Dúvida de iniciante

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Amorim

New Member
Joined
Jun 1, 2015
Messages
3
Reaction score
1
Boa noite senhores !!!

Estou aqui para pedir uma grande ajuda para vocês, estou na dúvida do kit que eu vou comprar, sou um pouco leigo nesse assunto ainda.
Eu pretendo comprar na alquimia da cerveja o meu kit, segue o link do kit;

http://alquimiadacerveja.com.br/cer...enburg/cervejaria_em_casa_wiesbaden_40_litros

Vou comprar por fora:

Termômetro -10° a 110°, 300 mm
Densímetro
Proveta de vidro
airlock

Outra dúvida , eu moro no Rj , alguém conhece uma loja que venda os ingredientes para produção e se existe o malte já moído para comercialização? Muito obrigado desde já !
 
Boa noite senhores !!!

Estou aqui para pedir uma grande ajuda para vocês, estou na dúvida do kit que eu vou comprar, sou um pouco leigo nesse assunto ainda.

Bem vindo ao mundo cervejeiro, Amorim!

Cara, antes de comprar qualquer coisa, tente aprofundar um pouco mais seus conhecimentos, assim você vai economizar dinheiro e aborrecimento.

Pesquise sobre os métodos de fazer cerveja, usando BIAB, Fundo Falso, Bazooka, HERMS...

Leia artigos, Blogs, os tópicos do Fórum, assista vídeos no Youtube...

Assim vai ficar muito mais fácil você definir que tipo de material é o mais adequado para você.

No Rio tem duas lojas, a Malte & Cia https://www.malteecia.com.br/

e a Malte & Arte http://www.malteearte.com.br/loja/index.php

Você pode ir em uma delas (ou nas duas) e conversar com o pessoal de lá, que já vai te esclarecer um monte de dúvidas, te mostrar o equipamento, etc...

Abraço
 
Opa Amorim beleza?
Cara, assim como você, eu também estou iniciando na arte de fazer cerveja na panela...

vou te passar a dica que me passaram quando cheguei aqui no forum:
1 - Leia o livro how to brew do john palmer, existe uma versão dele traduzida na net, caso o seu inglês não for dos melhores (meu caso por exemplo). Este livro é leitura obrigatória e muito dos seus conceitos são largamente difundidos aqui no forum.

2 - Leia os tópicos fixos de cada area do forum... em especial aos tópicos fixos na area de iniciantes e fermentação, que na minha humilde visão, são os mais importantes para quem tá iniciando (nosso caso)

3 - Seja meticuloso e paciente. A paciencia é aliada do cervejeiro... não tenha pressa. Já percebi que a maioria dos erros que ocorre durante a preparação ou é por falta de conhecimento ou por falta de paciência.

Abçs!!
 
Boa noite senhores !!!

Estou aqui para pedir uma grande ajuda para vocês, estou na dúvida do kit que eu vou comprar, sou um pouco leigo nesse assunto ainda.
Eu pretendo comprar na alquimia da cerveja o meu kit, segue o link do kit;

http://alquimiadacerveja.com.br/cer...enburg/cervejaria_em_casa_wiesbaden_40_litros

Vou comprar por fora:

Termômetro -10° a 110°, 300 mm
Densímetro
Proveta de vidro
airlock

Outra dúvida , eu moro no Rj , alguém conhece uma loja que venda os ingredientes para produção e se existe o malte já moído para comercialização? Muito obrigado desde já !


O pessoal comentou algumas coisas, é bom saber o que está comprando para evitar aborrecimentos depois. Também tentei comprar um kit pronto na primeira vez, fui nessa loja também, a intenção deles é fazer um kit que a primeira vista parece mais barato que nas outras lojas, porém quando você começa a fazer e entender descobre que na prática não é bem assim. Por exemplo esse do seu link é somente para produção utilizando extrato de malte, é importante prestar atenção nisso. Extrato é ainda difícil de encontrar no Brasil, se for comprar extrato deles você terá insumos de qualidade duvidosa e armazenamento inadequado como o fracionamento de pacotes de levedura (tudo para vender mais barato um kit).

Dito isso, aconselho acompanhar brassagem de alguém, um conhecido se tiver, visitar uma Acerva, enfim, entender os diferentes métodos de produção. Após entender melhor você terá condições de comprar o que realmente precisa.
 
esse kit de "40 litros" é mentiroso. Com estes equipamentos:

- Fermentador com torneira e borbulhador (20 Litros) - 3 Unidades
- Caldeirão Simples 2mm 45,2 Litros - Com Torneira

tu NÃO FAZ 40 litros de cerveja nem a pau. Com um caldeirão de 45,2 litros, se tu fizer 36 litros finais tu tá no lucro. A tendência é que tu faças algo em torno de 34 ~ 35 litros no fermentador e 33 ~ 34 litros envasados.
Tu perde:
- não conseguindo encher totalmente a panela (vai conseguir no máximo uns 44 litros)
- na diminuição do volume na hora do resfriamento (uns 4% - 1,5 a 2 litros)
- na evaporação da água - varia com a intensidade da fervura, mas no mínumo de 4 a 5 litros
- no trub - em uma panela de 45 litros, pelo menos uns 2,5 litros
somando todas as perdas - (1,5 ou 2) + 5 + 2,5 - 9 ~ 9,5 litros. 44 - 9 = 35 litros. Se tu for usar 2 baldes de 20 litros, tu ainda perde cerca de 0,5 a 1 litro na lama do fundo do fermentador. Na melhor das hipóteses, mais 1 litro. Então esteja ciente que tu não está comprando um kit para 40 litros FINAIS, tu tá comprando um kit para 33 ~ 34 litros finais. Eu, por exemplo, me puxando muito, faço 20 litros no fermentador e 19 litros finais com uma panela de 27,2 litros pra fervura.

E outra questão é:
Porque fermentar em 2 baldes de 20 litros se tu pode usar uma bombona e fermentar tudo de uma vez?
Pode deixar que eu respondo. Não tem porque.. Quando tu estudar um pouco mais, tu vai ver que é parte fundamental do processo o controle de temperatura. Daí, tu vai ver que pra realmente controlar a temperatura, tu vai precisar de uma geladeira ou freezer acionado por um controlador de temperatura. Daí tu vai ver que tu só consegue controlar a temperatura da fermentação com rigor em um fermentador. Ou seja, dos 34 litros que tu produzir, 17 vão ter a temperatura bem controlada, e os outros 17 não. Daí tu vai perceber que o mais correto seria ter um fermentador único para os 34 litros que o teu kit permite produzir, vai vender teus baldes ou dar outra utilização pra eles, e vai comprar uma bombona de 50 litros.
Sendo assim, não, não é indicado comprar este kit. O melhor é comprar os itens separados, até porque a alquimia não dá desconto se comprar o kit completo ou item a item, pode fazer o cálculo.

Outros detalhes:
- Tu vai pagar um bom frete pro RJ. Veja os preços nas lojas da tua cidade, a diferença do frete deve compensar. Se quiser economizar, pode comprar equipamentos em lojas não cervejeiras.
- Pense em como tu vai fazer pra ferver (fogareiro, fogão industrial ou resistência elétrica, que é mais complexo). Tu não vai conseguir ferver 50 litros de mosto (o que é necessário pra 40 litros finais) no fogão de casa
- como tu vai resfriar o mosto. 40 litros precisa ao menos de um chiller comum, e já nem é tão eficiente.
- não tem elemento filtrante neste kit. Terias que comprar voal em uma loja de tecidos para fazer por BIAB, método mais simples e barato.
- tem MUITA COISA pra se comprar antes de comprar um Coador chinoy, que eles vendem por R$ 41,40.
- Abridor de balde - também não precisa. podes abrir o balde com um pouco de cuidade com uma colher. Mais uns R$ 20,00 jogados fora. O melhor mesmo é comprar bombona de 50 litros.

com estes R$ 60,00, tu já pode quase comprar um controlador de temperatura TIC17 (custa uns R$ 70,00).

Se tu quer fazer 40 litros de cerveja com tranquilidade (sem risco de transbordar na fervura nem depois na fermentação, pela atividade do fermento) compre um caldeirão com pelo menos uns 55 ~ 56, uma bombona de 50 litros pra fermentação e uma bombona de 50 litros pra envase (esta até poderia ser substituída por balde)
 
1. Kit não eras. Ao meu ver, o ideal é tu estudar os processos, definir quais tu vai utilizar, fazer uma lista do que tu vai precisar para dar conta disso, e comprar as coisas de forma avulsa (às vezes até mesmo em lojas não necessariamente exclusivas de cerveja).

2. A fama da loja do teu link não é das melhores quanto à manipulação indevida de insumos - principalmente leveduras. Dá uma pesquisada aí no Google que tu vai ver.

Abraços! :rockin:
 
Meus amigos, muito obrigado pela ajuda de vocês, realmente eu iria fazer uma compra errada como os senhores falaram... Então vocês acham melhor eu comprar os equipamentos por fora? Queria pedir uma grande opinião de vocês, vou falar a real, sempre fui amante de bebidas e tal, o meu pai fechou um restaurante dele, e ele me deu 2 panelas enormes, não sei nem quantos litros elas é... gostaria de poder mandar umas fotos delas para vocês me falarem se é boa, só que não sei nem por uma foto aqui nesse poster para vocês darem uma olhada, Acredito que a capacidade seja acima de 70 litros, ele me deu também uma geladeira, frizer com termostato já nela, me deu umas 2 escumadeiras de alumínio muito boa, balança de precisão e me arrumou 14 caixas de cerveja, onde eu moro é um sitio da minha família e eu tenho um bom espaço para montar a minha cozinha... Meu pai montou um bar, de beira de rua em uma comunidade aqui no rio mesmo, ele já tem esse bar ah um bom tempo,deve ter uns 18 anos já... e esse bar é muito conhecido pelas bebidas que meu pai inventa , as bebidas feitas de cipó cravo, essas coisas, e ele me deu essa ideia de aprender a fazer a nossa própria cerveja, lógico que de inicia eu preciso aprender muitas coisas e uma delas é poder montar meu kit da forma certa, queria pedir desculpas por estar aqui detalhando esse meu plano para vocês, e eu ficaria muito feliz de poder realizar esse desejo do meu pai... e já esta feito o convite para vocês, caso alguém esteja pelo rio , só entrar em contato comigo para marcar de conhecer esse bar do meu pai... se for pedir de mais, gostaria de ter uma lista de todos os equipamentos que eu preciso para pode começar.
Muito obrigado Amigo...
 
Boa noite senhores !!!

Estou aqui para pedir uma grande ajuda para vocês, estou na dúvida do kit que eu vou comprar, sou um pouco leigo nesse assunto ainda.
Eu pretendo comprar na alquimia da cerveja o meu kit, segue o link do kit;

http://alquimiadacerveja.com.br/cer...enburg/cervejaria_em_casa_wiesbaden_40_litros

Vou comprar por fora:

Termômetro -10° a 110°, 300 mm
Densímetro
Proveta de vidro
airlock

Outra dúvida , eu moro no Rj , alguém conhece uma loja que venda os ingredientes para produção e se existe o malte já moído para comercialização? Muito obrigado desde já !

Eu tenho ajudado alguns amigos a montar material para fazer cerveja e sempre dou o mesmo conselho a todos.

Comece simples, incremente quando tiver conhecimento, necessidade ou vontade de faze-lo.

É muito fácil para nós, inciantes, cair no glamour de produzir 40 litros de cerveja ou ter um equipamento completo e reluzente sem o preparo para manusea-lo.

Com o tempo, você percebe que metade das traquitanas que comprou ficam no fundo da gaveta, porque dão trabalho pra usar/sanitizar ou porque você arrumou um método melhor de fazer ou porque simplesmente não precisa (eu fiz isso com torneiras, airlocks e teste de iodo, hop bag e por ai vai...).

Independente da qualidade da loja (que é ruim), esse kit foi montado por gente que não faz cerveja. Não vale o que custa, e vai criar problemas que você não precisa (como fermentar em 2 vessels diferentes).

Com 600 reais, você monta um conjunto melhor. Não moro no rio, mas sei que tem boas lojas por aí. Dá uma pesquisada que você acha.
 
ah, e lê este link:
http://www.homebrewtalk.com.br/announcement.php?f=&a=50

Dúvida de iniciante não é o título ideal pro teu tópico. É um título genérico e que confunde as pesquisas ou quem está a fim de contribuir contigo.
Apesar de ser uma "dúvida de iniciante", o título poderia ser algo como "dúvida em quais equipamentos comprar".

Outra recomendação. Já tem MUITOS tópicos com esta dúvida. Antes de criar o seu, leia os outros. É provável que neste quesito muitos já tiveram a mesma dúvida que tu. E que outros vão dar a mesma resposta já dada. Isso facilita a vida de quem quer contribuir a não terem que dar diversas vezes a mesma resposta aos mesmos assuntos ;). Se restar alguma dúvida, aí crie um novo tópico...

Abaixo links com perguntas similares:
http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=405325 - inclusive a 1ª resposta é minha, e falo a mesma coisa em relação a capacidades de panela. Se caldeirão de 22 não faz 20, de 45 não vai fazer 40...
http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=402628
http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=404935
 
Meus amigos, muito obrigado pela ajuda de vocês, realmente eu iria fazer uma compra errada como os senhores falaram... Então vocês acham melhor eu comprar os equipamentos por fora? Queria pedir uma grande opinião de vocês, vou falar a real, sempre fui amante de bebidas e tal, o meu pai fechou um restaurante dele, e ele me deu 2 panelas enormes, não sei nem quantos litros elas é... gostaria de poder mandar umas fotos delas para vocês me falarem se é boa, só que não sei nem por uma foto aqui nesse poster para vocês darem uma olhada, Acredito que a capacidade seja acima de 70 litros, ele me deu também uma geladeira, frizer com termostato já nela, me deu umas 2 escumadeiras de alumínio muito boa, balança de precisão e me arrumou 14 caixas de cerveja, onde eu moro é um sitio da minha família e eu tenho um bom espaço para montar a minha cozinha... Meu pai montou um bar, de beira de rua em uma comunidade aqui no rio mesmo, ele já tem esse bar ah um bom tempo,deve ter uns 18 anos já... e esse bar é muito conhecido pelas bebidas que meu pai inventa , as bebidas feitas de cipó cravo, essas coisas, e ele me deu essa ideia de aprender a fazer a nossa própria cerveja, lógico que de inicia eu preciso aprender muitas coisas e uma delas é poder montar meu kit da forma certa, queria pedir desculpas por estar aqui detalhando esse meu plano para vocês, e eu ficaria muito feliz de poder realizar esse desejo do meu pai... e já esta feito o convite para vocês, caso alguém esteja pelo rio , só entrar em contato comigo para marcar de conhecer esse bar do meu pai... se for pedir de mais, gostaria de ter uma lista de todos os equipamentos que eu preciso para pode começar.
Muito obrigado Amigo...

Não existe uma lista pronta. Vai das preferências do cervejeiro, grana que ele está disposto a investir, espaço que ele tem, mão de obra que ele quer dispender, etc. Exemplo, eu uso válvulas em todas as panelas, fermentador e balde pra priming. Tem gente que prefere sifonar. Tem gente que prefere mais eficiência e usa fundo falso ou panelas automatizadas. Tem gente que prefere gastar menos em equipamento e fazer cerveja de forma mais simples, e usa BIAB. Então não tem certo ou errado, portanto, não tem lista pronta. Eu iniciaria (e iniciei) com BIAB. Mais barato e prático. daí tu vai vendo onde investir mais...

lê os tópicos que te indiquei acima que já tem boas discussões sobre a necessidade. Eu concordo com o jalexandre. Gaste pouco inicialmente e FAÇA. daí tu vai ver o que realmente é necessário

Sobre reutilizar equipamentos, não é muito interessante. Pode utilizar, mas pode comprometer tua cerveja. Pequenos resíduos de gordura (que podem ficar encrustados em riscos nas panelas, por exemplo) podem acabar com a tua cerveja. O ideal é que o equipamento seja novo e utilizado exclusivamente para a cerveja. Mas o risco é seu, lembrado que 40 litros de cerveja vai te custar em insumos cerca de R$ 100,00 e mais umas boas 20 horas entre produção, controle, sanitização de garrafas, priming e envase.

ah, e é ilegal vender cerveja sem os devidos registros nos órgãos competentes (MAPA, vigilância sanitária, etc.)
 
Entendi amigos, blz ... vou dar uma lida nos tópicos e vou analisar o melhor para a minha produção. Muito Obrigado!!!
 
Back
Top