Dúvida básica Água

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

mateusinfo

Well-Known Member
Joined
Apr 15, 2014
Messages
142
Reaction score
29
Bom dia.

faço levas de 20 litros e pela primeira vez pretendo tratar a água, apenas o bem básico.

Tenho um filtro pequeno de carvão ativado, uso uma vazão bem baixa para garantir que filtre melhor.

Minha dúvida está no PH. Posso utilizar um kit de aquário para medir e regular o PH existe algum acidificante e um alcalinizante mais recomendados ou posso utilizar um acidificante de aquário e como alcalinizante bicarbonato?

Obrigado.
 
Olá Mateusinfo

Eu também uso água da rede com filtro de carvão ativado e mantenho uma vazão baixa pra ir bem de boa.
Comprei dos EUA um PH stabilizer...ao meu ver o resultado nas minhas brassagens só melhorou. Além dele não uso mais nada na água.

Abraço
 
Olá Mateusinfo

Eu também uso água da rede com filtro de carvão ativado e mantenho uma vazão baixa pra ir bem de boa.
Comprei dos EUA um PH stabilizer...ao meu ver o resultado nas minhas brassagens só melhorou. Além dele não uso mais nada na água.

Abraço

Pretendo comprar pelo ebay o PH stabilizer, porém quero brassar este final de semana e gostaria de já fazer este controle.
 
Cara, tanto podes utilizar o pH Stabilizer, quanto ácido lático, ou ácido fosfórico pra acidificar, já que dificilmente terás de aumentar o pH de qualquer água.

No geral, usando uma água cujo pH vai até 7, estourando 7,5, não há necessidade de corrigir a água para a mosturação.

Já a água da lavagem, toda a literatura diz pra deixar acidificar também e deixar no máximo por volta dos 6, mas, novamente, uma coisa é a "teoria perfeita", outra coisa é prática, e a IMENSA maioria das pessoas que conheço não fazem correção do pH da água da lavagem, e as cervejas não ficam adstringentes ou com taninos.

Abraço,
 
Mas em cervejas escuras é mais perceptível isso correto?

Vejo pelas q eu fiz sem e com correção de pH na agua do sparge. Visto que o pH da agua daqui ficam em 7,0-7,5, as que eu corrigi mudou drasticamente.

Mesmo eu utilizando maltes modificados em outras receitas o pH não baixa o suficiente p a faixa ideal. Sempre tenho que corrigir com acido lático.
 
Maltes escuros tendem a acidificar mais. Já vi algumas literaturas que recomendam não corrigir (baixar o pH) da água do sparge quando estiver fazendo cervejas com muitos maltes escuros.
 
Galera, também uso um filtro de carvão ativado simples e nunca pensei nessa questão de manter uma baixa vazão para melhorar a filtragem. Realmente tem diferença?

Outra coisa ... segundo as especificações do filtro, ele consegue filtrar 75% do cloro. Será que o restante evapora durante o processo de aquecimento até a temperatura inicial de infusão (72-74C)?
 
Sim, a vazão é importante pois o filtro de carvão ativado funciona por adsorção (adesão física ou química das moléculas) e não por retenção física (tipo peneira). Por isto ligando dois ou mais filtros em série tu consegue eliminar praticamente todo o cloro. Também é importante observar a validade do refil (em geral 6 meses) pois com o tempo o mesmo perde eficiência.
Quanto a volatilização, acredito que o pouco cloro que restou após a filtragem vai evaporar com o aquecimento sim.
 
Sim, a vazão é importante pois o filtro de carvão ativado funciona por adsorção (adesão física ou química das moléculas) e não por retenção física (tipo peneira). Por isto ligando dois ou mais filtros em série tu consegue eliminar praticamente todo o cloro. Também é importante observar a validade do refil (em geral 6 meses) pois com o tempo o mesmo perde eficiência.
Quanto a volatilização, acredito que o pouco cloro que restou após a filtragem vai evaporar com o aquecimento sim.

Perfeito, Zé. Muito obrigado pelas dicas.
 
Back
Top