Curto circuito session rye ipa (recita própria)

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Wow, 4g/L de dry hopping! como ficou essa combinação de lúpulos?

Então tá no dry hopping ainda na fermentação secundária. Mas pelas provas que to tirando, tá bem legal, acho que deu uma complexidade bacana.
O cítrico mais pro lado da maçã, lima, limão e pimenta verde do equinox, o frutado do azacca que tem um aroma de manga espetacular, o cítrico já mais pro lado da laranja, tangerina do summit, e o herbal/picante do chinook. Acho que se complementaram bem.
 
Então tá no dry hopping ainda na fermentação secundária. Mas pelas provas que to tirando, tá bem legal, acho que deu uma complexidade bacana.
O cítrico mais pro lado da maçã, lima, limão e pimenta verde do equinox, o frutado do azacca que tem um aroma de manga espetacular, o cítrico já mais pro lado da laranja, tangerina do summit, e o herbal/picante do chinook. Acho que se complementaram bem.
Fernando....... pergunta, hehehehe...

Teu intuito publicando as receitas qual é? Não consegui entender se você quer dicas pra corrigir (por que você não perguntou nada), e não entendi se você quer compartilhar porque seriam receitas boas.... pois na real a cerveja nem ficou pronta ainda, ou seja, como avaliar? Provas antes da cerveja ficar totalmente pronta não quer dizer nada...... ela muda completamente.

Abraço,
 
Fernando....... pergunta, hehehehe...

Teu intuito publicando as receitas qual é? Não consegui entender se você quer dicas pra corrigir (por que você não perguntou nada), e não entendi se você quer compartilhar porque seriam receitas boas.... pois na real a cerveja nem ficou pronta ainda, ou seja, como avaliar? Provas antes da cerveja ficar totalmente pronta não quer dizer nada...... ela muda completamente.

Abraço,

Minha intenção é só compartilhar msm. Pois acho bacana as pessoas compartilharem as receitas que vão desenvolvendo. Realmente ainda não ficou pronta. Mas na boa, tb não vejo problema de compartilhar a receita só pq a cerveja não ficou pronta. Mas quando estiver pronta posto as fotos e as minhas impressões. Valeu Gunther, pela sua experiência o que achou da receita?
 
Eu achei o seguinte.... você já fez cerveja com cada um daqueles lúpulos em separado, ou seja, uma cerveja para cada um deles?
 
Fernando, uma dica legal pra você: quando quiser compartilhar suas receitas antes de ficarem prontas, faça em partes, mas de forma mais detalhada. Você postou a receita, poderia ter postado fotos da brassagem e detalhes do processo, se teve alguma dificuldade em particular, quais os numeros obteve. Olha como eu faço quando quero compratilhar receitas mesmo antes de ficarem prontas: http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=405982

Abraço!
 
Eu achei o seguinte.... você já fez cerveja com cada um daqueles lúpulos em separado, ou seja, uma cerveja para cada um deles?

Ainda não fiz single hop desses lúpulos. Na verdade não sou muito få de single hops em AIPAs. Como no tempero de uma comida o que dá o diferencial são as combinações de temperos. Acho tb que nas AIPAs o interessante são as combinações dos lúpulos, sendo assim gosto de ir combinando os lúpulos e analisar o resultado.
 
Fernando, uma dica legal pra você: quando quiser compartilhar suas receitas antes de ficarem prontas, faça em partes, mas de forma mais detalhada. Você postou a receita, poderia ter postado fotos da brassagem e detalhes do processo, se teve alguma dificuldade em particular, quais os numeros obteve. Olha como eu faço quando quero compratilhar receitas mesmo antes de ficarem prontas: http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=405982

Abraço!

Massa André, é que sou meio preguiçoso em anotações. Vou melhorar o modo de compartilhar minhas receitas.
 
Ainda não fiz single hop desses lúpulos. Na verdade não sou muito få de single hops em AIPAs. Como no tempero de uma comida o que dá o diferencial são as combinações de temperos. Acho tb que nas AIPAs o interessante são as combinações dos lúpulos, sendo assim gosto de ir combinando os lúpulos e analisar o resultado.
O teu raciocínio foi perfeito em relação a misturar, mas tem um grande problema..... tu não conhece os lúpulos.

Ou seja, estás fazendo combinações de lúpulo que você não conhece profundamente, só acha que conhece, e quando achar uma combinação legal, nunca vai conseguir discernir perfeitamente qual lúpulo deu a principal característica.

Digo isso por experiência, pois quando comecei eu fazia isso.......... até o dia que me dei conta da besteira que eu estava fazendo, do tempo perdido, ou seja, já tinha usado um monte de lúpulos, mas não conhecia realmente nenhum, joguei fora uma enormidade de tempo e brassagens misturando "temperos" que, sozinhos, eu não sabia reconhecer.

Ou seja, fazer combinações de lúpulo é legal? É muito legal.

Fazer combinações de lúpulos que você não conhece é legal? O resultado pode até ser, mas você não vai aprender quase nada dos lúpulos. Se você não aprender, nunca vai conseguir um resultado legal porque você quis..... vai ser sempre por sorte.

Novamente, é uma dica de quem fazia isso direto... pena que ninguém me falou isso e eu perdi tanto tempo misturando um monte de coisas só porque eu achava "bonito".. "legal". :)

Abraço,
 
Last edited:
O teu raciocínio foi perfeito em relação a misturar, mas tem um grande problema..... tu não conhece os lúpulos.

Ou seja, estás fazendo combinações de lúpulo que você não conhece profundamente, só acha que conhece, e quando achar uma combinação legal, nunca vai conseguir discernir perfeitamente qual lúpulo deu a principal característica.

Digo isso por experiência, pois quando comecei eu fazia isso.......... até o dia que me dei conta da besteira que eu estava fazendo, do tempo perdido, ou seja, já tinha usado um monte de lúpulos, mas não conhecia realmente nenhum, joguei fora uma enormidade de tempo e brassagens misturando "temperos" que, sozinhos, eu não sabia reconhecer.

Ou seja, fazer combinações de lúpulo é legal? É muito legal.

Fazer combinações de lúpulos que você não conhece é legal? O resultado pode até ser, mas você não vai aprender quase nada dos lúpulos. Se você não aprender, nunca vai conseguir um resultado legal porque você quis..... vai ser sempre por sorte.

Novamente, é uma dica de quem fazia isso direto... pena que ninguém me falou isso e eu perdi tanto tempo misturando um monte de coisas só porque eu achava "bonito".. "legal". :)

Abraço,

Massa de mais a orientação. Sempre faço um chazinho do lúpulo para fragar seu sabor e aroma, mas claro que não é como numa breja. Essa troca de experiência é massa de mais.
 
Massa de mais a orientação. Sempre faço um chazinho do lúpulo para fragar seu sabor e aroma, mas claro que não é como numa breja. Essa troca de experiência é massa de mais.

Mas acredito Gunther que não foi perda de tempo sua, simplesmente foi seu aprendizado.

Abraços
 
Também acho válido pra caramba fazer single hop, como forma de aprendizado...

Não é uma experiência completa do que o lúpulo pode ser... Porque um terceiro aroma ou sabor pode acabar resultando de uma combinação de dois lúpulos, ou da interação com um malte específico na receita... ou num tempo de adição diferente, proporções, etc...

Uma mistura de lúpulos é algo bem mais complexo do que a simples junção das características deles todos, na minha opinião.

De qualquer forma não acho "condenável" um homebrewer experimentar combinações com lúpulos desconhecidos. Mesmo que não saiba identificar seus constituíntes, pode achar uma combinação legal ali, e experimentar a partir dela.

Os descritores tabelados são informações interessantes de buscar. Eu imagino que sabendo discernir as características de um lúpulo dissecando ele nos seus componentes (ácidos, óleos específicos e tal), seja bem possível prever o comportamento dele teoricamente, a partir dos números da sua ficha técnica.

Talvez isso seja até mais efetivo do que criar um banco de dados pessoal na memória, com cervejas single hop, já que a memória apaga, modifica, etc... mas demanda tanto tempo e dedicação quanto qualquer outro estudo.

Abraços
 
Com certeza é muito importante esse lado bioquímico da interações entre, lúpulos, malte, levedo, água. Mas acho muito mais importante o lado intuitivo de se fazer cervejas. Para eu conhecer cada lúpulo com brassagem single hop, vou ficar uns 5 anos fazendo cervejas single hops e ainda não conheceria nem a metade deles.
Acho que é muito válido a intuição nesse sentindo. Um aprendizado de tentativa e erros. E claro buscando informações de experiências de colegas, perfis aromáticos etc. Busco desenvolver as receitas que brasso assim, se ficar boa massa, se não ficar, massa tb, pois será sempre um aprendizado.
 
Fernando, que resultado tu espera com o centeio nessa receita?

Abraço,
 
Foi perda de tempo porque se eu tivesse feito várias cervejas mais simples eu conheceria bem mais maltes e lúpulos do que conheço mesmo hoje, e teria de divertido igual. Ou seja?????? Eu me diverti, mas aprendi pouco, e poderia ter feito as duas coisas juntas. Resumindo.... perda de tempo em termos de aprendizado.
 
Ae galera degustando a breja. Então o malte de centeio deu as características que buscava nele, um cobreamento na cor e uma leve picancia no sabor. O armargor não ficou agressivo apesar do alto ibu e baixo abv, acredito devido a leveza da água e por ter acrescentado o lúpulo armargor no mashout. A combinação dos lúpulos ficou espetacular, um aroma sensacional, tb caprichei no dray hopping. Ficou muito saborosa tb. Estou muito satisfeito, simplesmente a melhor breja que fiz até agora.
 

Attachments

  • IMG_20151027_203131651~2.jpg
    IMG_20151027_203131651~2.jpg
    111.9 KB · Views: 86
  • IMG_20151030_181538583_HDR~2.jpg
    IMG_20151030_181538583_HDR~2.jpg
    197.8 KB · Views: 76
Back
Top