Dúvida sobre fogão

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

brunojws

Well-Known Member
Joined
May 2, 2016
Messages
98
Reaction score
25
Boa tarde a todos, sou novo aqui e comecei a produzir faz pouco tempo.
Na verdade minha primeira leva está maturando agora, 5L de Pale Ale.
Minha dúvida é que pretendo usar o fogão de casa (moro em apartamento)
pra fazer minhas cervejas, mas não sei quanto posso colocar de peso em cima
dele, sem que estoure ou quebre.
A idéia seria fazer 10L depois de pegar as manhas do negócio, mas uma panela
de fervura com 13L de líquido pesa mais de 13kg. Meu fogão é um cooktop de
vidro. Mais alguém usa esse tipo de fogão ou tem alguma informação a respeito?
Valeu!
:mug:
 
eu faço no fogão de casa.. só não é um cocktop, é um fogão normal... faço levas de até 18 litros... mas confesso que a fervura não fica muito intensa... o que prejudica alguns tipos de ceva... (não consigo fazer uma lager que não fique com gosto de milho!!!, já deixei por 1 mês em "descanso do diacetil", e aquele gosto segue, logo acredito ser o DMS, uma vez que a fervura é branda)
Mas para ales em geral não tive nenhum problema....
 
eu faço no fogão de casa.. só não é um cocktop, é um fogão normal... faço levas de até 18 litros... mas confesso que a fervura não fica muito intensa... o que prejudica alguns tipos de ceva... (não consigo fazer uma lager que não fique com gosto de milho!!!, já deixei por 1 mês em "descanso do diacetil", e aquele gosto segue, logo acredito ser o DMS, uma vez que a fervura é branda)
Mas para ales em geral não tive nenhum problema....

Quanto a fervura não sei dizer, mas con tripla chama tive que deixar em fogo médio pra não ficar demais.
Minha preocupação mesmo é o peso.
Já fiz um teste "amador", coloquei uma balança sobre o queimador e me debrucei até marcar 50kg. Não quebrou, nem estralou. Mas com a temperatura alta e por tempo longo não sei como vai se comportar.

Enviado de meu GT-I9505 usando Tapatalk
 
Se vc colocou aprox. 50 kg e não quebrou, acho que aguenta metade disto tranquilo!
Abraço.
 
Fala brunojws; faço levas de 25 litros, na minha primeira brassagem não possuía fogareiro, estava louco para iniciar e decidi arriscar, fiz em cima de um cooktop com uma panela numero 40 (45 litros) e nada aconteceu, continue fazendo testes para te certificares, valeu!
 
Valeu, agradeço as respostas!
Vou continuar por enquanto com os 5L, quando chegar a hora parto pros 10 e vamos ver o que dá!
 
amigo, pode ir tranquilo no teu cooktop com relação a resistência a peso .

Eu hoje uso o da minha casa (um cooktop comum da Fischer) com uma panela de 32L com quase 20L de agua dentro sem perigo algum.

Por outro lado com relação a fervura realmente é outra história, acredito que para levas de 10L até que ele de conta, acima disso, vai fazer porém vai ter que remar muito e possivelmente nao será tao vigorosa.
 
Eu tenho um fogareiro com tripé. Pretendo usar ele para minhas brassagens no apartamento. Acredito que meu cooktop não da conta de cozinhar e ferver como precisaria.
 
Entre em contato com o fabricante ou consulte o manual. Com certeza terá o limite máximo suportado.

Enviado de meu SM-G3812B usando Tapatalk
 
amigo, pode ir tranquilo no teu cooktop com relação a resistência a peso .

Eu hoje uso o da minha casa (um cooktop comum da Fischer) com uma panela de 32L com quase 20L de agua dentro sem perigo algum.

Por outro lado com relação a fervura realmente é outra história, acredito que para levas de 10L até que ele de conta, acima disso, vai fazer porém vai ter que remar muito e possivelmente nao será tao vigorosa.


É exatamente esse fogão que eu uso, um fischer cooktop de vidro. Não sei qual é o teu modelo, mas o meu tem tripla chama em uma das bocas, então pra ferver as levas de 5L deixo no fogo médio e vai de boa.
Bom saber que da conta então, muito obrigado!
 
Entre em contato com o fabricante ou consulte o manual. Com certeza terá o limite máximo suportado.

Enviado de meu SM-G3812B usando Tapatalk

Aí é que ta, eu entrei em contato e eles me responderam que não poderia ultrapassar o diâmetro máximo recomendado em cada boca.
Perguntei então sobre o peso, disseram que com uma panela de 28cm não tem como ultrapassar os 7kg, então não teria problema. Pelo visto eles não entendem de panela, só de fogão mesmo.
Eu fiz um teste meio "rudimentar", coloquei uma balança daquelas de banheiro sobre a boca tripla chama e me debrucei sobre a balança até marcar 50kg.
Não quebrou. Então espero que com 15kg não quebre.
 
Alguem usa ebulidor pra ajudar a ferver no cooktop?

Enviado de meu SM-G900F usando Tapatalk
 
Back
Top