Dúvida em minha Primeira Cerveja artesanal

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

João Brenner

Member
Joined
Jun 9, 2020
Messages
8
Reaction score
0
Location
Vitória - Espírito Santo
Bom dia, quinta feira passada eu comecei a fazer a minha primeira cerveja artesanal só não sei se fiz de forma adequada e gostaria de saber o que eu errei e como deveria fazer na próxima para ter um resultado melhor.
Primeiramente os produtos que usei foram extrato de malte seco dme 500g, malte Crystal 200g, lúpulo cascade (usei metade 25g) e fermento US-05 (usei metade) e6L de água mineral.
IMG-20200525-WA0015.jpeg

Eu comprei água mineral joguei dentro de um balde fermentador para misturar o extrato com a água.
Triturei os grãos de malte e coloquei na panela para ferver com a água mineral( porém não controle a temperatura, o certo seria 60 graus né?) depois joguei o lúpulo (deixei 20 minutos fervendo)
Após esfriar um pouco joguei junto com a primeira mistura que estava no balde fermentador,
E quando não estava mais quente joguei o fermento e fechei.
Já tem 6 dias que está fermentando, eu abri no 2 dia pra ver como estava e deu pra perceber o cheiro forte do álcool e o cítrico do cascade, porém agora no quinto dia o cheiro do cítrico não está como antes, e o cheiro do álcool está mais fraco é normal isso?
 
Last edited:
Agora no momento não tenho como fazer o resfriamento da mesma pois o balde fermentador não cabe na minha geladeira
cara só fiz duas brassagens acho que os mais velhos vão ajudar melhor...
nunca usei extrato, mas na parte de grão tem umas coisas erradas ai.
a primeira são estapas que foram puladas.

1 passo a mosturação, que é variavel de receita para receita. mas normamente é na faxia de 65 a 68 graus, para converter os grãos, normalmente leva 60 minutos mas pode demorar um pouco mais. (isso em rampa unica, sem citar mash out ou qualquer outra coisa)

2 passo é a fervura, que é quando se retira os grãos e o mosto (é fevevido, para aumentar o açucar para as leveduras consumirarem e virar alcool). essa é em torno de 60 minutos também.. mas 30 minutos não daria errado também. a questão do lupulo depende muito da receita.

o cheiro forte de alcool pode ser alcool superiores pela falta de controle de temperatura, usa pelo menos um cooler com gelo e um termometro.. da para ajustar, se bem que ai no ES não é quente né... se conseguir manter em 20 graus não da tão ruim.

mano e agora vocÊ já começou, se não contaminou...vai sair breja, talvez não a melhor... mas vai sair breja com certeza.
 
Ola João..... não tenho experiencia suficiente ainda para corrigir o que vc fez ou deixou de fazer....vou te passar como fiz tb minha primeira breja com extrato seco que fiz em 03/2020 e ficou felomenal!

para 10 litros de água, que foi o tamanho que achei para comprar o galão e posteriormente usa-lo como fermentador....coloquei todos os 10 litros numa panela que até então era somente para feijoadas...kkkkk coloquei todo os 1kg do DME e fervi por uns 10 minutos, no meu caso usei lúpulo Centennial que amo de paixão. deixei resfriando de madrugada, panela tampada, e torcendo pra não contaminar pois não tinha e não tenho chiller (já estou na minha 9º e adorei o estilo "no chill")....neste momento hidratei a levedura e um conselho, adote essa pratica.....sempre hidrate suas leveduras, e tb não economize, da próxima vez que for fazer 5/6 litros pode colocar o sachê todo....hidratado sempre!! vai por mim... pesquise sobre como fazer um starter de leveduras.... fermentei dentro do galão da água de 10 litros sem airloc...somente com um papel alumínio cobrindo a boca......dentro de uma caixa de isopor..controlando com garrafas de gelo congeladas.... daquele jeitão.... mas pasme! ficou fantástica.

Eu particularmente optei em fazer minha primeira breja com 100% de extrato seco pq meu foco era pular a parte quente....e me dedicar e conhecer o processo de fermentação.....como vc adicionou grãos...tem que tratar como uma mostura normal.

acabei me empolgando no texto... espero que tenha captado a ideia...

Cheers!!!!!!
 
Ola João..... não tenho experiencia suficiente ainda para corrigir o que vc fez ou deixou de fazer....vou te passar como fiz tb minha primeira breja com extrato seco que fiz em 03/2020 e ficou felomenal!

para 10 litros de água, que foi o tamanho que achei para comprar o galão e posteriormente usa-lo como fermentador....coloquei todos os 10 litros numa panela que até então era somente para feijoadas...kkkkk coloquei todo os 1kg do DME e fervi por uns 10 minutos, no meu caso usei lúpulo Centennial que amo de paixão. deixei resfriando de madrugada, panela tampada, e torcendo pra não contaminar pois não tinha e não tenho chiller (já estou na minha 9º e adorei o estilo "no chill")....neste momento hidratei a levedura e um conselho, adote essa pratica.....sempre hidrate suas leveduras, e tb não economize, da próxima vez que for fazer 5/6 litros pode colocar o sachê todo....hidratado sempre!! vai por mim... pesquise sobre como fazer um starter de leveduras.... fermentei dentro do galão da água de 10 litros sem airloc...somente com um papel alumínio cobrindo a boca......dentro de uma caixa de isopor..controlando com garrafas de gelo congeladas.... daquele jeitão.... mas pasme! ficou fantástica.

Eu particularmente optei em fazer minha primeira breja com 100% de extrato seco pq meu foco era pular a parte quente....e me dedicar e conhecer o processo de fermentação.....como vc adicionou grãos...tem que tratar como uma mostura normal.

acabei me empolgando no texto... espero que tenha captado a ideia...

Cheers!!!!!!
Mano o meu eu fiz assim, depois de ter fervido as 200g em 1 litro de malte crystal e lupulo, em seguids eu joguei dentro do balde fermentador com airlock, onde ja tinha o extrato não fervido com 5 litros de água. Quando estava morno eu joguei o fermento. Porém eu não filtrei os grãos e nem o extrato , estou deixando para filtrar depois da fermentação. Já provei e percebi que não está contaminada, só o álcool que está fraco não sei se foi por causa da quantidade se fermento ou o que, mas não está azeda, nem com gosto de ferro nem nada. Só faltou msm foi mais álcool, já são 5 dias que ela está fermentando acho que vou deixar mais 2 dois aí vou filtrar lembrando sempre de sanitizar e engarrafar carbonatando
 
Mano o meu eu fiz assim, depois de ter fervido as 200g em 1 litro de malte crystal e lupulo, em seguids eu joguei dentro do balde fermentador com airlock, onde ja tinha o extrato não fervido com 5 litros de água. Quando estava morno eu joguei o fermento. Porém eu não filtrei os grãos e nem o extrato , estou deixando para filtrar depois da fermentação. Já provei e percebi que não está contaminada, só o álcool que está fraco não sei se foi por causa da quantidade se fermento ou o que, mas não está azeda, nem com gosto de ferro nem nada. Só faltou msm foi mais álcool, já são 5 dias que ela está fermentando acho que vou deixar mais 2 dois aí vou filtrar lembrando sempre de sanitizar e engarrafar carbonatando

Da próxima resfrie esse mosto para deixar para traz o trub quente, que são as impurezas e o lúpulo....pois isso interfere na qualidade e velocidade da sua fermentação...pelo que li e pesquiso nunca leve lúpulo para o inicio da fermentação...

pro fermentador tem que ir só o "nectar" limpo e filtrado....sem lupulo..nem trub, nem nada....qualquer coisa que queira adicionar e depois da fermentação principal....seja frutas..mel, ou lupulo no caso de dry hop...mas sempre na fermentação secundaria.

Que bom que não contaminou..... "todos os caminhos levam a Roma"..kkk...vai dar breja...fica sussa....

Abraço.
 
Fala galera!
Mesmo usando extrato, é sempre bom fever por uns 5 min.
O malte em grão é sempre preciso ter controle de temperatura, se não você não consegue retirar os açúcares fermentavel dele.
E é sempre bom também usar programa/app para calcular os ibus e quantidade de lúpulo.
E é normal sim a cerveja perder aroma do lúpulo.
 
Pessoal,bom dia!

Levar um pouco de trub quente para o fermentador não faz mal, em realidade é até benéfico para a levedura. O trub basicamente é proteína coagulada com lupulo e contém muitos nutrientes que a levedura usa na fase de crescimento exponencial.

Em relação ao processo, a maioria do açúcar fermentável vai vir do extrato, o malte cristal seria mais para ajuste de cor, aroma e sabor.
Mesmo fazendo uma mostura sem controle, não há problema porque ele não é um malte base que necessariamente precisaria de conversão enzimática do amido (em realidade, todos os maltes caramelo/cristal possuem baixo poder de conversão). Talvez você não tenha retirado todo o açúcar presente deste malte, mas a quantidade é tão pequena que não ficaria preocupado.

Em relação a fervura, sempre é bom ferver o extrato justamente para eliminar qual mínima possibilidade de contaminação (não precisa ser 60 minutos) e melhorar a dissolução do açúcar na água.

De toda forma, se está fermentando, já é um bom sinal!
Sobre os aromas, fique tranquilo! Os aromas de fermentação são bem diferentes dos aromas de cerveja, durante o processo muda muito.

Um abraço!
 
Fez tipo feijoada ou mocotó (coloca e cozinha tudo junto ). KKK
Vai sair cerveja. Sossega como disseram os outros colegas.
Veja vídeos sobre os demais processos no Youtube.
 
Olha como que ficou essa que tirei um pouco pra carbonatar
Fez tipo feijoada ou mocotó (coloca e cozinha tudo junto ). KKK
Vai sair cerveja. Sossega como disseram os outros colegas.
Veja vídeos sobre os demais processos no Youtube.
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Então meu mano, eu coloquei tudo no fermentador depois que vi que é bom ter uma bag!
É vivendo e aprendendo né kkkkkkk
Posso depois esterelizar uma peneira bem fina para poder filtrar ela?
 
Olha como que ficou essa que tirei um pouco pra carbonatar

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Então meu mano, eu coloquei tudo no fermentador depois que vi que é bom ter uma bag!
É vivendo e aprendendo né kkkkkkk
Posso depois esterelizar uma peneira bem fina para poder filtrar ela?

Sim, póde. Filtra com um chinoy (peneira de aço), se tiver ou conseguir, ou a peneira mais fina que tiver e melhor com um saco de voil também.
Depois volta para o fermentador com gelatina sem cor e sem sabor dissolvida (pacote 12gr em 200 ml de água fervida a 65 º).
Deixa a gelatina agir por 48 horas decantar o que sobrou no fundo, depois troca de balde (deixa o trub no fundo), depois priming e envase.
Tacalepau.
Se precisar, chama no whats (51-99977-4585);
André
 
Sempre é bom ferver ou pelo menos aquecer o extrato um pouco para pelo menos esterilizar.
Se for fazer "no chill" veja se a receito foi desenvolvida para isso. Se não use um bag para adicionar o lupulo e retire o bag com lupulo depois da fervura pois durante o resfriamento ainda ocorre isomerizacao e da mais amargor.
O malte não é bom ferver pois pode gerar adstringencia.
Quando mandar para o fermentador tem que tirar o malte e resto de lupulo. Nao ficou claro como vc fez.
Malte cristal teoricamente não depende de conversão de amido então no precisaria de um controle rigido de temperatura, mas i da pode liberar taninos e dar adstringencia,. Então compre um termometro, deve custar uns 30 reais e é uma peça essencial para fazer cerveja
 
Back
Top