Dúvida - Início da carbonatação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

lelis

Member
Joined
Feb 3, 2015
Messages
23
Reaction score
1
Amigos,

É a minha primeira brassagem, 18 litros de uma weiss, e estou com uma dúvida.

Fiz a fermentação primária (7 dias de 15 a 25 graus), fermentação secundária (3 dias a 25 graus) e fermentação terciária (7 dias a 0 graus).

A maturação resolvi fazer na garrafa com priming e fiz o envase com 7g/l de açúcar invertido no domingo passado, dia 01/março.

Tenho uma garrafa de controle da carbonatação, mas até agora ela ainda está no zero (4 dias). Não mostra nenhuma movimentação do ponteiro.
Estava mantendo ela as garrafas na temperatura de 5 graus. Ontem pela manhã eu subi para 15. E ainda nada.

Fiz algo errado? ou é ansiedade de marinheiro de primeira viagem querer ver o ponteiro subir logo?
 
Amigos,

É a minha primeira brassagem, 18 litros de uma weiss, e estou com uma dúvida.

Fiz a fermentação primária (7 dias de 15 a 25 graus), fermentação secundária (3 dias a 25 graus) e fermentação terciária (7 dias a 0 graus).

A maturação resolvi fazer na garrafa com priming e fiz o envase com 7g/l de açúcar invertido no domingo passado, dia 01/março.

Tenho uma garrafa de controle da carbonatação, mas até agora ela ainda está no zero (4 dias). Não mostra nenhuma movimentação do ponteiro.
Estava mantendo ela as garrafas na temperatura de 5 graus. Ontem pela manhã eu subi para 15. E ainda nada.

Fiz algo errado? ou é ansiedade de marinheiro de primeira viagem querer ver o ponteiro subir logo?

Ansiedade sim... 4 dias é muito pouco, ainda mais nessa temperatura. Em temperatura ambiente com 5 ou 7 dias vc ja tem algum sinal de carbonatação, mas não é o ideal ainda. Espere pelo menos 15 dias antes de tomar, vai ver que ficará ok.
Pra vc ter ideia, já aconteceu numa Porter que eu fiz, demorar 30 dias pra começar a dar sinal de carbonatação.
 
Todo o tempo que as garrafas ficaram em 5ºC, desconsidere, pois nessa faixa de temperatura não existe refermentação na garrafa e geração de CO2.
 
Tira elas da geladeira e deixa em temp ambiente, sem medo de ser feliz.

Em 5 dias já da para você abrir e tomar a primeira garrafa. Não vai estar ideal ainda mais já da para você ter ideia da breja e também sei que você vai estar mega ansioso para tomar.

Se não acredita tira só 2. Depois de 5 dias abre uma e depois de mais 3 dias abre a segunda.

Depois dos 5 dias se quiser pode voltar para geladeira. Eu particularmente deixo as minhas fora da geladeira para não ocupar espaço da geladeira (Faço levas de 40 litros).
 
Amigos,

É a minha primeira brassagem, 18 litros de uma weiss, e estou com uma dúvida.

Fiz a fermentação primária (7 dias de 15 a 25 graus), fermentação secundária (3 dias a 25 graus) e fermentação terciária (7 dias a 0 graus).

A maturação resolvi fazer na garrafa com priming e fiz o envase com 7g/l de açúcar invertido no domingo passado, dia 01/março.

Tenho uma garrafa de controle da carbonatação, mas até agora ela ainda está no zero (4 dias). Não mostra nenhuma movimentação do ponteiro.
Estava mantendo ela as garrafas na temperatura de 5 graus. Ontem pela manhã eu subi para 15. E ainda nada.

Fiz algo errado? ou é ansiedade de marinheiro de primeira viagem querer ver o ponteiro subir logo?

Como os colegas disseram acima, 5 graus é uma temperatura muito baixa pra refermentação na garrafa. É uma boa temperatura pra armazenar a cerveja depois de pronta, mas o fermento não irá trabalhar para produzir o gás.

A refermentação tem que ser feita na temperatura de atuação do fermento, porém temperaturas mais elevadas do que as usadas na fermentação, que pode ser uma temperatura ambiente, pode ser usada sem problema. Só deve evitar fazer priming em temperatura ambiente em casos muito extremos onde a temperatura ambiente ultrapasse digamos uns 35ºC...

Abraços
 
Será que "matei" o fermento?? Devo abrir tudo e inocular mais fermento?? Ou vou até o fim assim??
 
Será que "matei" o fermento?? Devo abrir tudo e inocular mais fermento?? Ou vou até o fim assim??

Não matou não.

5ºC não mata os bichinhos.

Para matar só se congelasse tudo, tipo pedra de gelo mesmo.

É só esperar um pouco que vai carbonatar. Pode deixar em temperatura ambiente mesmo.
 

Latest posts

Back
Top