Dúvida - panela inox após primeiro uso - normal?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

MatheusTrevisol

Well-Known Member
Joined
Jul 1, 2015
Messages
140
Reaction score
58
Estou com uma dúvida.

Usei uma panela inox pela primeira vez e, depois da primeira bassagem, ela já ficou toda manchada por dentro (fotos abaixo).

Vamos aos detalhes.

Meu sistema é elétrico, com resistência inox e cesto de alumínio (30l) dentro da panela inox (45l).

Antes do primeiro uso fervi uns 20 litros de água dentro do conjunto.

Na primeira brassagem, fiz um processo normal estilo BIAB, mostura de 60 minutos, retirada dos grãos e fervura por 60 minutos. Não foi feito resfriamento na panela.

Pergunto, é normal o jeito que ficou? Isso pode ser sinal de oxidação, inox de baixa qualidade? Alguma dica para limpar, conservar, proteger a panela?

Desde já, agradeço.

Seguem as fotos



 
E o cesto de alumínio, como ficou? Aderiu alguma coisa nele? Javi isso acontecer em jarros de inox que ficou com chá quente.

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk
 
Indicativo de algum processo de temperatura, por conta da temperatura. É uma oxidação da camada superficial, creio eu

Enviado de meu XT1635-02 usando Tapatalk
 
E o cesto de alumínio, como ficou? Aderiu alguma coisa nele? Javi isso acontecer em jarros de inox que ficou com chá quente.

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk

O cesto ficou normal, como qualquer panela de alumínio. Escureceu um pouco, já quando fervi antes da brassagem, que até onde sei é sinal da passivação. Não aderiu nada nele.
 
Indicativo de algum processo de temperatura, por conta da temperatura. É uma oxidação da camada superficial, creio eu

Enviado de meu XT1635-02 usando Tapatalk

Alguma ideia de como reverter/impedir que isso ocorra? É necessário fazer algum procedimento para passivar tb o inox, da mesma forma como se faz pra passivar o alumínio (ferver)?
 
Rapaz, pelo que sei, o inox não deve ser submetido a fontes de calor muito intensas, como chama direta, pois haverá esse comprometimento estético.
Há a possibilidade de ser questão da água também. Salvo engano, água com muito carbonato gera esse problema. Tente deixar de molho com um pouco de água e vinagre e depois dê uma aquecida. Evite lavar com o ladro áspero da bucha...
 
Back
Top