Dúvida sobre os SSR's (relés)

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Pessoal, estou fazendo um esquema para uma cervejeira elétrica caseira.

Minha dúvida é a seguinte, se eu moro numa região em que a tensão é 110V, mas tenho uma tomada 220V, eu teria que usar dois ssr's??

Digo isso pois pensei assim: a tomada 220V vai ser fase-fase, e não fase-neutro. Assim, como eu uso duas fases pra ter o 220V, precisarei de dois relés de estado sólido, um em cada fio, já que o ssr só corta um fio, mas os dois estarão energizados.

Está certo isso?

O SSR vai ficar em série com sua carga. Ele desligando, interromperá o fluxo de corrente, que independe se será fase-fase, ou fase-neutro. Se sua carga é 220v, não tem problema.
 
Não sou o bixo em elétrica, mas o que o Sandro falou parece muito simples e correto...

Vc precisaria de dois interruptores pra ligar/desligar uma lâmpada em 220v bifásico?
 
Bem, o habitual pra mim sempre foi 220v fase-neutro, no caso de regiões em que a tensão oficial é 220v (como onde eu morei até pouco tempo atrás).

Imagino que esses casos de tomadas 220v fase-fase existem geralmente em regiões cuja tensão oficial é 110V.


Daí que vem a minha dúvida, pois eu já ouvi que, pelo menos aqui em um circuito conectado em 110V fase-neutro que eu vi, foi recomendado colocar o relé na fase, e não no neutro, por questões de segurança.

Por isso que eu queria saber se faz sentido isso que o Guenter e um outro usuário disseram. Pois como são duas fases, ambos os fios estarão sempre energizados, então seria mais seguro, não?

Sim, por questões de segurança faz sentido, porque se um desses fios tiver desencapados ou de alguma forma energizando a panela vc pode tomar um choque.... Mas esse tipo de acidente ocorreria de qualquer forma se fosse no momento em que a resistência está ligada.
 
Além de um SSR bifásico, recomendo fortemente atterrar todas as partes metálicas expostas (carcaça da resistência e panela).

O aterramento garante proteção contra choques em caso de falha na isolação quando o SSR estiver ligado. Melhor ainda se for associado a um disjuntor DR.
 
110 você tem uma fase e um neutro
220 você tem duas fases (110) cada, ou uma fase e um neutro (220 na fase) sendo este último caso menos comum.

Mas de qq forma vc vai usar o mesmo SSR, com dois terminais de acionamento do controlador (geralmente corrente contínua) e dois terminais para ligar a resistência.
 
Back
Top