Dúvida Cold Crash

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Alemaoback

Member
Joined
Jun 18, 2015
Messages
16
Reaction score
3
Antes de mais nada já li sobre que o Guenther escreveu:

Cold Crash - É o ato de baixar a temperatura do fermentador de uma vez só, ou seja, por exemplo, de 20 e poucos, para 1 grau, sem fazer escalas de "baixar X graus por dia". Dando um exemplo prático e comum, depois da fermentação secundária de uma Ale que está lá pelos seus 25 graus, você seta o termostato da geladeira para 3 graus (ou qualquer outra temperatura fria, zero, 1 grau, 5 graus), que vai fazer a geladeira/freezer trabalhar sem parar até fazer o líquido chegar naquela temperatura. Isso é "fazer um cold-crash".

Clarificação - quanto tempo? - Primeiro é preciso entender que, assim que a cerveja parou de fermentar, o processo de clarificação, ou seja, decantação de resíduos, células, proteínas, etc, é constante. Isso vai acontecer pra sempre (assim como a maturação, cuja explicação vem depois). O que fazemos nada mais é do que um ESTÍMULO para que essa decantação ocorra mais rápido, baixando a temperatura do líquido. É interessante fazer isso antes de envasar pois dessa forma levamos muito menos células e resíduos para as garrafas e barris, fazendo com que, com o tempo, muito menos borra seja gerada no fundo. Quanto tempo? Pela minha experiência, no mínimo uma semana. Novamente, eu, Guenther, sempre tendo a fazer as coisas com MUITA calma, e tendo a estender todos os processos que podem beneficiar a minha cerveja se demorarem mais, então, como disse, eu deixo no mínimo uma semana, mas muitas vezes já embarrilei somente depois de meses com a cerveja clarificando/maturando dentro do fermentador. Se fosse engarrafar num caso desses, provavelmente teria que adicionar mais fermento. Ah, e não esperem que a cerveja fique cristalina ainda no fermentador/maturador, isso é só pra tirar o excesso. A cerveja só vai ficar cristal mesmo depois que estiver sob a pressão do CO² depois engarrafar/embarrilar, isso sim, acelera muito a decantação dos resíduos.

Sabendo disso gostaria de saber qual a melhor forma de fazer o cold crash após a fermentação secundária. A leva que estou fazendo é uma Viena lager, pretendo realizar o consumo do diacetil a 16º, após esse processo pretendo clarificar. Qual melhor opção?

1) baixar a temperatura de uma vez só como descrito ali no cold crash até 0º;

2) baixar gradativamente (1º a 2º dia) até chegar a 0º.

obs.: Irei realizar o primming na garrafa. Período de clarificação acredito uma semana ou duas.

minha dúvida na primeira opção é ocasionar a morte das leveduras e elas não consumirem o açucar na realização do primming na garrafa. Não pretendo comprar mais fermento. E na segunda opção irá dar um resultado satisfatório?

Grato pela atenção!
 
levedura não morre assim e cold crash eh uma pancada mesmo, não é gradual. vlw.
 
A descida de temperatura mais lenta só é recomendado pelo que já vi quando você pretende reutilizar o fermento, se não, tanto faz.

Mas isso é questão de saúde das leveduras pra fermentar outra leva inteira, elas vão comer o açúcar do priming sem problemas.
 
Faça o cold break direto, por exemplo de 25 a 1° (eu não setaria a 0c° pelo risco de congelamento)!
Abraço.
 
Já notei o seguinte : se você colocar zero C no TIC, e partir de 20C, por exemplo, a temperatura vai chegar a menos que isso por causa da "inércia térmica". Eu costumo fazer o seguinte: baixo para 5C, quando está abaixo disso passo para 2 e depois chego a 1. Em geral, leva menos de 1 1/2 para isso, só mexo no TIC quando estou em casa.
 
Galera to com uma dúvida, to com uma weiss a 10 dias a 4 graus, vocês acham que precisa colocar mais levedura para carbonatar?
 
Já notei o seguinte : se você colocar zero C no TIC, e partir de 20C, por exemplo, a temperatura vai chegar a menos que isso por causa da "inércia térmica". Eu costumo fazer o seguinte: baixo para 5C, quando está abaixo disso passo para 2 e depois chego a 1. Em geral, leva menos de 1 1/2 para isso, só mexo no TIC quando estou em casa.
Perfeito... cada refrigerador/freezer tem uma inércia térmica diferente.

Em casa tenho um freezer vertical onde fermento que já notei que preciso deixar a 1o grau quando faço cold-crash.... se deixar a zero, algumas cervejas já congelaram levemente justamente pela inércia.
 
Antes de mais nada já li sobre que o Guenther escreveu:

Cold Crash - É o ato de baixar a temperatura do fermentador de uma vez só, ou seja, por exemplo, de 20 e poucos, para 1 grau, sem fazer escalas de "baixar X graus por dia". Dando um exemplo prático e comum, depois da fermentação secundária de uma Ale que está lá pelos seus 25 graus, você seta o termostato da geladeira para 3 graus (ou qualquer outra temperatura fria, zero, 1 grau, 5 graus), que vai fazer a geladeira/freezer trabalhar sem parar até fazer o líquido chegar naquela temperatura. Isso é "fazer um cold-crash".

Clarificação - quanto tempo? - Primeiro é preciso entender que, assim que a cerveja parou de fermentar, o processo de clarificação, ou seja, decantação de resíduos, células, proteínas, etc, é constante. Isso vai acontecer pra sempre (assim como a maturação, cuja explicação vem depois). O que fazemos nada mais é do que um ESTÍMULO para que essa decantação ocorra mais rápido, baixando a temperatura do líquido. É interessante fazer isso antes de envasar pois dessa forma levamos muito menos células e resíduos para as garrafas e barris, fazendo com que, com o tempo, muito menos borra seja gerada no fundo. Quanto tempo? Pela minha experiência, no mínimo uma semana. Novamente, eu, Guenther, sempre tendo a fazer as coisas com MUITA calma, e tendo a estender todos os processos que podem beneficiar a minha cerveja se demorarem mais, então, como disse, eu deixo no mínimo uma semana, mas muitas vezes já embarrilei somente depois de meses com a cerveja clarificando/maturando dentro do fermentador. Se fosse engarrafar num caso desses, provavelmente teria que adicionar mais fermento. Ah, e não esperem que a cerveja fique cristalina ainda no fermentador/maturador, isso é só pra tirar o excesso. A cerveja só vai ficar cristal mesmo depois que estiver sob a pressão do CO² depois engarrafar/embarrilar, isso sim, acelera muito a decantação dos resíduos.

Sabendo disso gostaria de saber qual a melhor forma de fazer o cold crash após a fermentação secundária. A leva que estou fazendo é uma Viena lager, pretendo realizar o consumo do diacetil a 16º, após esse processo pretendo clarificar. Qual melhor opção?

1) baixar a temperatura de uma vez só como descrito ali no cold crash até 0º;

2) baixar gradativamente (1º a 2º dia) até chegar a 0º.

obs.: Irei realizar o primming na garrafa. Período de clarificação acredito uma semana ou duas.

minha dúvida na primeira opção é ocasionar a morte das leveduras e elas não consumirem o açucar na realização do primming na garrafa. Não pretendo comprar mais fermento. E na segunda opção irá dar um resultado satisfatório?

Grato pela atenção!
Não mudo nada do que já havia dito no texto..... pode baixar direto o máximo que puder, desde que não congele a cerveja. Se você pode baixar direto pra 1, 0, -1.... sem congelar, aí é você que vai descobrir. Tenho um freezer em casa que se baixar direto pra 0, ele congela levemente. Já se baixar pra 1, e depois sim baixar pra 0 ou -1, aí não congela.

Abraço,
 
Guenther,

E com relação ao reaproveitamento das leveduras? Se desejar fazê-lo é prejudicial o cold crash?
Como auxiliar a clarificação no caso de desejar reaproveitar as leveduras?

Abraço,
Marcelo.
 
Guenther,

E com relação ao reaproveitamento das leveduras? Se desejar fazê-lo é prejudicial o cold crash?
Como auxiliar a clarificação no caso de desejar reaproveitar as leveduras?

Abraço,
Marcelo.
A perfeição seria baixar aos poucos, mas cara... baixa aos poucos vai fazer milagre na questão de reaproveitar? Não. Então, não é preciso supervalorizar isso.

Uma coisa é um cold-crash de 30 minutos, outra coisa, de 15 horas.. como é a maioria dos casos em geladeiras, etc. Mesmo com freezer demora várias horas.

Resumindo, não é preciso se preocupar demasiadamente com isso... há vários outros cuidados no reaproveitamento que vão fazer dezenas de vezes mais diferença, como oxigenação do mosto na hora de inocular, etc.

Abraço,
 
A perfeição seria baixar aos poucos, mas cara... baixa aos poucos vai fazer milagre na questão de reaproveitar? Não. Então, não é preciso supervalorizar isso.

Uma coisa é um cold-crash de 30 minutos, outra coisa, de 15 horas.. como é a maioria dos casos em geladeiras, etc. Mesmo com freezer demora várias horas.

Resumindo, não é preciso se preocupar demasiadamente com isso... há vários outros cuidados no reaproveitamento que vão fazer dezenas de vezes mais diferença, como oxigenação do mosto na hora de inocular, etc.

Abraço,



Certo, valeu!

Abraço.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Apenas para ilustrar o tempo que decorre para o cold-crash usando uma geladeira "normal", segue o gráfico de temperatura da ultima leva... ao termino da fermentação secundaria com a temperatura aos 23.5ºC setei o TIC-17 para 0°C as 20:30 de ontem, agora as 16:50 esta em 1.15°C... Espero que o compressor da minha geladeira não abra o bico porque são mais de 20h ligado direto.

https://thingspeak.com/channels/150597

[ ] 's
 

Attachments

  • Sem título.png
    Sem título.png
    6 KB · Views: 247
Perfeito... cada refrigerador/freezer tem uma inércia térmica diferente.

Em casa tenho um freezer vertical onde fermento que já notei que preciso deixar a 1o grau quando faço cold-crash.... se deixar a zero, algumas cervejas já congelaram levemente justamente pela inércia.

Guenther, lendo o seu (ótimo) tópico sobre fermentação e juntando algumas informações adicionais, cheguei ao seguinte processo que pretendo seguir:

Estou com uma Premium American Lager fermentando (a 11,5 graus)...já em fase final de atenuação. Minha dúvida é sobre a maturação. Você recomendaria o procedimento abaixo, a ser iniciado após terminada a atenuação?:

- Elevação da temperatura a 16 graus por 7 dias
- Cold-crash a 2 graus por mais 3 dias
- Engarrafamento / Primming

Sempre li que lagers são mais demoradas...mas esse processo está me parecendo bem tranquilo.

Aproveitando, você poderia dar uma mini aula aqui sobre o motivo de levarmos a temperatura da lager a uma temperatura tão mais alta (16 graus)...

Obrigado!
 
Não sou o Guenther mas gosto de fazer lagers e acho que posso contribuir.

O motivo de aumentar a temperatura no final da fermentação é o mais fácil: isso aumenta o metabolismo das leveduras e elas podem mais rapidamente consumir os subprodutos da fermentação. O diacetil é o mais famoso deles, algumas deixam bastante de aromas sulfurosos. Eu não espero a fermentação acabar. Com cerca de 75% dela já encaminhada, já começo a subir a temperatura e vou até mais que 16C.

A fermentação da lager é um pouco mais demorada por conta do metabolismo, já que fermenta em temperatura mais baixa. Esse esquema "tranquilo" que você colocou faz cerveja, provavelmente melhor que a Skol 360, mas não tem exatamente o "lagering", que é o tempo em baixa temperatura, após a fermentação, em que a lager deve ser deixada para sedimentação e arredondamento e desenvolvimento dos sabores. Isso é chamado de condicionamento ou maturação. Esse deve ocorrer em uma temperatura mais baixa que a que você vai servir a cerveja, para deixá-la limpa.

Não carbonato minhas lagers com menos de 5 semanas desde a brassagem. 2/3 semanas de primária, o resto de lagering até observar o sabor e a cor. Uma semana a mais de carbonatação forçada. Estou no final da fermentação de uma Baltic Porter com 10% de ABV. Minha previsão é de engarrafá-la em junho/julho.
 
Guenther, lendo o seu (ótimo) tópico sobre fermentação e juntando algumas informações adicionais, cheguei ao seguinte processo que pretendo seguir:

Estou com uma Premium American Lager fermentando (a 11,5 graus)...já em fase final de atenuação. Minha dúvida é sobre a maturação. Você recomendaria o procedimento abaixo, a ser iniciado após terminada a atenuação?:

- Elevação da temperatura a 16 graus por 7 dias
- Cold-crash a 2 graus por mais 3 dias
- Engarrafamento / Primming

Sempre li que lagers são mais demoradas...mas esse processo está me parecendo bem tranquilo.

Aproveitando, você poderia dar uma mini aula aqui sobre o motivo de levarmos a temperatura da lager a uma temperatura tão mais alta (16 graus)...

Obrigado!
Eu deixaria em baixa temperatura antes de engarrafar por semanas...
 
Guenther, desculpe mas não entendi o seu texto.

Vc quis dizer

"Eu deixaria em baixa temperatura por semanas antes de engarrafar" ?

É isso? Pois em momento nenhum pensei em deixar muito tempo na garrafa

Enviado de meu XT1225 usando Tapatalk
 
Back
Top