Dúvida: Filtragem e Lavagem

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Tuta

Well-Known Member
Joined
Oct 20, 2014
Messages
78
Reaction score
20
Galera, preciso sanar uma dúvida que tem me ocorrido.

Tenho duas panelas (de 32L e 27L) que vou usar para fazer uma leva de 20L, com um filtro bazuka instalado em uma delas.

O que está me encucando um pouco é acerca da filtragem e lavagem e gostaria que me corrijam se estiver errado. E desculpem a ignorância, vou preparar minha primeira leva nesse fds.

Seguinte:

1) Depois de mash out espero uns 10-15 mim para formar a grain bed e começo a filtragem/recirculação do mosto (correto?? posso/devo iniciar antes ou imediatamente após o mash out??).
2) Faço a recirculação normalmente (jarra -> panela brassagem) até clarificar bem, enquanto a panela de fervura está com a água de lavagem a 76º.
Agora que vem a dúvida: quando terminar a recirculação, devo transferir o mosto para um 3º recipiente (até ficar uma fina camada de grãos para lavagem) e esperar para levar à panela de fervura (já que esta está com a água)?? O que me ocorre é que não tenho o recipiente residual (só o balde fermentador).
3) No caso de estar correto, a melhor forma de lavar os grãos é fazer um sistema de nível? A panela de lavagem mais alta, a de brassagem intermediária e o 3º recipiente a baixo?
4) Se assim o for, a lavagem é feita apenas uma vez? Ex.: liga a válvula da primeira panela, que escorrerá para os grãos e, assim por diante, cairá no 3º recipiente.
5) Após lavados os grãos, transfiro o mosto para a panela de fervura, agora vazia, e inicio a fervura.

Está correto isso?!!?

Tem alguma forma de fazê-lo com as duas panelas sem um terceiro recipiente e que atinja o resultado esperado!?

As questões ficaram um pouco confusas, eu sei, mas tentei ser o mais esclarecedor possível!

Desde já, agradeço a atenção dos que vierem!!

:mug:

(Aproveitando o ensejo, qual a altura ideal para a torneira das panelas de brassagem e fervura?? vou furar as minhas amanhã e gostaria de uma opinião dos mais experientes!)
 
Tuta,

Seu sistema é parecido com o meu. Também não tenho a terceira panela e uso o balde fermentador mesmo. Só certifique-se que o volume pré-fervura caiba nele.

Mantenha a água de lavagem sempre na faixa de 76-78ºC e faça a lavagem bem devagar (estimo que o meu fluxo seja algo em torno de meio litro por minuto). Isso melhorou a minha eficiência.

Abs
 
Tuta,

Seu sistema é parecido com o meu. Também não tenho a terceira panela e uso o balde fermentador mesmo. Só certifique-se que o volume pré-fervura caiba nele.

Mantenha a água de lavagem sempre na faixa de 76-78ºC e faça a lavagem bem devagar (estimo que o meu fluxo seja algo em torno de meio litro por minuto). Isso melhorou a minha eficiência.

Abs

Caro glaucio, obrigado pela resposta.

Na verdade não caberá, mas isso não será problema visto que tenho dois baldes. O problema é aquele monte de coisa espalhada pela cozinha, hehehehe...

Acerca da lavagem, vou seguir seu conselho.

Vlw, brother!
 
é mais chato, mas o melhor é uma recirculação que passe diversas vezes pela cama de grãos.
Faz convencionalmente e manualmente. Pega uma jarrinha, retira uma parte do mosto com fluxo lento e derrame sobre a cama de grãos, utilizando uma escumadeira entre jarra e cama de grãos, para que o fluxo não caia com muita intensidade em apenas um local e forme caminhos preferenciais. O que vai mandar no número de recirculações desta forma não é número de vezes que você recirculou, e sim, a clarificação do mosto que tu obteve. Procure o vídeo da Eisenbahn que mostra esta etapa no youtube. Lá dá pra ver bem certinho a técnica.
 
Vi um vídeo do Palmer esses dias onde ele recircula normalmente depois esvazia o recipiente dos grãos para a lavagem, adiciona a água de lavagem e MEXE bastante com a pá, após isso, faz uma recirculação novamente com a água da lavagem nos grãos e depois sim mistura esse "mosto" com o mosto previamente recirculado.
 
@LRossi

Essa técnica é chamada batch sparge. Como o @Guenther citou em outros posts, funciona melhor pra quem utiliza bazooka como sistema de filtragem. A outra técnica comun, o fly-sparge, pra quem usa fundo falso (lavagem bem lenta com chuveirinho derramando água quente acima da cama de grãos).

Lembrando também que tem a técnica no-sparge, que é a que uso sempre, que começa com toda a água no incio da brassagem e drena uma vez só. Palmer também tem um artigo falando sobre essa técnica.
 
Vi um vídeo do Palmer esses dias onde ele recircula normalmente depois esvazia o recipiente dos grãos para a lavagem, adiciona a água de lavagem e MEXE bastante com a pá, após isso, faz uma recirculação novamente com a água da lavagem nos grãos e depois sim mistura esse "mosto" com o mosto previamente recirculado.

Essa técnica se chama batch sparge. Dizem que é um pouco menos eficiente que o fly/continuous sparge, mas em compensação, é bem mais fácil e rápida.

Edit: Opa, só agora vi que o @Scaranello havia respondido. :smack:

Abraços!
 
Obrigado pelas respostas. Uma das poucas dúvidas que tenho ainda é sobre isso, já li informações tanto em português como em inglês mas não me ficou claro... porque o batch sparge é menos eficiente do que o fly sparge? sendo que no batch sparge é feita a recirculação tanto do mosto original, separado, adicionada a água da lavagem e refeita a recirculação? na minha cabeça deveria ser o tipo mais efetivo.

Abs
 
Obrigado pelas respostas. Uma das poucas dúvidas que tenho ainda é sobre isso, já li informações tanto em português como em inglês mas não me ficou claro... porque o batch sparge é menos eficiente do que o fly sparge? sendo que no batch sparge é feita a recirculação tanto do mosto original, separado, adicionada a água da lavagem e refeita a recirculação? na minha cabeça deveria ser o tipo mais efetivo.

Abs

O batch sparge dilui algum açucar que não foi drenado junto com o mosto primário, muita coisa fica grudada nos grãos, então com o batch sparge esse açucar é "solto" novamente e dai vc tem um mosto mais fraco que é drenado mais uma vez, só que da mesma forma que com o mosto primário, alguma porcentagem de açucar ficará novamente presa nos grãos.

Já no sparge contínuo, como isso é feito de forma contínua, entrando água em cima e saindo mosto em baixo, vc tem um efeito de despreendimento constante desse açucar, então acaba sobrando menos açucar preso no final da lavagem.

A recirculação do mosto não tem a ver com a eficiencia. Isso é feito novamente no batch sparge com o propósito de re-clarificar o mosto, já que vc adicionou toda a água e causou rebuliço no mosto, todas as proteínas e pedaços de casca ficaram em suspensão de novo. No sparge contínuo essa recirculação não precisa ser feita porque a cama de grãos não é perturbada.

Como a cama de grãos não é mexida no sparge contínuo, segue a lógica de que a coisa toda não é homogeneizada, portanto vc precisa ter uma captação uniforme no fundo da panela (fundo falso ou manifold bem feito) pra ter um aumento ainda maior na eficiência.

Abraço
 
Entendi Tiago.

Acho que eu tinha pensado de forma equivocada então... imaginei que a lavagem normal contínua iria passar 1x pela cama de grãos extraindo açúcar, e que no batch sparge teria uma quantidade muito maior de açúcar extraído em função de "reviver" o processo de mexer os grãos e re-circular esse novo mosto, como teria um contato com os grãos de uma forma mais plena e por mais tempo do que numa lavagem simples, imaginei que haveria uma maior efetividade.

Abs
 
Entendi Tiago.

Acho que eu tinha pensado de forma equivocada então... imaginei que a lavagem normal contínua iria passar 1x pela cama de grãos extraindo açúcar, e que no batch sparge teria uma quantidade muito maior de açúcar extraído em função de "reviver" o processo de mexer os grãos e re-circular esse novo mosto, como teria um contato com os grãos de uma forma mais plena e por mais tempo do que numa lavagem simples, imaginei que haveria uma maior efetividade.

Abs

Isso... é que a lavagem continua não passa 1x ou 2x pelos grãos, ela passa de forma contínua... Em geral isso acontece num intervalo de tempo razoável, digamos por 1h, com um fluxo lento, pra dar tempo de solubilizar o açucar, o batch sparge ja é um pouco mais rápido...

abraço
 
Tiago, na verdade isso causou uma pequena confusão aqui hehe...

Nesse caso é feita a recirculação do mosto normalmente até sua clarificação (~40-50min) e depois retira-se ele da panela a fim de iniciar o processo de lavagem? para só então efetuar a lavagem contínua (recirculando-a) por mais um período de 1h?

O que fiz até agora foi um tanto quanto 'errado' digamos assim, eu normalmente recirculo o mosto até sua clarificação, retiro-o da panela e após isso passo a água de lavagem 1x só na cama de grãos.

Abs
 
Tiago, na verdade isso causou uma pequena confusão aqui hehe...

Nesse caso é feita a recirculação do mosto normalmente até sua clarificação (~40-50min) e depois retira-se ele da panela a fim de iniciar o processo de lavagem? para só então efetuar a lavagem contínua (recirculando-a) por mais um período de 1h?

O que fiz até agora foi um tanto quanto 'errado' digamos assim, eu normalmente recirculo o mosto até sua clarificação, retiro-o da panela e após isso passo a água de lavagem 1x só na cama de grãos.

Abs

Com a lavagem contínua vc não chega a drenar o mosto primário (não lavado) completamente, vc drena parte dele, vai começar a adicionar água de lavagem quando o mosto estiver apenas alguns cm acima da cama de grãos, e regulando a entrada/saída de líquido vai mantendo mais ou menos esse nível até o momento de parar de adicionar água de lavagem e finalizar essa etapa, daí vc pode drenar tudo.

No batch sparge vc abre a saída da panela, drena todo o líquido, fecha novamente. Adiciona toda a água de lavagem, mistura tudo, recircula e drena novamente.

Não precisa recircular por 50min, pelo menos eu acho exagero... só recircular até nao estar muito sujo e já está bom...

Abraço
 
Com a lavagem contínua vc não chega a drenar o mosto primário (não lavado) completamente, vc drena parte dele, vai começar a adicionar água de lavagem quando o mosto estiver apenas alguns cm acima da cama de grãos, e regulando a entrada/saída de líquido vai mantendo mais ou menos esse nível até o momento de parar de adicionar água de lavagem e finalizar essa etapa, daí vc pode drenar tudo.

No batch sparge vc abre a saída da panela, drena todo o líquido, fecha novamente. Adiciona toda a água de lavagem, mistura tudo, recircula e drena novamente.

Não precisa recircular por 50min, pelo menos eu acho exagero... só recircular até nao estar muito sujo e já está bom...

Abraço

Compreendi Tiago, MUITO obrigado pela atenção, vou fazer umas alterações para minha próxima brassagem ;)

Abs
 
Aproveitando o assunto, quais os prejuízos da falta de recirculação? Na última brassagem meu mosto ficou bem turvo... Agora está há duas semanas no fermentador e parece razoavelmente claro e com gosto bom, ainda vou clarificar com gelatina, mas gostaria de saber no que esta leva pode ter sido prejudicada.

Só para explicar melhor meu processo: faço BIAB sem fundo falso. Se eu abro a válvula sem tirar o saco de grãos não sai quase nada, então não consigo recircular. Tenho que tirar o saco de grãos e drenar tudo mesmo. Aí coloco mais água, mexo bem, deixo 15min, tiro o saco de grãos e dreno tudo... Meu equipamento não tem volume pra fazer a mosturação com o total de água (FVM).

Falando em eficiência: sem lavagem a eficiência ficou nos 55%. Na penúltima brassagem lavei como citei acima. O mosto ficou razoavelmente claro e consegui aumentar para 65% de eficiência. Na última brassagem lavei da mesma forma, pedi para passar o grão duas vezes no moinho, consegui 80% de eficiência, mas o mosto ficou bem turvo. Não parecia fino demais, tinha bem pouca farinha. Fiz isso seguindo recomendações de várias fontes de usar moagem mais fina pra BIAB...
 
Cara, basicamente recircular antes de começar a filtrar faz com que você melhore a formação da cama de grãos, o que além de deixar o mosto mais límpido, normalmente aumenta a eficiência. É uma técnica clássica que só trás benefícios... não consigo ver motivo pra não fazer.

Abraço,
 
Obrigado Guenther! No meu caso o motivo de não fazer seria a impossibilidade mesmo.

Mas logo vou colocar um fundo falso e assim o problema será resolvido!
 
Galera, muito obrigado a todos que compartilharam suas opiniões aqui.

Consegui fazer (e muito bem) a lavagem dos grãos. Consegui uma eficiência de 70% (o que acredito ser boa para a primeira vez).

A lavagem foi realizada com 02 panelas e um balde fermentador (àgua na parte superior, grãos na parte intermediaria e balde na parte inferior). Com uma mangueira conectada em cada uma das panelas, ia drenando a água/mosto na mesma vazão, mantendo sempre um dedo de água acima da grain bed.

A bazuka que utilizei foi feita por mim mesmo e ficou excelente. A vazão era muito boa e a filtragem também. Quando levei o mosto à fervura não havia quase nada de sedimento :rockin:

É isso ae. obrigado mais uma vez a todos!

Grande abraço.
 

Latest posts

Back
Top