Dúvida Irish Red Ale

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

PedroCassella

Member
Joined
Dec 16, 2015
Messages
22
Reaction score
0
Olá a todos.

Comprei um kit pra fazer 20 litros de uma Irish Red Ale. Segue a receita:

3,5 kg Malte Proprino Muntons
1,0 kg Crystal 150 Muntons
0,1 kg Crystal Dark Muntons
20g Lúpulo Pilgrim
Fermento Burton Union Mangrove Jack (M79) (1 pacote)

OG: 1,048
FG: 1,012
ABV: 4,7%
IBU: 21
EBC: 34
Temperatura de fermentação: 19C
Temperatura de maturação: 10C

Ouvi comentários favoráveis a respeito deste kit, mas estou interessado em algumas pequenas alterações para ajustá-la melhor no meu particular gosto, que seria algo mais próximo do estilo clássico de uma Irish Red Ale. Fui na loja planejando comprar os ingredientes para a receita do Jamil, do livro Brewing Classic Styles, mas como o estoque estava em falta acabei comprando o kit já montado. Estou imaginando que se usar os ingredientes acima e seguir a risca as orientações da receita vou acabar com uma cerveja um pouco fora do que pretendia.

1) Quantidade do malte Crystal 150. Eu aprecio o sabor de caramelo, mas não queria ficar com uma cerveja muito doce (até onde sei são coisas diferentes). Acredito que se eu fizer a parada em 68C como pede a receita, acabaria com uma cerveja doce e muito encorpada. Até onde sei o estilo exige algo com menos corpo e final seco, que é justamente o que eu gostaria. Então será bom baixar a parada pra 66C, obtendo mais açúcar fermentável e, consequentemente, maior atenuação? Obviamente que para uma boa atenuação é fundamental que a levedura tenha condições favoráveis para a fermentação, como boa aeração do mosto, correta temperatura de fermentação e taxa de inoculação.

2) Quantidade de malte torrado. Minha dúvida é se o Malte Proprino e o Crystal 150 estariam contribuindo para o aroma/sabor torrado na receita (mesmo que pouco), pois somente as 100g do Crystal Dark me parecem insuficientes (procuro um sabor final torrado, como prevê o estilo).

3) Fermento. Apesar de ser uma variedade para cervejas inglesas, o que me parece correto, o perfil de éster frutado foge do estilo. Isso não me preocupa muito, mas será que seria melhor, por exemplo, usar o US-05, para obter uma melhor atenuação e final mais seco?

Sei que tudo é uma questão de gosto e testes. Queria apenas algumas recomendações para conseguir uma cerveja que não fique muito doce e encorpada, ou seja, uma que siga as diretrizes do estilo mesmo, fácil de beber e com final torrado e seco. Somente mudar a temperatura de 68 para 66 é suficiente (ou mesmo necessário)? Pensei também em trabalhar com uma temperatura um pouco mais alta de fermentação (ainda dentro do intervalo previsto pelo fabricante) para tentar obter uma melhor atenuação. 100g de malte Crystal Dark é muito pouco para se obter um sabor torrado presente? Obrigado.
 
Bom Dia Pedro!

Fiz uma Red Ale recentemente e os maltes e lúpulos eram bem parecidos com essa receita e ficou uma cerveja excelente, a única diferença é que fiz ela um pouco mais forte, ficou com 1065 de OG. Mas manda bala com esse kit aí, daí você utiliza ele como parâmetro para alterar a receita a seu gosto futuramente;

Você colocou apenas 01 pacote de levedura, o ideal para 20 litros seriam 02 pacotes;

E para conseguir aquele vermelho bonito das Red Ale tem que dar 32 EBC de cor, 34 talvez fique um pouquinho escuro.
 
Obrigado pelos comentários.

Mas sua cerveja ficou muito doce? Que temperatura fez a parada? E o sabor torrado?

De acordo com a loja esse fermento é suficiente para até 23 litros de cerveja com OG menor que 1,060. Então ainda estou trabalhando com uma folga. Mas vai saber.

Quanto a cor, estava planejando colocar um pouco do malte RED-X pra corrigir a cor, mas não ligo muito não.
 
Obrigado pelos comentários.

Mas sua cerveja ficou muito doce? Que temperatura fez a parada? E o sabor torrado?

De acordo com a loja esse fermento é suficiente para até 23 litros de cerveja com OG menor que 1,060. Então ainda estou trabalhando com uma folga. Mas vai saber.

Quanto a cor, estava planejando colocar um pouco do malte RED-X pra corrigir a cor, mas não ligo muito não.

Cara pro meu gosto ficou perfeita, ficou bem parecida com a Red Ale da Way Beer - Microcervejaria aqui do Paraná;

Fiz uma Mostura de 01h30min a 68°C;

Ficou com um leve sabor torrado, mas no geral ficou bem equilibrada, gosto e aroma do malte bem aparente que é característico do estilo, e muito pouco de lúpulo;

Segue umas fotos de como ela ficou.

Com relação a quantidade de fermento, leia esse tópico: http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=405424
 

Attachments

  • IMG_20160219_222437.jpg
    IMG_20160219_222437.jpg
    138.4 KB · Views: 323
  • IMG_20160119_180928228_HDR.jpg
    IMG_20160119_180928228_HDR.jpg
    122 KB · Views: 369
Cara pro meu gosto ficou perfeita, ficou bem parecida com a Red Ale da Way Beer - Microcervejaria aqui do Paraná;

Fiz uma Mostura de 01h30min a 68°C;

Ficou com um leve sabor torrado, mas no geral ficou bem equilibrada, gosto e aroma do malte bem aparente que é característico do estilo, e muito pouco de lúpulo;

Segue umas fotos de como ela ficou.

Com relação a quantidade de fermento, leia esse tópico: http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=405424

Cara que breja linda...
Passa a receita pra mim
 
Fiz uma , e estou envasando hoje, seguem imagems, fg de 1012, bem maltada, remetendo a canela e especiarias, usando red x.
IMG-20190907-WA0030.jpeg
IMG-20190907-WA0032.jpeg
 
Cara pro meu gosto ficou perfeita, ficou bem parecida com a Red Ale da Way Beer - Microcervejaria aqui do Paraná;

Fiz uma Mostura de 01h30min a 68°C;

Ficou com um leve sabor torrado, mas no geral ficou bem equilibrada, gosto e aroma do malte bem aparente que é característico do estilo, e muito pouco de lúpulo;

Segue umas fotos de como ela ficou.

Com relação a quantidade de fermento, leia esse tópico: http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=405424

Agora fiquei curiosa, manda essa receita aí rsrsrsrsrs
 
Back
Top