Corrigir erro na fermentação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

lh-correa

Well-Known Member
Joined
Jun 13, 2013
Messages
106
Reaction score
20
Pessoal, eu e mais uns amigos estamos começando a fazer cerveja muito recentemente, então ignorem se eu falar muita besteira ou solicitem mais informações se eu não for muito claro, hehe.

Aí vai:
Estamos tentando fazer uma Golden Strong Ale. A densidade inicial foi dentro do esperado, uns 1,082. Passados uma semana de fermentação e verificado que o airlock não estava mais borbulhando, fomos passar para a maturação. Daí trasfegamos para outro balde e colocamos na geladeira a 0ºC.

Ocorre que medimos a densidade e a cerveja não atenuou o quanto deveria, pois ficou em 1,030 (e o gosto um pouco doce). Achamos que não ia dar certo o estilo mesmo e deixamos maturando na geladeira.

Ocorre que só agora me dei conta que na fase de fermentação, estávamos numa semana em que a temperatura ambiente estava baixa, creio que na média, uns 15ºC... :drunk:

Será que poderíamos ter deixado fermentando um pouco mais?
E a pergunta principal: Seria possível retirarmos o balde da geladeira e voltarmos à temperatura de fermentação para ver se a cerveja atenua um poco mais?

Abraço!
 
Seria interessante tu passar mais algumas informações.

A temperatura estava em "15 ºC" na fermentação ou na maturação? (acho que tu quis dizer fermentação).
Como tu está fazendo a medição da densidade (refratômetro ou densímetro)? (aplicou as correções?)
Quais foram as rampas de brassagem?
Qual o tamanho do lote e qual a quantidade de fermento inoculado?

Cervejas com OG alta tem a fermentação mais lenta e, mesmo sem atividade aparente no air-lock o processo pode não estar completo em 1 semana.
O fato de a cerveja ainda estar doce, pode indicar que a fermentação ainda não estava concluída, mas também pode ser por característica do mosto, proveniente do perfil da brassagem.
Quanto à retornar a cerveja para uma temperatura de fermentação, é possível sim, mas seria interessante investigar um pouco mais para saber o que está acontecendo.
 
Olá Zerosa, obrigado pela pronta resposta.

1- Sim, eu escrevi errado, estava em 15ºC na fermentação (já corrigi no tópico principal)

2- A densidade está sendo medida com densímetro, com as devidas correções;

3- Não estou com as informações completas em mãos, mas, se não me engano a brassagem foi feita da seguinte maneira:
Utilizamos 12,5L de água para a brassagem e 20L para a lavagem. foi feita uma parada proteica a 50º por 20min e depois uma rampa única a 68º por 45min... Mashout por 10 min...

4- O lote era de 20L e inoculamos um pacote de 11g de fermento T-58

Obs: ao final da fervura (5 min), acrescentamos 1,2kg de açucar demerara, conforme orientava a receita.

Espero que com essas informações seja possível dar uma orientação melhor.

Abraço!
 
Prezado lh,
pela descrição das tuas rampas a cerveja deveria ter fermentado bem mais do que isso.

Considerando ainda que você deixou na temperatura de 15ºC, com certeza teria sido necessário muito mais do que 1 semana para terminar a fermentação por completo.

Nesse momento eu sugiro tirar da maturação e dar uma chacoalhada no fermentador e esperar mais tempo, sempre medindo a densidade até que você verifique não haver mais atividade do fermento.

Lembre-se: airlock parado não significa que a fermentação encerrou, é necessário medir constantemente a densidade.
 
Bruno, muito obrigado pela resposta!

Faremos isso então, vamos retirar da geladeira e colocar em temperatura ambiente.

Agora me surgiu outra dúvida: o fato de termos purgado parte do fermento na trasfega podemos perder um pouco de eficiência na atenuação?
 
Cara, coloca mais um pacote de fermento e aumenta a temperatura! Depois relaxa!
Do certeza tiraste da fermentação muito cedo... Nessas cervejas com OG mais elevada não custa deixar mais tempo na fermentação, assim sempre terás bons resultados...
Para uma ceva como a que tu quer fazer deixaria quase 20 dias no fermentador e ai sim baixaria a temperatura.
também a tua medida do fermento ficou em cima da risca, eu teria usado mais um pacote de fermento desde o início...
Abs
 
Certo, valeu pela atenção, pessoal.

O problema é que não tenho mais fermento T-58 em casa, e como moro em Torres/RS, o lugar mais próximo para comprar fermento é Porto Alegre, o que demoraria muito..

Acho que vamos tentar somente deixar fermentar do jeito que tá mesmo e ver no que vai dar, hehe

Mais uma vez, valeu pessoal!
 
E aí, Rodrigo!
Valeu pela mão de pegar o fermento lá na WE pra nós!
Cara o Thiago colocou o fermento na segunda-feira, mas não sei como está, pois estou em Xangri-Lá e volto só na sexta. Se ele não for lá antes ver como está, eu olho na sexta mesmo e depois posto aqui pra dizer o resultado..

Abraço.
 
De qualquer forma, com essa rampa de 68°C, não espere uma atenuação muito pronunciada. Acredito que não desça abaixo de 1,020, por causa dos açúcares não-fermentáveis. Comente depois sobre os resultados dessa nova fermentação.
Boa sorte!
 
Medi a densidade ontem e marcou 1,025. Ultimamente tem feito acho que uns 15ºC durante o dia... Creio que isso tem prejudicado a fermentação.

Uma coisa que percebi também é um pouco de cheiro de banana. Achei que isso fosse mais comum em fermentações com temperaturas muito altas...

De qualquer forma, a cor tá muito bonita e o gosto tá muito bom..
Acho que sexta feira colocaremos pra maturar..
 
Pessoal a cerveja está maturando há uma semana a 0-5ºC, será que já é possível engarrafar?
 
Possível é sim, já fiz cervejas até sem maturar, mas a qualidade que a maturação traz para a cerveja é um ponto a se levar em conta. Quanto mais tempo de maturação, normalmente, melhor a cerveja.

Eu deixaria no mínimo mais uma semana, mas fica ao seu gosto.
 
Olá pessoal, procurando uma solução para o meu problema achei esse post no fórum, estou praticamente com o mesmo impasse.

Fiz uma Robust Porter no dia 24/04.

15 litros de água inicial para 3kg 180g de maltes entre pilsen de base(2kg), caramel hell(400g), chateau biscuit(400g), chocolate(200g), arome belga(180g).

Rampas 67°C por 75 minutos e mash out 77°C por 10 minutos. Depois fervura por 70 minutos com adição de lúpulo fuggle (25g) só no inicio da fervura. Densidade inicial a 1,058.
Sache inteiro de Fermento S04 hidratado conforme a embalagem e adicionado ao mosto de 9 litros. Está fermentando em freezer com tic controlando entre 17 e 21°C.
No segundo dia de fermentação ouve muita atividade, depois estacionou. No 4° dia medi a densidade e estava em 1,037. Deixei até o 7° dia e não atenuou mais, continua no 1,037.
Não sei o que fazer! Já chacoalhei o balde fermentador e nada! Acrescento mais fermento? Boto pra maturar pq ela não vai atenuar mais? Me ajudem por favor! rsrs
 
Olá pessoal, procurando uma solução para o meu problema achei esse post no fórum, estou praticamente com o mesmo impasse.

Fiz uma Robust Porter no dia 24/04.

15 litros de água inicial para 3kg 180g de maltes entre pilsen de base(2kg), caramel hell(400g), chateau biscuit(400g), chocolate(200g), arome belga(180g).

Rampas 67°C por 75 minutos e mash out 77°C por 10 minutos. Depois fervura por 70 minutos com adição de lúpulo fuggle (25g) só no inicio da fervura. Densidade inicial a 1,058.
Sache inteiro de Fermento S04 hidratado conforme a embalagem e adicionado ao mosto de 9 litros. Está fermentando em freezer com tic controlando entre 17 e 21°C.
No segundo dia de fermentação ouve muita atividade, depois estacionou. No 4° dia medi a densidade e estava em 1,037. Deixei até o 7° dia e não atenuou mais, continua no 1,037.
Não sei o que fazer! Já chacoalhei o balde fermentador e nada! Acrescento mais fermento? Boto pra maturar pq ela não vai atenuar mais? Me ajudem por favor! rsrs

Na minha opinião, vc pode tentar duas coisas, a primeira seria elevar a temperatura até uns 25 graus e dar uma balançada, isso pode dar uma revigorada na levedura. Eu deixaria no mínimo uns 2-3. Dias, entao mediria a densidade.

Se não der certo, aí sim eu adicionaria outro pcte de s-04.

Obs. Coloca seu tic para variar menos ( eu deixo no maximo 0.3 graus de variacao da temp de fermentacao), pelo q entendi ele esta variando muito 17-21 graus. E inocule fermento na temperatura certa.
 

Latest posts

Back
Top