Dúvida para diminuir FG

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Barone

Well-Known Member
Joined
Apr 12, 2019
Messages
54
Reaction score
12
Location
Atibaia -SP - Brazil
Boa noite pessoal
Seguinte : estava com uma cerveja de OG 1,073 e , hoje , com FG 1,010 e com ABV 8,27 , pós fermentação em 19 litros
Gostaria de diminuir o ABV para 6,5 5 , adicionando água na MATURAÇÃO
Minhas dúvidas :

- É possível ?
-Quanto de água a adicionar ?
- Vai alterar o IBU ?

No aguardo
Obrigado
 
Boa noite, possível é, porém lembre-se que o corpo da cerveja não tem muito a ver com álcool, então se colocares muita agua ela vai ficar meio sem corpo ,aquele aspecto skol, acho melhor uma cerveja encorpada alcoolica do que uma fraca aguada, mas é questão de gosto. já fiz isso de colocar agua no final ,mas acho que não vale a pena, porque estraga toda a alquimia.
 
Valeu Gabriel !!!.....acho que vou adicionar 1 litro em Hop Tea , na maturação para mais aroma e ver se consigo abaixar um pouco esta FG
 
A FG já está bem baixa para a OG obtida. (Precisaríamos saber o estilo para avaliar melhor)
Você precisaria é ter obtido uma FG maior com seu processo.

Sua cerveja já está com corpo muito baixo (dependendo do estilo), colocar água vai diminuir ainda mais... e sim, vai alterar o IBU
Blendar com outra mais leve e com FG maior poderia ser uma solução melhor
 
Valeu Caramba ....era para ser uma American IPA , mas a OG e FG ficaram muito fora .....IBU 65 ....e tem 11% de Carapils ....então acredito que tenha um corpo bom , apesar de ABV 8,7 e , como sempre faço um Hop Tea com 0,400 Lt a 65 Cº na maturação , o qual prefiro ao DH , estou pensando em adicionar 1,5 Lt na maturação
De qualquer forma ,
Obrigado
 
Valeu Caramba ....era para ser uma American IPA , mas a OG e FG ficaram muito fora .....IBU 65 ....e tem 11% de Carapils ....então acredito que tenha um corpo bom , apesar de ABV 8,7 e , como sempre faço um Hop Tea com 0,400 Lt a 65 Cº na maturação , o qual prefiro ao DH , estou pensando em adicionar 1,5 Lt na maturação
De qualquer forma ,
Obrigado

Ja fiz isso varias vezes, as vezes so para diminuir a FG ou corrigir o volume as vezes para adicionar amargor ou aroma/sabor, acho uma boa saída para "corrigir" uma receita claro que o ideal é não precisar fazer isso ter um bom controle do equipamento e processos mas nem sempre é possível.
 
Back
Top