deves começar a adicionar água na panela de mosturação/filtragem por cima da cama de grãos, e então começar a drenar o mosto lentamente.... sem nunca deixar o nível do líquido baixar, ou seja, é preciso que fique sempre com uma camada de mosto puro acima da cama de grãos.

Ou seja... tu drenou todo o mosto como um batch sparge... e depois tentou fazer uma lavagem contínua.

Ou seja, primeiro de tudo... temos que clarear a forma com que tu estás pegando essa tua "eficiência".. isso não tá batendo..

Então, posso ter me enrolado na utilização dos termos.
Em resumo o que fiz foi o seguinte, quando deu a 1 30h, eu drenei parte do mosto para um balde, não todo, ficou 1 dedo de agua acima dos grãos. Prosseguindo, abri um pouco a agua da lavagem, já na temperatura indicada, e na panela do mosto abri menos ainda. Assim, sempre havia um pouco de agua acima do mosto e foi assim por uns 40-45 min.

A respeito da coleta dos dados, pode ser que eu tenha me enganado sim, mas como não sei.
 
Aquela eficiência ali é em relação ao aproveitamento total de mosto, perdas, etc.

Na página normal da receita, tem um campo onde diz Brewhouse Efficiency, e outro que diz Mash Efficiency. O campo Brewhouse Eff. é em relação a tudo, incluindo perdas de líquido, etc. Essa eficiência praticamente não interessa..... isso varia de equipamento pra equipamento, etc..... o que interessa é a Mash Efficiency. Dá uma olhada lá e vê se tu acha isso. Essa eficiência de extração pouco depende das perdas pra trub... etc... e é isso que interessa.

Sobre cair 5 a 7 graus em 20.. 25 minutos.... cara, só se tu ficar com a tampa aberta e mexendo........... de outra forma, estás medindo a temperatura errado, sem dúvida nenhuma.

Sempre quando for pensar em alguma técnica, principalmente relacionado a equipamentos, física, e sobretudo química.. (que é o caso... pois estamos falando das enzimas e seu trabalho).... tente pensar de forma lógica, calculista, fria. Esqueça essas coisas, como você falou, de "ficar cabreiro".... pense no real motivo pelo qual uma queda de temperatura seria RUIM.

Digamos... tu começou a mosturação com 68. Em 1 hora.. caiu pra 60 graus. Diga-me... qual é o problema disso? Beta Amilase não tem como faixa ideal de funcionamento de 55 ºC a 65 ºC? Então.... qual é o problema?

Se tu fizer estas perguntas pra ti mesmo, e não souber responder.... isso mostra que o fato de ficar cabreiro... não tem sentido.

Eu sei que esse tipo de coisa acontece... agimos intuitivamente em muitas coisas... mas muitas vezes pra evoluir é preciso pensar de forma mais fria.

Abraço,
 
Vlw Guenther,

Vou observar as orientações.

A respeito da cerveja, tirei uma fg hoje e deu 1010 e continua fazendo CO2. Gosto e cheiro normais.
 

Latest posts

Back
Top