Cuba de brassagem

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

LAURICIO

Member
Joined
Sep 4, 2018
Messages
19
Reaction score
1
Location
CASCAVEL - PR
Olá pessoal, sou novo aqui e desde já parabenizo os idealizadores deste site e vcs que compartilham suas experiências e seus conhecimentos aqui. Pois bem, já estou estudando sobre cerveja artesanal há dois meses e ainda não fiz cerveja. Estou com uma dúvida referente à brassagem. Eu já possuo uma caixa térmica Mor de 26 litros (aquelas de plástico quadradas), e gostaria de usá-la num primeiro momento como uma cuba de brassagem. Então eu gostaria de saber se eu poderia efetuar a brassagem nela sem o biab e após o término da brassagem despejar o conteúdo numa panela com o biab e assim filtrar (recirculando um pouco ou não), ou se eu já poderia efetuar a brassagem na caixa térmica já com o biab? Na verdade estaria usando o biab na panela no lugar da bazzoka ou do fundo falso, ele seria o filtro, ou seja, uma cuba de brassagem com a caixa térmica e posterior transferência para uma panela de clarificação onde seria usado como filtro o biab. Valeu!
 
Bem vindo Lauricio.

Bom, você até pode fazer isso, mas vai ser mais trabalhoso do que fazer tudo na panela com o BIAB.
Recircular no BIAB não tem muito valor, isso é importante quando a gente usa uma fundo falso para clarificar o mosto. }

Abraços
Casado
 
Fala, Lauricio!

Eu, recentemente, fiz um cooler mash tun. No início passaram várias ideias na mente: BIAB, tubo estilo bazooka, fundo falso no formato da caixa. Acaba que a solução é mais simples do quê pensamos: fiz um fundo falso com uma forma de pão. Se posso lhe dizer uma coisa: faça. Fazer este cooler agrega um controle de temperatura muito bom na mosturação. Venho registrando a queda de temperatura a cada 5min durante as últimas 3 brassagens e vem mostrando uma queda de 1oC por hora. O único contra é a dificuldade em se fazer rampas, que te obriga a fazer decocção ou então inserir após certo tempo água quente, para aumentar a temperatura. Para mim, não é muito problema e estou feliz com o resultado.

Segue vídeos sobre:







Segue imagens:

P_20180826_121127_vHDR_Auto.jpg
P_20180715_190928_vHDR_Auto.jpg
P_20180714_111257_vHDR_Auto.jpg
P_20180826_121104_vHDR_Auto.jpg

PS: inicialmente fiz o tubo tipo bazooka, mas não me agradou e mudei.
 
Muito obrigado pela resposta. Gostei do teu sistema de mash tun. Estou propenso a ir neste caminho. E referente seu filtro de forma de pão aí da foto, ele simplesmente está depositado no fundo da caixa... Não teria um sistema de fixação na torneira e não entra grãos por baixo? Não dá pra ver como vc o fixou. Achei bem interessante mesmo, de repente vou copiar teu sistema aí rsrsrsrs... Abç!
 
Valeu Erivaldo. Eu vou tentar primeiro no mash tun e se eu não me adaptar vou para o biab diretamente na panela. Abç!
 
Este final de semana fiz duas brassagens simultâneas, uma saison e uma APA. Como uso bag de voil como elemento filtrante e sempre transfiro da panela de mostura para a de fervura antes de retirar o bag (para não fazer muita força levantando o bag), experimentei fazer a mostura da saison dentro do meu fermentador, uma bombona de 50l).

Coloquei o fermentador dentro de uma caixa de papelão para aumentar um pouco seu isolamento térmico, fixei o bag na boca do fermentador, coloquei os maltes e derramei a água quente por cima. Depois retirei o bag, o escorri enquanto retirava o mosto pela torneira e o trafegava para a panela de fervura (a mesma que fiz a mostura da APA.

Apesar do trabalho funcionou muito bem.

Já vi um vídeo de um inglês que montou um sistema de brassagem todo com baldes alimentícios (os brancos) e resistências elétricas (aquelas de chaleiras elétricas).
 
Muito obrigado pela resposta. Gostei do teu sistema de mash tun. Estou propenso a ir neste caminho. E referente seu filtro de forma de pão aí da foto, ele simplesmente está depositado no fundo da caixa... Não teria um sistema de fixação na torneira e não entra grãos por baixo? Não dá pra ver como vc o fixou. Achei bem interessante mesmo, de repente vou copiar teu sistema aí rsrsrsrs... Abç!

Eu encaixo ele no tubo do registro. Depois eu coloco um bloco de alumínio entre ele e a parede do cooler, pressionando, pra fixar ele no lugar. Até hoje nenhum problema, nenhum grão passou por baixo, não saiu do lugar. Dá pra mexer na cama de grãos com a pá sem medo.
 
Eu utilizava o metodo de BIAB para 20L, depois de analisar bastante passei a utilizar o metodo de cuba de mosturação ou Mash Tun. Utilizo um cooler de 70 litros e fiz um filtro bem similar ao do vídeo do link abaixo, aumentei minha produção para 60 litros e tem funcionado perfeitamente.



Importante utilizar cano de CPVC, gastei cerca de R$40,00 com todo o material, o vídeo embora esteja em inglês mostra de forma bem didática como contruir o filtro.

Filtro.jpeg
 
Bahhhh... que alto nível esse fórum. Valeu pelo retorno pessoal. Como já comprei o tecido de voal vou fazer a mosturação dentro da caixa térmica que já possuo (MOR de 34l) com o biab (vou levar numa costureira para fazer sob medida para a minha caixa). Mais tarde vou experimentar os métodos do vídeo do Gui Paranhos e do vídeo do Carbobiach. E aproveitando, fui num atacado aqui perto comprar balde fermentador e tinha de 20l (20 no total, pois tinha uma marca dentro de 18l bem perto da parte superior) e outro modelo de 30l. Minha dúvida é: para eu fazer 30l é só pegar uma receita de 20 l e multiplicar por 1,5 ou não é bem assim tão simples. E outra dúvida, com essa caixa térmica de 34l eu consigo produzir um lote de 40l, assim aproveito bem a geladeira com duas bombonas de 40l. Abç!
 
Boa tarde, estou interessado em utilizar um cooler da Coleman para fazer a mosturação. A minha dúvida é em relação à toxidade do plástico utilizado (aparentemente polietileno de alto impacto) em temperaturas próximas à 80 graus. Alguém tem algum conhecimento sobre o assunto para esclarecimento? Desde já agradeço
 
Sou eletricista e sempre tive vontade de fazer um sistema automatizado, mas tenho apenas uma panela e é pequena então nela não vai rolar.
Foi então que vi uns gringos na Internet que instalam resistência e fazem a brassagem em coolers, e como já tenho um cooler grande parado (marca Rubbermaid) estou amadurecendo a ideia.

A ideia é usar dois coolers, um grande com resistência para aquecer a água e fazer fervura e outro menor como cesto de grãos com uma bomba recirculando.

O maior motivo dessa configuração é que vou conseguir fazer levas de 50 litros e vou gastar menos de 100 reais, pois já tenho um cooler, bomba e controlador.

Alguém faz uso de sistema parecido para compartilhar experiência?
E sabem se tem problema fazer fervura no cooler? Pesquisei bastante mas não encontrei nada falando se fazem fervura
E pra mim esse é o maior limitador já que a minha panela é pequena.
 
Sou eletricista e sempre tive vontade de fazer um sistema automatizado, mas tenho apenas uma panela e é pequena então nela não vai rolar.
Foi então que vi uns gringos na Internet que instalam resistência e fazem a brassagem em coolers, e como já tenho um cooler grande parado (marca Rubbermaid) estou amadurecendo a ideia.

A ideia é usar dois coolers, um grande com resistência para aquecer a água e fazer fervura e outro menor como cesto de grãos com uma bomba recirculando.

O maior motivo dessa configuração é que vou conseguir fazer levas de 50 litros e vou gastar menos de 100 reais, pois já tenho um cooler, bomba e controlador.

Alguém faz uso de sistema parecido para compartilhar experiência?
E sabem se tem problema fazer fervura no cooler? Pesquisei bastante mas não encontrei nada falando se fazem fervura
E pra mim esse é o maior limitador já que a minha panela é pequena.

Pra mim o limitador seria a possivel toxidade do plástico na temperatura de fervura.

Eu entraria em contato com o fabricante para saber até qual temperatura o material é atóxico.
 

Latest posts

Back
Top