Dúvida - Aveia

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

rrespindola1

Well-Known Member
Joined
Apr 25, 2017
Messages
59
Reaction score
5
Pessoal amanhã vou fazer 30L de uma Belgian Blond Ale.
Uso nesse caso 1 ou 2 pacotes de 200gr de aveia?
A receita é:
7,5kg malte pilsener
1,5kg malte Munich
38gr Magnum 60"
15gr Saaz 0"
15br Styrian Goldings 0"
1pct Abbey Ale BE 256
 
Eu já vi um artigo do Concerveja que diz que se deve usar no máximo 1% de aveia no grist de maltes, mas já fiz uma stout que tinha 30%! rs

Enfim, eu colocaria um pouco SIM. No seu grist não vejo nada que tenha um bom teor de proteínas, então eu colocaria pelo menos dois pacotes para dar uma melhorada na espuma.

Um amigo meu sempre briga comigo quando falo de rampas de temperatura, mas vou deixar a minha experiência aqui: Quando coloco aveia ou quando estou trabalhando com grãos com maior teor de proteínas, sempre faço rampa proteica. Inclusive isso está bem detalhado no livro do Palmer, acho que é uma boa referência.

Flw!
 
Aveia da uma sensação de oleosidade, que é o contrário do quer você quer num blond, que deve ser seco. Malte de trigo é melhor. Ou cevada em flocos. Aveia e malte de aveia fica melhor em stout ou new england IPA.
 
Pessoal amanhã vou fazer 30L de uma Belgian Blond Ale.
Uso nesse caso 1 ou 2 pacotes de 200gr de aveia?
A receita é:
7,5kg malte pilsener
1,5kg malte Munich
38gr Magnum 60"
15gr Saaz 0"
15br Styrian Goldings 0"
1pct Abbey Ale BE 256
Já usei aveia inúmeras vezes aveia em Blondes, etc. Teste! Escolha uma quantidade, use, e avalie... não siga só o que te dizem, descubra suas próprias conclusões.

Sobre espuma, lembre sempre: toda a cerveja, independentemente dos maltes, tem que ter espuma ótima. Se não tem, é algum problema de processo, não dos ingredientes. Vejo MUITA gente que, quando não tem espuma boa, já pensa "vou colocar um trigo ou aveia na próxima pra ter uma espuma boa", e infelizmente muita gente recomenda isso.... mas na verdade estão tentando remediar um problema de processo, com um ingrediente, e não é preciso isso.

Na minha opinião, use aveia principalmente se quer o GOSTO da aveia, que é bem característico. Já usei testei aveia em tudo que é tipo de estilo, e em alguns achei interessante, outros nem tanto, e assim vai. Teste... e tire suas conclusões, só por favor, não siga regras de "use em tal estilo, e não use naquilo".......... estilos foram criados para descrever cervejas que já existiam, e que foram criadas do nada, sem pensar em nenhum estilo, já que eles não existiam..... :fro:

Abraço,
 
Last edited:
Muito show essa frase!:"estilos foram criados para descrever cervejas que já existiam, e que foram criadas do nada, sem pensar em nenhum estilo, já que eles não existiam.....". Perfeito, é isso aí.

Mas, quanto à receita:
Minha primeira cerveja foi uma Belgian Blond Ale. Fiz uma receita pra 40 litros, mas rendeu só 23 litros. Usei 1kg de aveia.

Acho que foi a melhor cerveja que já fiz, apesar de ter ficado mais parecida com uma Tripel. hehehehehe

Depois disso, uso bastante aveia e gosto do resultado.

Abraço
 
Concordo com o Guenther, sem sombra de dúvidas.

Estou com 25L de uma Belgian Blond no fermentador, usei cerca de 7,5% de aveia no grist. Já havia feito antes sem a aveia. Até a minha centésima brassagem o meu objetivo é "testar" (e depois também:D).
 
Usei aveia pela primeira vez e coloquei 11.7% numa NE IPA e estou no aguardo do resultado. Só precisa fazer as rampas de temperatura com paradas proteicas e etc.
 
o que é mais comum, utilizar aveia em flocos ou malte de aveia?

vocês que estão comentando que utilizam aveia, qual dessas opções vocês utilizam?

:mug:
 
Back
Top