Dúvida sobre fervura com resistência elétrica

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

FernandoQueiroga

New Member
Joined
Aug 6, 2017
Messages
4
Reaction score
0
Boa noite, amigos.

Mesmo lendo o tópico fixo sobre resistências elétricas e os outros tópicos em que falam sobre isso, não consegui tirar algumas dúvidas, que são especificamente sobre o uso correto das resistências elétricas. Peço perdão se forem dúvidas repetidas ou já mencionadas.

Meu plano é fazer levas de 26 litros, usando as duas panelas de 45 litros (detalhe: a panela de recirculação seria usada com bazooka) que tenho. Moro há pouco tempo em apartamento, e fui pego de surpreso por saber que não poderei usar botijão de gás, e acredito que meu fogão de cozinha não será suficiente para chegar aos 100 graus da fervura de cerca dos 31 litros que irão no começo do processo.

Pelo que pude ler, fiquei com duas opções em mente:

1 - Instalar uma resistência elétrica de 3000 watts (somente) na minha panela de fervura. Acredito que o fogão de casa dá conta de alcançar a temperatura de sacarificação.

Minhas dúvidas sobre essa opção: vi que é necessário usar o fundo falso pra fazer a sacarificação com resistência elétrica, já que ela não pode estar em contato direto com os grãos. Entretanto, como iria fazer a sacarificação no fogão da cozinha, poderia manter minha panela com bazooka. Mas como faria para fazer a fervura com resistência elétrica sem caramelizar o mosto? Deixar o mosto recirculando enquanto acontece a fervura é o suficiente? A resistência não acabaria entrando em contato com o lúpulo?


ou


2 - Utilizar o fogão da cozinha durante todo o processo e usar um ebulidor pra auxiliar a chegar na temperatura de fervura e a mantê-la caso o fogão não dê conta sozinho.

A minha dúvida em relação a essa opção, é que vi vários comentários positivos e negativos em relação a esses ebulidores. Muitos disseram que é certo caramelizar o mosto, pois são resistências de alta densidade (não consegui encontrar essa informação nos anúncios), e muitos outros disseram que usam sem problema algum.

Um ebulidor desse tipo, por exemplo, resolveria meu problema? Ou esse é o chamado rabo quente, que é certo de caramelizar meu mosto?

http://loja.weconsultoria.com.br/ebulidor-medio-3000w-p44948/


Obrigado pela atenção, estou no aguardo.
 
100W/litro é o ideal para fervura

Enviado de meu XT1635-02 usando Tapatalk
 
Quanto a caramelizacao, basta usar resistências de baixa densidade.

Enviado de meu XT1635-02 usando Tapatalk
 
Eu uso uma panela só, de 50 litros com resistência de 3500 w com controlador eletrônico, para fazer 26 litros. Sistema clone da Braumeister.
O malte não fica em contato com a resistência, mas o lúpulo sim.
Nunca tive problema de caramelização.
Uso a 4 anos sem problema nenhum.
 
Eu uso uma panela só, de 50 litros com resistência de 3500 w com controlador eletrônico, para fazer 26 litros. Sistema clone da Braumeister.
O malte não fica em contato com a resistência, mas o lúpulo sim.
Nunca tive problema de caramelização.
Uso a 4 anos sem problema nenhum.

Vc usa esses 3500w para mosturação ou fervura?

Aproveitando o tópico... faço levas de 20 e 40 litros (depende do tipo de cerveja). Então, em tese, para mosturação dos 40 litros, a resistência pode ser de 1200w. Mas quando eu for fazer as levas de 20 litros, 1200 vai ser demais né? Vai esquentar o mosto muito rápido. Ou não isso não tem importância? Estou montando um sistema com o Craftbeerpi.
 
Eu uso 3500 W para tanto para mostura quanto fervura.
Para mostura, quando se faz 25 litros, eu costumo usar 35 litros na panela e depois lavo o bagaço com mais 5 litros. No fim de tudo costumo ficar com uns 26 litros.
Para essa quantidade de água 3500 watts é muito, mas isso não prejudica em nada. Os controladores eletrônicos conseguem controlar a temperatura muito bem e as vezes passa 1 grau, mas isso não prejudica.
Já na fervura os 3500 são necessários, porque se não a fervura fica muito fraca.
Resumindo, para mostura, lidar com 35 litros de água poderíamos usar até uns 2000 watts que daria, mas para fervura não.
Uma ideia que eu provavelmente usarei na próxima panela que eu fizer vai ser usar 2 resistências. Uma mais fraca que vai trabalhar o tempo todo da mostura e uma outra que eu ligarei com disjuntor para se somar a outra, na hora da fervura. Isso vai economizar energia e melhorar a precisão do controle de temperatura.
 
Back
Top