Dúvida RIMS

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

LuizAugustoCararo

Well-Known Member
Joined
Aug 28, 2013
Messages
51
Reaction score
5
Estou montando um equipamento RIMS então estou lendo muito material sobre o assunto. Terei controle de temperatura via termostato, recirculação constante, a válvula para sucção do mosto na panela de mostura será posta na lateral da panela.
Uma dúvida que ainda tenho é: qual o melhor local para a captação do mosto quente abaixo do fundo falso? Direto na lateral da panela? Por um cano para forçar a captação o próximo do centro da panela, evitando talvez um bolsão de calor no lado oposto à sucção (tubo pescador)? Ou não faz diferença alguma?
 
Estou montando um equipamento RIMS então estou lendo muito material sobre o assunto. Terei controle de temperatura via termostato, recirculação constante, a válvula para sucção do mosto na panela de mostura será posta na lateral da panela.
Uma dúvida que ainda tenho é: qual o melhor local para a captação do mosto quente abaixo do fundo falso? Direto na lateral da panela? Por um cano para forçar a captação o próximo do centro da panela, evitando talvez um bolsão de calor no lado oposto à sucção (tubo pescador)? Ou não faz diferença alguma?
Praticamente não faz diferença.

Ocorre que abaixo do fundo falso forma-se uma espécie de câmara de equalização, e isso faz com que mesmo sugando o líquido em um ponto mais afastado, que o fluxo descendente de líquido seja bem homogêneo na panela inteira. Em sistemas de milhares de litros, aí a coisa começa a mudar substâncialmente.

No nosso caso, é quase desprezível, ou seja, se quiser usar captação central, ótimo, é a perfeição. Se não tiver, vais notar diferença? Dificilmente. :)

Abraço,
 
Amigos, aproveitando o tópico, uma vez que também estou estudando para montar um equipamento RIMS ou HERMS (ainda não decidi), gostaria de tirar algumas dúvidas que tenho desde que fiz o curso da WE.
Lá me ensinaram que a recirculação do mosto para clarificação, quando feito de forma manual, em brassagem por infusão com fundo falso, deveria ser feito muito lentamente. Inclusive no manual que deram falam em 2litros/min., ou algo assim. O motivo seria para não criar canais preferenciais, aumentar a eficiência e também para não arrastar proteínas indesejáveis que se forma na parte de cima da cama de malte ou alguma outra substância indesejada que não lembro exatamente. Buenas, dito isto vem as minhas dúvidas:

Em sistema de recirculação constante, com bomba, que acredito seja feita com uma vazão grande, o que acontece com estes fatores que se tenta evitar? Não acabam se criando canais preferenciais? Como fica a situação da tal da proteína? Como controlar a vazão da recirculação e de quanto deve ser?
Desde já obrigado!

João Marcelo Rockstroh
 
Em sistema de recirculação constante, com bomba, que acredito seja feita com uma vazão grande, o que acontece com estes fatores que se tenta evitar? Não acabam se criando canais preferenciais? Como fica a situação da tal da proteína? Como controlar a vazão da recirculação e de quanto deve ser?
Desde já obrigado!

João Marcelo Rockstroh

Não deve ser feita com vazão grande, pelos mesmos motivos citados.

É só restringir o fluxo de saída da bomba. Instale um registro de esfera na saída da bomba e ajuste manualmente para a vazão que vc deseja, ou que foi recomendada, de forma aproximada.

É importante que a vazão seja controlada na saída, porque não prejudica a bomba. Se for feito na entrada da bomba (no registro da panela), pode causar efeito de cavitação, que é prejudicial a ela.

Abraço
 
Ótimo Tiago, obrigado pela resposta. Sempre fiquei intrigado com isto e não imaginava que era possível controlar a vazão da bomba desta forma já que ela tem grande pressão. Estava bolando até algum tipo de controle elétrico para controlar a velocidade do fluxo através da redução da velocidade da bomba, mas assim me parece bem mais fácil.
Abraço!
JM
 

Latest posts

Back
Top