Corrigir acidez da ceva

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Márcio Mônego

Well-Known Member
Joined
Nov 20, 2018
Messages
45
Reaction score
30
Saudações amigos do fórum,

Queria uma dica de vocês

Estava fazendo uma weiss com adição de maracujá na secundária

Leva de 20l

Depois de dar uma pesquisada na quantidade adequada de polpa fresca fiz meu chute e...
Em apenas 2 dias no fermentador o maracujá tomou conta da ceva
Provei e minha sensação é que ficou com sabor levemente ácido
Eu não gostaria de esperar o resultado para saber se vai prejudicar a ceva

Eu usei 645g nesses 20l, achei que foi um pouco exagerado mesmo.

A pergunta é: Como posso corrigir um pouco o ph/acidez e correr menos risco com o resultado final?

Aproveitando: Comecei há pouco a usar sais para correção da água. Que outros elementos podemos usar para pequenas correções como elevar o ph nesse caso, interromper fermentação, etc..

Abs,
 
Compartilhando com quem passar pela mesma situação.
Corrigi fazendo testes com bicarbonato de sódio em porções de 1/2l de ceva.
No fim corrigi os 20l com 20g de bicarbonato e ficou top.
 
Interessante @Márcio Mônego tu usou um peagâmetro ou foi na base do paladar? Já usei o fermento WB-06 e notei uma acidez desagradável mas não medi o ph.
 
@RodrigoBerro
No meu caso eu separei 500ml e fui testando para ver o efeito no sabor.
No meu caso acho que foi só o exagero no maracujá mesmo. Não notei nada nas outras levas com esse fermento.
 
Saudações amigos do fórum,

Queria uma dica de vocês

Estava fazendo uma weiss com adição de maracujá na secundária

Leva de 20l

Depois de dar uma pesquisada na quantidade adequada de polpa fresca fiz meu chute e...
Em apenas 2 dias no fermentador o maracujá tomou conta da ceva
Provei e minha sensação é que ficou com sabor levemente ácido
Eu não gostaria de esperar o resultado para saber se vai prejudicar a ceva

Eu usei 645g nesses 20l, achei que foi um pouco exagerado mesmo.

A pergunta é: Como posso corrigir um pouco o ph/acidez e correr menos risco com o resultado final?

Aproveitando: Comecei há pouco a usar sais para correção da água. Que outros elementos podemos usar para pequenas correções como elevar o ph nesse caso, interromper fermentação, etc..

Abs,

É normal você sentir acidez com leveduras de Weiss, algumas realmente baixam bastante o pH e você também usou um fruta naturalmente ácida. Mas é importante não confundir sensação de acidez com pH baixo. Primeiro você deve mensurar o pH, caso ele esteja realmente abaixo do esperado para o estilo OU simplesmente esteja abaixo do que você deseja (A cerveja é sua, então tem que prevalecer seu gosto), você pode corrigir o pH com bicarbonato de sódio, embora essa seja uma saída, não é o ideal, o ideal é corrigir o pH na próxima brassagem. Para não te deixar sem parâmetro, use algo entre 1 a 2 gramas de bicarbonato de sódio diluído em 50ml de água fervida para cada 10 L de cerveja, aguarde de 2 a 3 dias para medir novamente o pH. Só lembrando que a quantidade de 1 ou 2 gramas vai depender do seu pH inicial, e atenção que é normal Ales terem pH entre 3,8 até 4,5/4,6.
 
Last edited:
Saudações amigos do fórum,

Queria uma dica de vocês

Estava fazendo uma weiss com adição de maracujá na secundária

Leva de 20l

Depois de dar uma pesquisada na quantidade adequada de polpa fresca fiz meu chute e...
Em apenas 2 dias no fermentador o maracujá tomou conta da ceva
Provei e minha sensação é que ficou com sabor levemente ácido
Eu não gostaria de esperar o resultado para saber se vai prejudicar a ceva

Eu usei 645g nesses 20l, achei que foi um pouco exagerado mesmo.

A pergunta é: Como posso corrigir um pouco o ph/acidez e correr menos risco com o resultado final?

Aproveitando: Comecei há pouco a usar sais para correção da água. Que outros elementos podemos usar para pequenas correções como elevar o ph nesse caso, interromper fermentação, etc..

Abs,
Compartilhando com quem passar pela mesma situação.
Corrigi fazendo testes com bicarbonato de sódio em porções de 1/2l de ceva.
No fim corrigi os 20l com 20g de bicarbonato e ficou top.
To passando pelo mesmo problema... usei polpa de tamarindo e a vreja ficou muito ácida... queria saber qual momento vc usou o bicarbonato e como fez a adição
 

Latest posts

Back
Top