Criticas/sugestões - ESB

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

sepesaraiva

Well-Known Member
Joined
Aug 2, 2017
Messages
334
Reaction score
81
Fala galera,
sei que eu criei um topico ha pouco tempo sobre minha primeira IPA, mas como estou começando agora e já tentando fazer minhas próprias receitas prefiro pedir ajuda aqui para melhorar ou não cometer erros grotescos. Eu acabei de brassar a IPA, mas meu trial do beersmith vai acabar em 5 dias e não vou pagar por agora, então quero ja deixar a receita da ESB pronta hehehe.. aqui vai o que tenho em mente:

Boil Size: 23.25 l
Batch Size (fermenter): 18.00 l
OG: 1.057 FG: 1.014 ABV: 5,7%
Color: 11.9 SRM
IBU: 40.4 IBUs

4.40kg - Pale Malt, Maris Otter (3.0 SRM) 89.8 %
0.50kg - Crystal [Castle Crystal 150] 10.2 %
25.00g - Target [11.00 %] - Boil 60.0 min
15.00g - Fuggle [4.50 %] - Boil 20.0 min
15.00g - Fuggle [4.50 %] - Boil 5.0 min
1.0 pkg - Mangrove Jack's #M36 (ou Fermentis S-04???)

Eh o seguinte.. tava querendo um aroma e sabor moderado de malte, caramelo, castanha.. um amargor que equilibre com o dulçor do malte e um aroma/sabor de lúpulo que não sobreponha totalmente o malte..
Alguma sugestão?? ta muito lúpulo, muito pouco, algum malte diferente que deva usar??

Valeu!!
 
Opa Leandro!!

1 pct de M36 para essa litragem é pouco ... vai de 2 pcts!!

Abraço.
 
Fiz uma Bitter bem semelhante e ficou sensacional.

Em vez de usar 10% de Crystal usei 5% de Cara Ruby e 5% de Special B para um sabor de nozes e ameixa. Na lúpulo usei East Kent Goldings em vez do Fuggles e fiz em 10min e 0min com as quantidades parecidas, como os dois são Ingleses vai ficar no estilo.
 
Opa Leandro!!

1 pct de M36 para essa litragem é pouco ... vai de 2 pcts!!

Abraço.

ja tive uma discussão parecida aqui hahaha.. Acho difícil calcular taxa de inoculação, mas pelas recomendações do fabricante seria de boa para 18L com OG 1.057 (fala para até 23L com OG ate 1.060)..
Sei la, fico com medo de fazer economia porca e a cerva não ficar tao boa, mas as vezes acho excesso de preciosismo da galera, não?

Abraço
 
Considerando o que você quer (sabor e aroma moderado de malte, caramelo e castanha), eu, particularmente, diminuiria um pouco o caramelo e trocaria um pouco desse caramelo mais escuro por um mais claro... de repente uns 250g de caramunich I e 150g desse caramelo aí, ao inves de 500g só desse crystal 150L...

Fiz há alguns meses uma ESB com a levedura London ESB da Bio4 e gostei bastante dos resultados... recomendo!

Independente de qual levedura utilizar, também sugiro começar a fermentação em uma temperatura um pouco mais alta do usual (uns 19-20C) para dar uma esterificada e ficar bem dentro do estilo.

No mais, boa sorte!
abç

Fala galera,
sei que eu criei um topico ha pouco tempo sobre minha primeira IPA, mas como estou começando agora e já tentando fazer minhas próprias receitas prefiro pedir ajuda aqui para melhorar ou não cometer erros grotescos. Eu acabei de brassar a IPA, mas meu trial do beersmith vai acabar em 5 dias e não vou pagar por agora, então quero ja deixar a receita da ESB pronta hehehe.. aqui vai o que tenho em mente:

Boil Size: 23.25 l
Batch Size (fermenter): 18.00 l
OG: 1.057 FG: 1.014 ABV: 5,7%
Color: 11.9 SRM
IBU: 40.4 IBUs

4.40kg - Pale Malt, Maris Otter (3.0 SRM) 89.8 %
0.50kg - Crystal [Castle Crystal 150] 10.2 %
25.00g - Target [11.00 %] - Boil 60.0 min
15.00g - Fuggle [4.50 %] - Boil 20.0 min
15.00g - Fuggle [4.50 %] - Boil 5.0 min
1.0 pkg - Mangrove Jack's #M36 (ou Fermentis S-04???)

Eh o seguinte.. tava querendo um aroma e sabor moderado de malte, caramelo, castanha.. um amargor que equilibre com o dulçor do malte e um aroma/sabor de lúpulo que não sobreponha totalmente o malte..
Alguma sugestão?? ta muito lúpulo, muito pouco, algum malte diferente que deva usar??

Valeu!!
 
O lúpulo parece OK.

Se você for usar a S-04 tome cuidado com a temperatura. Eu só uso esse fermento a 15,5 C durante toda a fermentação.

É a única forma que consegui controlar o frutado em excesso que ele produz.

Nessa temperatura consegui sobressair o malte e o frutado continuou presente mas de forma equilibrada.

Não tenha medo da fermentação não funcionar. A 15C esse fermento já funciona que é uma beleza. Use um grama por litro e reidrate.

Outra coisa importante: assim que atingir a FG (uns dez dias) jogue para zero (daí use biofine/gelatina). Nada de aumentar a temperatura ou maturar. Se aumentar vai bagunçar o sabor. Deixa amadurecer na garrafa fora do fermento.

Na hora de engarrafar faça a mesma coisa: controle a temperatura. Se deixar engarrafando a 20C vai produzir ester/frutado em excesso quando o fermento comer o açúcar do priming. Eu engarrafo e deixo na geladeira a 16,5/17 até carbonatar.

Valeu!
 
Back
Top