Dúvida na escolha do equipamento

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Leoaziani

Active Member
Joined
Jul 7, 2020
Messages
25
Reaction score
2
Location
Ribeirão Preto
Fala pessoal!
Estou querendo montar um novo equipamento, e estou com uma duvida. Com relacao ao elemento filtrante, alguma sugestao de qual a melhor opção entre:
1.cesto de grãos de malha
2.panela inox com fundo falso

O equipamento tera controle automático de temperatura e recirculacao continua.
Se alguem tiver alguma experiência e puder me dar uma luz, vai ajudar muito
Valeu!!

Segue umas fotos pra exemplificar

images (27).jpeg


panela-cesto-de-inox-p-cerveja-artesanal-48-l-single-vessel-D_NQ_NP_815727-MLB41830271269_0520...jpg
 
Com recirculação os dois métodos são praticamente equivalentes, o fundo falso tem uma eficiência ligeiramente maior na clarificação já que o fluxo do líquido é todo descendente, no cesto há também a circulação pela lateral.
A vantagem do cesto é quando não se faz recirculação, pq aí vc consegue usar uma pá para mexer os grãos.
Mas como vai fazer recirculação os resultados terão diferenças mínimas, se é que terão.

Eu iria no cesto pq caso sua bomba um dia dê problema vc não precisa parar de fazer cerveja até arrumar outra.
 
Last edited:
Eu iria de fundo falso mais concordo com o Trops, uma vez minha bomba parou e aí voltei pra escumadeira hahaha Faz parte mais não teria esse problema no cesto.
 
Dá uma olhada nesse anúncio. O vendedor é enfático em afirmar que não seria possível realizar circulação contínua.

https://produto.mercadolivre.com.br...nt&c_uid=ef7a5adc-cdc7-4bdc-b04d-5875205787aa

ele fala pra nao fazer e nao justifica, bem como fala que a relação é 6x1 muito maior do q qlqr fonte literaria que eu ja tenha visto.

nos comentarios ele fala que é pq nao tem vazao sufiente, ou seja a bomba esgotaria o fundo da panela antes que o liquido completasse ao fundo novamente, mas isso vai acontecer em qualquel sistema de fundo falso, e em alguns por cesto, caso vc nao fique atento a isso
 
Com recirculação os dois métodos são praticamente equivalentes, o fundo falso tem uma eficiência ligeiramente maior na clarificação já que o fluxo do líquido é todo descendente, no cesto há também a circulação pela lateral.
A vantagem do cesto é quando não se faz recirculação, pq aí vc consegue usar uma pá para mexer os grãos.
Mas como vai fazer recirculação os resultados terão diferenças mínimas, se é que terão.

Eu iria no cesto pq caso sua bomba um dia dê problema vc não precisa parar de fazer cerveja até arrumar outra.
Obrigado meu amigo, bem esclarecedor!
Vou optar pelo cesto de graos mesmo
 
Back
Top