Cultura estranha na superfície da cerveja

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

dryfon

Well-Known Member
Joined
Oct 29, 2013
Messages
192
Reaction score
45
Olá, pessoal!

Fiz há uns 15 dias uma Saison (era pra ser uma Dubbel, mas devido a um esquecimento de malte, mude a receita pra uma Saison) e segunda-feira, quando abri o balde pra engarrafar, notei uma formação estranha na superfície dela.

Segue a foto do que se formou:

inwxb3P.jpg


Como não havia nada muito estranho no aroma e no sabor da cerveja, engarrafei mesmo assim, achando que fosse algo comum da levedura que eu utilizei (T-58). O problema é que agora pouco fui ver as garrafas e vi que essa cultura se formou dentro das garrafas também.

Pelo que li no Henrik Boden isso pode ser Pediococcus. O que fazer agora? Jogo tudo fora? Dá pra tomar mesmo assim?

Coloquei agora uma pra gelar pra ter uma ideia do estrago dela.

Muito obrigado.
Abraços!
 
Se o gosto for bom, dá pra tomar sem problema. Um toque selvagem até que cai bem numa saison!
 
Muito obrigado, Tiago e Paulo!

Provei ela aqui e até que ficou bem saborosa, bem boa de tomar, isso que não tá bem carbonatada. Só espero que não faça mal essa Saison-lambic.

Era pra ser uma Dubbel, virou uma Saison que meio que virou uma Lambic, hahaha!

Abraços!
 
Claro, Jonathas! :)

Eu havia feito ela no Brewtoad e depois do meu esquecimento de malte (esqueci do Cara 50 na hora de moer e brassei assim mesmo, só depois do sparge eu lembrei dele) eu modifiquei a receita pra uma Saison, mas refiz a original da Dubbel no Brewtoad. Segue ela:

Belgian Dubbel - 10L - 65% de eficiência

OG: 1.069
FG: 1.014
ABV: 7,5%
IBU: 22
SRM: 11

Fermentáveis:
2kg Pilsen — 61%
0,5kg Cara 50 — 15%
0,4kg Melanoidina — 12%
0,3kg Vienna — 9%
0,1kg Açúcar — 3%

Infusão simples a 67 graus.

Lúpulo:
10g Super Styrian Aurora (9,5% AA) — 60 min
5g Saaz (3,75%) — 15 min

Levedura:
Fermentis T-58

Não sei se pode-se considerar de fato uma Belgian Dubbel, não sei se fiz as escolhas certas de maltes, lúpulos, adjuntos, leveduras, etc, mas pelo menos bateu com as diretrizes do BJCP. De qualquer forma, bom proveito! Depois nos conta como ficou!

Abraços!
 
Numa Belgian Trippel que eu fiz tbm tive esta mesma contaminação. Na hora de envasar apenas descartei a superfície da cerveja, ficou muito boa.
 

Latest posts

Back
Top