Czech Pilsener com gosto residual de mel

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Mario

Well-Known Member
Joined
Jan 9, 2014
Messages
74
Reaction score
6
Caros, fiz uma Czech Pilsener que ficou com um gosto residual que lembra bastante o mel. Eu esperava que ficasse mais amarga e sem esse gosto. Alguém tem alguma dica do que pode ter saído errado?

Engarrafei umas amostras após duas semanas de maturação e apresentaram esse gosto. Para tentar compensar no restante da leva, coloquei 30g a mais de Saaz no dry-hop, porém esta ainda engarrafei e provei. Abaixo a receita.

MALTE PILSEN 5kg
LÚPULO ALFA ÁCIDO (%) g

SAAZ 2,5 64
SAAZ 3,2 32
SAAZ 3,2 20
Fermento W3470
10 dias de fermentação primária a 12graus, repouso diacetílico por 3 dias, depois 4 semanas de maturação a 2oC.

Abraços,

Mario
 
Mario, esse gosto de mel eh devido a presenca de cetonas produzidas pelo fermento. Suaviza com o tempo, conforme a levedura as metaboliza.
Abraco!
 
Mário, na tua receita, qual foi tua OG e tua FG?

Será que esse mel que tu tá sentindo não é algum resíduo de açúcar não fermentado na fermentação?
 
Minhas OG e FG foram de 1,054 e 1,010, respectivamente...Acho que não teria resíduo de não fermentado com essa FG tão baixa, não?
 
Com esses valores, seu grau de fermentação foi 80,70%.

Seu problema não deve ser resíduo de açúcar, a não ser que sua curva de mostura tenha ficado muito tempo paraa
 
Continuação:

Muito tempo parada no repouso a 62oC. Ai tu pode ter convertido mais açúcar do que fermentou. Mas não acho que seja isso.

Se tu sentir o aroma de manteiga, ai sim é diacetil mesmo (tenta avaliar mais uma vez e buscar um aroma rançoso, tipo manteiga de pipoca).

Sendo isso, podemos rever teu processo de fermentacao. Talvez trabalhar com 2-3 dias iniciais a temperaturas mais baixas - 9 a 10 oC - é depois deixar a temperatura subir a uns 14oC até o final da fermentação.

Isso vai diminuir a formação do diacetil no início, e quando a levedura for consumir ele, tu aumenta a temperatura e dá um boost no consumo.

Manda mais notícias depois!

Abcs!
 
Beleza, muito obrigado pelas dicas! Vamos esperar o resultado!

Abraços,

Mario
 
Back
Top