Dúvida sobre OG usando malte base e malte especial

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Eutenio neto

Well-Known Member
Joined
Nov 14, 2019
Messages
93
Reaction score
40
Location
Recife
Pessoal, sou novato no ramo e estou com uma dúvida:
Na média se usa 1 kg de malte para fabricar 5 litros de cerveja...
Se eu utilizar 1kg de malte base (pale ale) e 20% de malte especial (carapils) para produzir 5 litros de cerveja
devo utilizar
1 kg de pale ale + 200 gramas de carapils
ou
800 gramas de pale + 200 gramas de carapils ?
 
@Eutenio neto, tanto faz. Não há quantidade certa. Quanto mais malte mais forte a cerveja.
Se vc quiser ter controle do que está fazendo, você precisa arrumar um programa que calcule a receita, como o beersmith. Tem o brewtarget que parece que é gratuito, mas eu, pessoalmente, nunca usei.
 
Pessoal, sou novato no ramo e estou com uma dúvida:
Na média se usa 1 kg de malte para fabricar 5 litros de cerveja...
Se eu utilizar 1kg de malte base (pale ale) e 20% de malte especial (carapils) para produzir 5 litros de cerveja
devo utilizar
1 kg de pale ale + 200 gramas de carapils
ou
800 gramas de pale + 200 gramas de carapils ?

Opa, boa tarde Eutenio. Eu não recomendo de forma alguma você fazer receita dessa forma, isso porque as quantidades de açúcares extraídos dos maltes podem variar bastante a depender da marca, do tipo e do seu maquinário. Por conta disso recomendo que você de fato use um programa ou calcule na mão a OG a partir da utilização desses maltes. Para você ter ideia, é normal ter uma variação bem grande a depender do equipamento que você usa. Por exemplo, essa quantidade de malte pode ser insuficiente caso você esteja usando BIAB com eficiência baixa, e pode ser excessiva caso seu maquinário seja melhor.

A forma de se calcular na mão é simples, vá nas especificações do seu malte, geralmente ficam no site da empresa, e procure pelo "extract potential", que basicamente é a quantidade máxima de açúcar em potencial daquele grão. No caso do Pale, o potencial pode variar entre 1.034 até 1.037 SG, a título de exemplo vou considerar 1.036 SG. Já o Carapils possui aí seus 1.033 SG. Repare que se você pegar um equivalente de Carapils que tenha um potencial de 1.032 e um Pale com potencial de 1.037 SG, a sua relação não é de partes iguais entre eles, ou seja, 200g de Carapils irá contribuir com menos açúcar que 200g de Pale. Por fim vamos as contas.

Pegue os dois últimos dígitos de cada potencial (chamaremos de pontos), ou seja, 1.036 fica só o 36, e o 1.033 fica só o 33 (que é a mesma coisa de subtrair 1000 de cada potencial). Agora vamos multiplicar os pontos pela quantidade de malte que você vai usar:

(Usando seu primeiro caso)

1 kg * 36 * 2,205 = 79,4
0,2 kg * 33 * 2,205 = 14,55

Somando tudo: 79,4 + 14,55 = 94 pontos (ou PPG, veja o adendo 1 que coloquei abaixo).

Aqui o valor 2,205 é para a conversão de kg para libras (para a cerveja, as equações ficam mais fáceis no sistema imperial). Pronto agora a gente conhece quantos pontos temos no total, basta a gente aplicar a eficiência do equipamento. Como você não abordou nada sobre isso, então eu vou considerar dois casos, no primeiro um equipamento padrão de 75% e no segundo caso um BIAB com 60% de eficiência:

Equipamento de 75%

94 pontos * 75% = 70,5 pontos

Agora vamos supor que você queira 5 litros finais (para envasar) e sabe que sua perda no fermentador é de cerca de 1,5 litros, então agora você faz assim

(70,5 pontos)/((5L + 1,5L)*0,264) = 41,1

O 0,264 é para conversão de litros para galão. Pronto, agora some 1000 ao valor acima e você terá a Gravidade Original da cerveja:

1000 + 41 = 1041 SG

Caso sua eficiência seja de 60%, sua gravidade será de

94 pontos * 60% = 56,4 pontos
(56,4 pontos)/((5L + 1,5L)*0,264) = 32,9
1000+33 = 1033 SG

Então veja, essa quantidades de malte que você informou farão 5 litros de cerveja se você estiver buscando uma OG não muito alta e sua eficiência estiver entre 75% e 80%, pois mesmo no caso de 80% de eficiência, sua OG será de aprox. 1.044 SG.

Agora vamos ver o seu segundo caso. Aqui você vai usar 200g a menos de malte no total, então temos

0,8 kg * 36 * 2,205 = 63,5
0,2 kg * 33 * 2,205 = 14,55
Total: 78

Para 80%: 62,4 PPG
Para 75%: 58,5 PPG
Para 60%: 46,8 PPG

Com isso a gravidades ficam:

Para 80%: 1036 SG
Para 75%: 1034 SG
Para 60%: 1027 SG

Como você pode ver, a diminuição do malte Pale baixou bastante sua OG, mas aqui entram outros fatores, 200g de Carapils na segunda receita dará a sua cerveja características sensoriais bastante diferentes da primeira receita. Eu recomendaria você não usar a sua segunda opção e caso esteja fazendo a maior parte das Pales tradicionais, também recomendo utilizar um pouco mais de Pale, até bater algo entre 1045 e 1050 SG, principalmente se você não conhece bem seu equipamento e seu malte, nesse caso sugiro você calcular OGs mais altas e utilizar a correção de 85% que falei no adendo abaixo.

Agora vamos supor que você não quer fazer essas contas e quer só ter uma relação "quanto de malte eu preciso para fazer 20 litros de Cerveja?". Para isso você pode implementar no excel a seguinte equação:

Quantidade de malte = (PPG da OG pretendida)*(volume da cerveja)*0,004

Um exemplo, supondo que você quer fazer 20 litros de cerveja com gravidade original de 1050 SG (50 PPG) medida após a fervura, então você vai precisar de

Qt de malte = 50*20*0,0046 = 4,6 kg

Assim, com 4,6 kg de malte você faz 20 litros de cerveja com 1050 SG, ou seja 1,15 kg para cada 5 litros. MAS atenção, esse valor é uma aproximação grosseira, pois nela eu preciso utilizar um valor arbitrário de eficiência e um valor arbitrário de potencial do grão, que no caso é 36 PPG, pois o malte Pale e o Pilsen ficam nessa casa.

Adendos:

1 - O valor que encontramos a partir do potencial do extrato é o valor máximo obtido em laboratório em infusões feitas em 70ºC por 30 min. Portanto muitas vezes é prudente trabalhar com cerca de 85% a 90% dado. Só toma cuidado com uma coisa, você NÃO pode fazer 85% do valor 1036 SG, por exemplo, os 85% precisam ser do PPG apenas, ou seja: 36 * 85% = 31, então, 85% de 1036 SG é 1.031 SG aproximadamente. Se você fizer 1036*85% = 881,5 SG, e esse valor não existe no âmbito da cerveja.

2 - Alguns fornecedores, livros, tabelas, etc, costumam fornecer a informação "Extract Yield Dry Basis Fine Grind" (Rendimento de extrato seco de moagem fina) ou somente "Yield". Esse valor é usado para calcular o potencial do extrato da seguinte forma: Supondo que o Yield do Pale seja 80 %, então podemos calcular o extrato potencial máximo fazendo:

Potencial = 1000 + (10*Yield)*0,04621

Ou seja:

Potencial = 1000 + (10*80)*0,04621 = 1.037 SG (Exatamente um dos valores que falei acima)

Assim, 85% desse valor é 37*85% = 31,5, que leva a 1031/1032 SG.
 
Last edited:
@inglorious-brewers , Boa Noite!
Será que você podia me explicar uma coisa, por favor ?
O carapils vai aumentar a OG apenas com açúcares não fermentáveis ou com açúcares fermentáveis + não fermentáveis (que são o que vão dar corpo à cerveja)
Grato pela sua atenção, Eutenio!
 
@inglorious-brewers , Boa Noite!
Será que você podia me explicar uma coisa, por favor ?
O carapils vai aumentar a OG apenas com açúcares não fermentáveis ou com açúcares fermentáveis + não fermentáveis (que são o que vão dar corpo à cerveja)
Grato pela sua atenção, Eutenio!

Todo cereal pode te fornecer açúcares fermentáveis e não fermentáveis, pois a conversão do amido em açúcares depende das enzimas ativadas durante a produção do mosto. Se você vai fazer brassagem convencional, com todos os maltes adicionados no começo ao mesmo tempo, então o Carapils irá fornecer ambos os açúcares, a quantidade de cada tipo de açúcar vai depender do tempo de cada rampa (alfa e beta-amilase).
 

Latest posts

Back
Top