Corrigir Litragem Final

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Andre Paisano

Active Member
Joined
May 21, 2018
Messages
33
Reaction score
9
Location
São Paulo
Bom dia a todos !

Fiz minha primeira brassagem a 2 semanas e tive um problema.
Segui a receita com a quantidade de agua para mosturação ( 7.5 L )
e a quantidade para lavagem ( 4.5 L ). Nao deu os 10 litros esperado
na verdade imagino q tenha dado uns 8 ...e eu acho que
perdi bastante na 1 hora de fervura
Mas ok, estava conhecendo o equipamento, meu fogao e etc.
Irei realizar a segunda no domingo.
Minha duvida: Como e em qual passo eu posso corrigir a qntdade de agua para
conseguir os 10 litros para ir ao balde fermentador ?
Ja li que aumentar a agua de lavagem pode aumentar a extração de taninos.

Valeu !!
 
Ola.

O ideia é levar 14 litros para a fervura, dessa forma vc garante até mais do que 10 litros no envase. Vc usa algum software? Se sim, coloque sua receita para 11 litros no fermentador e siga a receita.

Se não, vou te passar como eu faço.

Coloque entre 10 e 11 litros de água para a mostura, como a media para uma receita de 10 litros são 2,5 kg de malte, deve perder entre 2,5 e 3 litros de água.

Para lavagem aqueça uns 8 litros de agua e faça a lavagem dos grão até completar 13 litros na fervura. Provavelmente vc terminará a fervura após 60 min com uns 11 litros, irá perder mais 1 litro no trub do balde e envasa 10 litros.

Caso sua OG fique acima do esperado, vc pode completar com agua mineral no seu balde até dar a OG esperada ( coloque 500ml de cada vez e vá medindo)
Caso sua OG fique abaixo do esperado, vc pode aumentar o tempo de fervura, logicamente irá menos cerveja para o fermentador.

Abs.
 
Oi Gualvim, muito obrigado pela ajuda. Irei aumentar conforme voce disse.
Nao terei nenhuma perda nesse caso aumentando a agua da mostura ?
É isso mesmo que voce disse. 2.5kg de malte e a receita dizia 7.5 l de agua ( 3 pra 1 ). Se eu colocar 10 L nao terá nenhuma perda nem nada ?

Valeu!
 
Oi Gualvim, muito obrigado pela ajuda. Irei aumentar conforme voce disse.
Nao terei nenhuma perda nesse caso aumentando a agua da mostura ?
É isso mesmo que voce disse. 2.5kg de malte e a receita dizia 7.5 l de agua ( 3 pra 1 ). Se eu colocar 10 L nao terá nenhuma perda nem nada ?

Valeu!
Normalmente se perde um litro por kg de Malte, no meu equipamento é assim.
se começar com 10L no final da mostura terá 7,5 litros. Faz a lavagem dos grãos ate completar 13 l para fervura, após 60 min a minha perda é de 15% do volume, então geralmente termino com 11 no fermentador.

Você não terá perda se aumentar água. Mas a receita deve ser dimensionada para 11 litros no fermentador, e nessa hora um software ajuda..kkkk

Abs.
 
Normalmente se perde um litro por kg de Malte, no meu equipamento é assim.
se começar com 10L no final da mostura terá 7,5 litros. Faz a lavagem dos grãos ate completar 13 l para fervura, após 60 min a minha perda é de 15% do volume, então geralmente termino com 11 no fermentador.

Você não terá perda se aumentar água. Mas a receita deve ser dimensionada para 11 litros no fermentador, e nessa hora um software ajuda..kkkk

Abs.
OK, farei dessa maneira ! mto obrigado novamente
 
Back
Top