Dúvida sobre mangueiras

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

frkleal

Well-Known Member
Joined
Nov 20, 2013
Messages
439
Reaction score
74
Estou querendo montar um "clone" da mecbier e estou com dificuldade nas mangueiras.

A grande parte das mangueiras que eu encontro dizem que tem temperatura de operação entre 5-50 graus. Se a mostura acontece em 68 em média, dá pra usar ou não?

Qual o risco? Onde eu encontro mangueiras pra alta temperatura?

Ao invés de usar mangueiras, poderia fazer com tubos de CPVC talvez? O acabamento acho que ficaria melhor...
 
Eu recomendo fortemente o uso de mangueiras de silicone incolores. São atóxicas por excelência, não quebram, não ressecam, etc. Até poderia usar CPVC, mas aí seria difícil usá-lo sem soldas (cola vermelha), que não é muito legal.

Abraço,
 
Eu comprei no Alliexpress um rolo de 5m de mangueira de silicone. Dividi com um pessoal, saiu mais em conta do que comprar por aqui.
 
Cuidado com as mangueiras cristal elas aguentam até uns 60°C.....a partir desta temperatura ninguém garante que ela não irá liberar substâncias tóxicas. ....
Se for usar a mangueira em temperaturas mais elevadas sugiro comprarem a mangueira certa....como eu disse comprei na Proinox mangueiras especificas para esta finalidade, porém são extremamente caras....cerca de 100 reais o metro da de 3/4" e 140 reais o metro da de 1"....
As de silicones são mais baratas porém transmitem muito calor o que dificulta o manuseio, por isso optei pelas mangueiras da proinox...
 
Eu vou usar também para a recirculacao, só.

Mas Pela descrição do site do lamas ela aguenta até 200 graus.

Então a descrição está errada?
 
A descrição esta certa, silicone aguenta alta temperatura sim ... E são atóxicas dentro da faixa de temperatura indicada
 
A mangueira de silicone aguenta até uns 60°C.....a partir desta temperatura ninguém garante que ela não irá liberar substâncias tóxicas. ....
Se for usar a mangueira em temperaturas mais elevadas sugiro comprarem a mangueira certa....como eu disse comprei na Proinox mangueiras especificas para esta finalidade, porém são extremamente caras....cerca de 100 reais o metro da de 3/4" e 140 reais o metro da de 1"....
Ncfilho, não sei de onde tiraste a informação.

Silicone é um dos materiais mais seguros de todos para se trabalhar, e suporta temperaturas muito acima de fervura, sendo largamente utilizado com vapor, além de ser utilizado em hospitais, etc. É só procurar por mangueiras 100% silicone.

Abraço,
 
Provavelmente está confundindo com aquelas mangueiras de jardim que são vendidas em ferragens. aquelas também "são de silicone"

mas aquelas deixam cheiro e gosto até com água a 20ºC
 
Falei bobagem.....foi ato falho, escrevi sobre mangueira de silicone pensando na mangueira cristal.....já alterei meu post!!

Abs
 
Ah sim, quanto às mangueiras cristal, tens toda a razão.

Abraço,
 
E sobre baldes de qualidade alimentícia? Vocês sabem algo relacionado a eles em contato com mosto quente?
 
1/2"= 12,7 mm
3/4"= 19mm
3/8"= 9,5mm

Isso considerado que uma polegada é igual a 25,4 mm e que para efeito de bitola vc deve sempre considerar a medida interna.
 
Back
Top