Contruindo um HERMS com controlador StrangeBrew Elsinore e Raspberry Pi

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rapha-ebrius

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Jul 27, 2015
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Fala galera, beleza?

Sempre li os post aqui no fórum, mas agora decidi me cadastrar e postar o projeto de um equipamento novo que estou montando.

Fabrico cerveja com mais dois amigos faz uns 3 anos e nossa cerveja se chama Ebrius.

logo.jpg


Vendemos nosso equipamento tradicional e começamos a construir um HERMS com controle de temperatura por computador.

equipa_antigo.jpg


Estamos misturando as ideias do site www.theelectricbrewery.com com o controle de temperatura do Doug da StrangeBrew Elsinore https://github.com/DougEdey/SB_Elsinore_Server

Estamos com quase tudo na mão e agora vamos começar a construção vou postando aqui os avanços.

Aqui os engates rápidos, conexões e válvulas em inox e os componentes elétricos e eletrônicos.

pecas_2.jpg

pecas_1.jpg


A serpentina de inox de 20 metros e 1/2 polegada que vai dentro da panela HLT
coil.jpg


Duas bombas chugger de inox
chugger.jpg


Três panelas de inox de 98 litros
panela.jpg


Fundo falso em inox
fundo.jpg


Aqui os Punchs da GreenLee, são as ferramentas de furação da panela. Eu comprei para perfurar 1/2 e 1 polegada, os de 1/2 para as válvulas e o de 1 polegada para as resistências. Essa ferramenta faz um corte limpo e perfeito, me melhor que a serra copo. Se você estiver querendo furar uma panela e for de São Paulo, pode trazer a penela aqui em casa que a gente fura ela com essa ferramenta.
punch.jpg


Vou começar a montar o painel eletroeletrônico e vou postando o avanço das coisas.

Qualquer dúvida ou sugestão, escreve aqui!
 
Cara Parabéns pelo topico, estou também querendo montar um desses. Vc podeira colocar a lista de material e aonde vc comprou. Estou com muita dificuldade de encontrar essa lista.

Mais uma vez parabéns e ficarei ancioso para ver o seu resultado final.
 
Fala galera, beleza?

Sempre li os post aqui no fórum, mas agora decidi me cadastrar e postar o projeto de um equipamento novo que estou montando.

Fabrico cerveja com mais dois amigos faz uns 3 anos e nossa cerveja se chama Ebrius.

logo.jpg


Vendemos nosso equipamento tradicional e começamos a construir um HERMS com controle de temperatura por computador.

equipa_antigo.jpg


Estamos misturando as ideias do site www.theelectricbrewery.com com o controle de temperatura do Doug da StrangeBrew Elsinore https://github.com/DougEdey/SB_Elsinore_Server

Estamos com quase tudo na mão e agora vamos começar a construção vou postando aqui os avanços.

Aqui os engates rápidos, conexões e válvulas em inox e os componentes elétricos e eletrônicos.

pecas_2.jpg

pecas_1.jpg


A serpentina de inox de 20 metros e 1/2 polegada que vai dentro da panela HLT
coil.jpg


Duas bombas chugger de inox
chugger.jpg


Três panelas de inox de 98 litros
panela.jpg


Fundo falso em inox
fundo.jpg


Aqui os Punchs da GreenLee, são as ferramentas de furação da panela. Eu comprei para perfurar 1/2 e 1 polegada, os de 1/2 para as válvulas e o de 1 polegada para as resistências. Essa ferramenta faz um corte limpo e perfeito, me melhor que a serra copo. Se você estiver querendo furar uma panela e for de São Paulo, pode trazer a penela aqui em casa que a gente fura ela com essa ferramenta.
punch.jpg


Vou começar a montar o painel eletroeletrônico e vou postando o avanço das coisas.

Qualquer dúvida ou sugestão, escreve aqui!
Minha principal pergunta.... hehehehe.... onde comprou o Punch?

Quero comprar um jogo faz tempo, mas ainda não consegui decidir a marca, nem onde comprar.

Abraço,
 
Cara Parabéns pelo topico, estou também querendo montar um desses. Vc podeira colocar a lista de material e aonde vc comprou. Estou com muita dificuldade de encontrar essa lista.

Mais uma vez parabéns e ficarei ancioso para ver o seu resultado final.

Fala Ivissonts, beleza?

Segue link de um arquivo excel com as coisas que comprei até agora.
Como fui comprando aos poucos e não tinha planilhado até agora, talvez tenha deixado alguma coisa de fora, mas se tiver duvida, me avise.
Planilha do projeto HERMS

Tive a oportunidade de comprar alguns destes itens nos Estados Unidos, como foi em Abril, paguei 3,15 na conversão do dólar na época e decidi comprar os itens não tão grandes e mais difíceis de encontrar no Brasil.
Na planilha você vai ver que separei os intens comprados lá e aqui.

Muitas das coisas que eu comprei fora, por exemplo, as peças tubulação em inox você até consegue encontrar aqui no Brasil no site http://www.indupropil.com.br ou na Rua Florenço de Abreu em São Paulo, mas os engates rápidos e o chiller de contra-fluxo eu só achei la...

Esqueci de colocar no excel a serpentina que vai dentro da HLT, foi bem dificil encontrar alguem no Brasil que fizesse sob medida, sem solda com 20 metros e no formato que eu queria, mas consegui encontrar a empresa http://www.chopeiraseltz.com.br, custou 400 reais e foi bem rápido. É uma excelente empresa, recomendo!

Se tiver mais dúvidas é só falar.

Abraço
 
Minha principal pergunta.... hehehehe.... onde comprou o Punch?

Quero comprar um jogo faz tempo, mas ainda não consegui decidir a marca, nem onde comprar.

Abraço,

Fala Professor, beleza?

Primeiro agradecer seus posts aqui, sempre me ajudaram nas decisões de qual caminho seguir.

Sobre os punchs, comprei na Amazon quando estava nos Estados Unidos.
O valor é salgado, uns 90 dólares cada um.
Tenho de 1/2 e 1 polegada, se estiver em São Paulo ou região, podemos combinar um dia e eu empresto a ferramenta, já que pagar uma grana para fazer meia dúzia de furos e nunca mais usar é sofrível!

Se quiser realmente comprar, opte pela marca GreenLee, é a que os caras mais recomendam lá fora.
Cuidado com os tamanhos, os meus mostram medidas como 13/16-Inch, mas na verdade ele fura 1/2 polegada exatamente... As medidas deles são estranhas!
 
Mais atualizações.

Montei os cabos elétricos para ligar a caixa na tomada, ligar as duas resistências e as duas bombas:
Fio_1.jpg

Fio_2.jpg


Aqui os fios montados com os termômetros DS18B20 e os conectores para a caixa controladora:
Fio_3.jpg


Aqui o planejamento para a furação da parte de baixo da caixa controladora para as conexões dos cabos:
caixa_1.jpg

caixa_2.jpg

caixa_3.jpg


O chiller de contra-fluxo e o hop stopper chegaram!!!
chiller.jpg


Aqui a montagem das resistências nas caixas de passagem de eletroduto de alumínio. Fiz os furos, lixei por dentro para ficar mais fino e pegar a rosca da resistência.
resistencia_1.jpg

resistencia_2.jpg

resistencia_3.jpg



Vou tentar começar a montar as conexões elétricas da caixa controladora essa semana e posto mais fotos.
 
Muito bacana o projeto, quando estiver na parte do controlador vai ser da hr pq eu uso o sistema da StrangeBrew Elsinore com Raspberry Pi a algum tempo, é muito boa a interface, mas sempre tem algumas dúvidas que é difícil tirar com os gringos. Eu comprei ele ja montadinho no http://brewtronix.com/ uso a uns 3 meses.

 
Parabéns pelo projeto. Ficou muito bom seu post com o passo a passo e as fotos.
Vou acompanhar pois daqui há alguns meses também começarei o meu.

Korvocore, também curto um cubano durante minhas brassagens.
 
Muito bacana o projeto, quando estiver na parte do controlador vai ser da hr pq eu uso o sistema da StrangeBrew Elsinore com Raspberry Pi a algum tempo, é muito boa a interface, mas sempre tem algumas dúvidas que é difícil tirar com os gringos. Eu comprei ele ja montadinho no http://brewtronix.com/ uso a uns 3 meses.


Korvocore, esse equipamento parece muito legal!
Eu cheguei a cogitar a compra dele antes de montar o meu.
As brassagens ficaram realmente muito mais práticas com o sistema?
Manda uma foto do resto do equipamento!!
 
Korvocore, comecei a fazer os testes das ligações da Raspiberry Pi e da instalação do StrageBrew, alias bem chatinho de configurar.
Ainda bem que nos fóruns dos gringos os caras tiveram as mesmas dúvidas que eu, então as respostas já estavam la, mas fiquei 2 dias pra fazer tudo funcionar.
O sistema já medindo as temperaturas dos três termômetros e os reles que controlam as bombas funcionando.
Eu ligue os dois reles de estado solido que irão controlar as resistências, mas não entendi se a Raspberry Pi esta controlando eles, pq não sei se eles tem algum led para mostrar que estão funcionando ou não, depois eu testo mais a fundo.
Abaixo as fotos da confusão de fios, mas é só para testar. Dentro da controladora eu montarei de forma organizada para evitar curto.

teste_1.jpg

teste_2.jpg

teste_3.jpg
 
Korvocore, comecei a fazer os testes das ligações da Raspiberry Pi e da instalação do StrageBrew, alias bem chatinho de configurar.
Ainda bem que nos fóruns dos gringos os caras tiveram as mesmas dúvidas que eu, então as respostas já estavam la, mas fiquei 2 dias pra fazer tudo funcionar.
O sistema já medindo as temperaturas dos três termômetros e os reles que controlam as bombas funcionando.
Eu ligue os dois reles de estado solido que irão controlar as resistências, mas não entendi se a Raspberry Pi esta controlando eles, pq não sei se eles tem algum led para mostrar que estão funcionando ou não, depois eu testo mais a fundo.

Você tem o esquema de montagem rasp - arduino - ssr? Ou rasp - relés - ssr?
 
Por que você precisa de 5 tomadas 30A? Não seriam só 3 (1 pra cada resistência)?

Fala Leandro, blza?
São três tomadas de 30A e duas de 16A para as bombas. Sei que as bombas não precisam de tudo isso, mas achei legal esse formato de tomada por se tratar de ambiente que pode espirrar água
 
Continuando, fiz as furações da parte da frente da caixa de controle para instalar as lampadas, chave e botões liga desliga.
A chave de cima serve para cortar a energia por completo na caixa;
A luz de azul de cima mostrará se esta passando energia na caixa inteira;
Os botões liga desliga na parte de baixo servem para ligar e desligar a energia das resistências manualmente (melhor deixar desligado manualmente isso se não estiver com liquido nas panelas para não correr riscos);
As luzes laranjas vão mostrar se as resistências estão ligadas;
As luzes verdes vão mostrar se as bombas estão ligadas.
caixa_4.jpg

caixa_5.jpg

caixa_6.jpg



Agora é começar a montar a parte elétrica.
Tenho uma dúvida, se alguém for bom de elétrica e puder me ajudar eu agradeço.
Eu vou usar esta caixa controladora na cidade de Campo Limpo Paulista, que possui somente 220v no abastecimento da cidade. Isso significa que não terei duas fases de 110v para formar os 220v na alimentação da minha caixa, mas sim uma fase de 220v e um neutro. Minha duvida é, eu vou montar a fiação interna da caixa com um fio para a fase 220v e um fio para o neutro, mas se no futuro eu quiser utilizar a caixa aqui em São Paulo, vou precisar de dois fios fase para formar os 220v, poderei plugar normalmente essa caixa na tomada? Então neste caso em São Paulo uma das fases 110v passaria pela fiação interna da caixa que foi montada inicialmente para
a fase 220v e a outra fase 110v passaria pela fiação montada inicialmente para o neutro?

Vou postar um desenho do esquema que estou pensando.
 
Pelo que sei rede 220V é constituida de duas fases de 110v. A operadora da rede passa tres fios. Uma e o neutro e duas 110v.
 
... aguardando ansiosamente por mais fotos.

Qual é o fabricante destes botões?

Continuando, fiz as furações da parte da frente da caixa de controle para instalar as lampadas, chave e botões liga desliga.
A chave de cima serve para cortar a energia por completo na caixa;
A luz de azul de cima mostrará se esta passando energia na caixa inteira;
Os botões liga desliga na parte de baixo servem para ligar e desligar a energia das resistências manualmente (melhor deixar desligado manualmente isso se não estiver com liquido nas panelas para não correr riscos);
As luzes laranjas vão mostrar se as resistências estão ligadas;
As luzes verdes vão mostrar se as bombas estão ligadas.

Agora é começar a montar a parte elétrica.
Tenho uma dúvida, se alguém for bom de elétrica e puder me ajudar eu agradeço.
Eu vou usar esta caixa controladora na cidade de Campo Limpo Paulista, que possui somente 220v no abastecimento da cidade. Isso significa que não terei duas fases de 110v para formar os 220v na alimentação da minha caixa, mas sim uma fase de 220v e um neutro. Minha duvida é, eu vou montar a fiação interna da caixa com um fio para a fase 220v e um fio para o neutro, mas se no futuro eu quiser utilizar a caixa aqui em São Paulo, vou precisar de dois fios fase para formar os 220v, poderei plugar normalmente essa caixa na tomada? Então neste caso em São Paulo uma das fases 110v passaria pela fiação interna da caixa que foi montada inicialmente para
a fase 220v e a outra fase 110v passaria pela fiação montada inicialmente para o neutro?

Vou postar um desenho do esquema que estou pensando.
 
Alan, estou seguindo o esquema de ligação do Doug que montou o programa StrangeBrew Elsinore

rpi_circuit.png

Fonte: http://dougedey.github.io/2014/03/22/RaspberryPi-Setup/

Se você precisar de foto mais proxima das ligacoes nos reles, me avisa que eu tiro.

pelo que entendi aqui tu usa tres relés... em duas (1 e 3) corta o neutro, na outra corta a fase... isso seria para acionar as resistencias, correto? ali fala em 120 mas seria para o 220?

E as bombas, vai acionar em que pinos?
 
Continuando, fiz as furações da parte da frente da caixa de controle para instalar as lampadas, chave e botões liga desliga.
A chave de cima serve para cortar a energia por completo na caixa;
A luz de azul de cima mostrará se esta passando energia na caixa inteira;
Os botões liga desliga na parte de baixo servem para ligar e desligar a energia das resistências manualmente (melhor deixar desligado manualmente isso se não estiver com liquido nas panelas para não correr riscos);
As luzes laranjas vão mostrar se as resistências estão ligadas;
As luzes verdes vão mostrar se as bombas estão ligadas.
caixa_4.jpg

caixa_5.jpg

caixa_6.jpg



Agora é começar a montar a parte elétrica.
Tenho uma dúvida, se alguém for bom de elétrica e puder me ajudar eu agradeço.
Eu vou usar esta caixa controladora na cidade de Campo Limpo Paulista, que possui somente 220v no abastecimento da cidade. Isso significa que não terei duas fases de 110v para formar os 220v na alimentação da minha caixa, mas sim uma fase de 220v e um neutro. Minha duvida é, eu vou montar a fiação interna da caixa com um fio para a fase 220v e um fio para o neutro, mas se no futuro eu quiser utilizar a caixa aqui em São Paulo, vou precisar de dois fios fase para formar os 220v, poderei plugar normalmente essa caixa na tomada? Então neste caso em São Paulo uma das fases 110v passaria pela fiação interna da caixa que foi montada inicialmente para
a fase 220v e a outra fase 110v passaria pela fiação montada inicialmente para o neutro?

Vou postar um desenho do esquema que estou pensando.

Rapha, sobre a sua dúvida é exatamente o que você falou. Quando você faz a ligação numa rede originalmente transmitida a 220, você tem uma fase e um neutro (que na realidade são 2 fases!!! Uma transmitindo a 220v e outra a 0v). Quando você vai para uma rede 110v, você precisará ter uma entrada de rede bifásica na sua casa, onde entrarão 2 fases 110v, ai é só ligar as 2 fases no tua caixa que funcionará normalmente. Isso se deve por causa do princípio da rede alternada, que é o tipo de transmissão que temos nas nossas tomadas (diferente de baterias, etc, que são corrente contínua!).

Espero ter ajudado e aguardo ansioso para ver o desenvolvimento do seu projeto! Muito bacana.
 
Rapha, sobre a sua dúvida é exatamente o que você falou. Quando você faz a ligação numa rede originalmente transmitida a 220, você tem uma fase e um neutro (que na realidade são 2 fases!!! Uma transmitindo a 220v e outra a 0v). Quando você vai para uma rede 110v, você precisará ter uma entrada de rede bifásica na sua casa, onde entrarão 2 fases 110v, ai é só ligar as 2 fases no tua caixa que funcionará normalmente. Isso se deve por causa do princípio da rede alternada, que é o tipo de transmissão que temos nas nossas tomadas (diferente de baterias, etc, que são corrente contínua!).

Espero ter ajudado e aguardo ansioso para ver o desenvolvimento do seu projeto! Muito bacana.

Boa Leo, era exatamente o que eu queria ouvir!!! Vou desenhar o projeto da parte eletrica hoje é postar aqui e se você puder dar uma olhada antes de eu começar a montar eu agradeço!!!

Outra coisa, vi que os americanos fazem o a terreno na própria carcaça da controladora, isso é normal?
No link abaixo um exemplo deste aterramento:
http://www.theelectricbrewery.com/control-panel-part-2?page=8

Valeu!!
 
pelo que entendi aqui tu usa tres relés... em duas (1 e 3) corta o neutro, na outra corta a fase... isso seria para acionar as resistencias, correto? ali fala em 120 mas seria para o 220?

E as bombas, vai acionar em que pinos?

Alan, na verdade estava usando este esquema como exemplo, mas o meu está ficando um pouco diferente.
Tenho dois reles de estado sólido (SSR) para as resistencias e tenho um rele com 8 controles que irá controlar as duas bombas e futuramente irei controlar minhas geladeiras com ele também.
Estou usando uma Raspberry Pi 2, então liguei os três termômetros no pino GPIO 4 com a ajuda da protoboard, ligue uma bomba no GPIO 17 e outra no 18, e um SSR no 27 e outro no 22.
Vale lembrar que na Raspberry Pi os pinos em verde são os que já vem ligado por padrão. Da uma olhada no Google inagens "Raspberry Pi 2 GPIO" que vc vai encontrar o mapa dos pinos.

Hoje a noite posto uma foto do meu esquema.
 
Acho que entendi o principio... você faz as ligações de acordo com o pino que escolher para passar a informação... cada pino vai passar quantos volts para acionar a ssr?

E vocÊ define qual o pino será ativado em cada passo no server, vi no vídeo...

É bastante interessante... se você tiver um passo a passo seu vou estudando aqui tb... me interessei...

Só não sei se monto um no braço... sou muito iniciante... compro aquele completo nos Eua... ou espero tu contruir um para revender... huahauhauhuahauh

Em resumo eu precisaria de um case de acordo com o tamanho que eu quiser, o Rasp Pi, 2 ou 3 ssrs, um módulo relé... mais cabos, leds e acessórios, correto?

Considerando que já tenho o resto de panelas elétricas...

Uma dúvida... voce precisa ligar sempre o raspian e acionar o elsinore? ou pode deixar ele default... quando liga o rasp ele já aciona o elsinore?
 
Boa Leo, era exatamente o que eu queria ouvir!!! Vou desenhar o projeto da parte eletrica hoje é postar aqui e se você puder dar uma olhada antes de eu começar a montar eu agradeço!!!

Outra coisa, vi que os americanos fazem o a terreno na própria carcaça da controladora, isso é normal?
No link abaixo um exemplo deste aterramento:
http://www.theelectricbrewery.com/control-panel-part-2?page=8

Valeu!!

Rapha, é muito normal fazer o aterramento na própria caixa, mas isso vai muito também de onde ela vai ser fixada. Caso seja fixada em algo que absorva bem uma possível energia que passe pelo aterramento (ex: uma parede) não vejo problemas. Isso é feito até mesmo em caixa de disjuntores, entretanto em cenários mais complexos o recomendado é que se compre uma haste de cobre de 1- 1,5m e finque ela até 2 metros abaixo do solo na vertical, ligue um cabo específico para passar em baixo da terra até na caixa de disjuntores, e isso seria seu aterramento. Mas não ha necessidade de você fazer isso!

Abs,
 
Parabéns pelo projeto! Alguém sabe onde encontro material em português para estudar sobre como fabricar um equipamento desse? Inclusive a parte elétrica. Obrigado
 
em português acho bem dificil......existe muita informação aqui no HBT, mas fora o site The Eletric Brewery, não consegui achar um "passo-a-passo" tão completo como o que tem lá.

Eu falo por experiência própria, pois pesquisei bastante. O principal "problema" de seguir o que eles colocam lá é comprar os componentes iguais ou similares no Brasil (pelo menos on-line é complicado).

Da parte elétrica eu também tenho bastante dificuldade, e dependendo da sua configuração você vai mexer com alta voltagem/amperagem, o que além de poder queimar seu equipamente adquirido com muito suor, vc pode se machucar feio (ou pior)....eu to a procura de algum eletricista pra ver se faço esse projeto, ou pelo menos me auxilie nas conexões, q equipamentos comprar, etc.....
 
Continuando, fiz as furações da parte da frente da caixa de controle para instalar as lampadas, chave e botões liga desliga.
A chave de cima serve para cortar a energia por completo na caixa;
A luz de azul de cima mostrará se esta passando energia na caixa inteira;
Os botões liga desliga na parte de baixo servem para ligar e desligar a energia das resistências manualmente (melhor deixar desligado manualmente isso se não estiver com liquido nas panelas para não correr riscos);
As luzes laranjas vão mostrar se as resistências estão ligadas;
As luzes verdes vão mostrar se as bombas estão ligadas.
caixa_4.jpg

caixa_5.jpg

caixa_6.jpg



Agora é começar a montar a parte elétrica.
Tenho uma dúvida, se alguém for bom de elétrica e puder me ajudar eu agradeço.
Eu vou usar esta caixa controladora na cidade de Campo Limpo Paulista, que possui somente 220v no abastecimento da cidade. Isso significa que não terei duas fases de 110v para formar os 220v na alimentação da minha caixa, mas sim uma fase de 220v e um neutro. Minha duvida é, eu vou montar a fiação interna da caixa com um fio para a fase 220v e um fio para o neutro, mas se no futuro eu quiser utilizar a caixa aqui em São Paulo, vou precisar de dois fios fase para formar os 220v, poderei plugar normalmente essa caixa na tomada? Então neste caso em São Paulo uma das fases 110v passaria pela fiação interna da caixa que foi montada inicialmente para
a fase 220v e a outra fase 110v passaria pela fiação montada inicialmente para o neutro?

Vou postar um desenho do esquema que estou pensando.

Cara, como você esta fazendo para furar a caixa de montagem? hoje eu tenho a mesma estrutura e preciso cortar a caixa, porém, em retas.
 
Cara, como você esta fazendo para furar a caixa de montagem? hoje eu tenho a mesma estrutura e preciso cortar a caixa, porém, em retas.

Cara... cortar reto uma micro retifica toca bem...


Eu estou em um dilema... não sei se monto um esquema desses ou compro um ardbir e coloco uma ssr extra pra fervura...

Queria que alguém que já está usando dissesse algo sobra a praticidade desse sistema... por exemplo: sempre necessita rede? pode ser por bluetooth a conexão rasp e celular?
 
Cara... cortar reto uma micro retifica toca bem...


Eu estou em um dilema... não sei se monto um esquema desses ou compro um ardbir e coloco uma ssr extra pra fervura...

Queria que alguém que já está usando dissesse algo sobra a praticidade desse sistema... por exemplo: sempre necessita rede? pode ser por bluetooth a conexão rasp e celular?

Não conhecia esse projeto.....já tem algum sistema "pronto" pra comprar com isso?
 
Rapha, sobre a sua dúvida é exatamente o que você falou. Quando você faz a ligação numa rede originalmente transmitida a 220, você tem uma fase e um neutro (que na realidade são 2 fases!!! Uma transmitindo a 220v e outra a 0v). Quando você vai para uma rede 110v, você precisará ter uma entrada de rede bifásica na sua casa, onde entrarão 2 fases 110v, ai é só ligar as 2 fases no tua caixa que funcionará normalmente. Isso se deve por causa do princípio da rede alternada, que é o tipo de transmissão que temos nas nossas tomadas (diferente de baterias, etc, que são corrente contínua!).

Espero ter ajudado e aguardo ansioso para ver o desenvolvimento do seu projeto! Muito bacana.

Fala Leo, semana corrida e só consegui montar o desenho da parte elétrica hoje. To quase indo atras de um eletricista pq o medo de ligar errado e queimar tudo ta grande.

Abaixo a foto do esquema elétrico que estou pensando em montar. Com seu conhecimento que é bem maior que o meu, acha que ta beleza ou tem problema ai?

projeto_energia.jpg
 
... aguardando ansiosamente por mais fotos.

Qual é o fabricante destes botões?

Na verdade as luzes não são botões, são só luzes mesmo e são da marca Wiconex, paguei R$ 7,30 na loja CA Brasil eletric (Rua General Osorio, 313 - São Paulo)

Pensando no projeto novamente, acho que as luzes das bombas não são necessárias, pois o barulho avisa que estão ligadas, já as resistências e a energia geral são legais ter as luzes indicando que estão ligadas.
 
Acho que entendi o principio... você faz as ligações de acordo com o pino que escolher para passar a informação... cada pino vai passar quantos volts para acionar a ssr?

E vocÊ define qual o pino será ativado em cada passo no server, vi no vídeo...

É bastante interessante... se você tiver um passo a passo seu vou estudando aqui tb... me interessei...

Só não sei se monto um no braço... sou muito iniciante... compro aquele completo nos Eua... ou espero tu contruir um para revender... huahauhauhuahauh

Em resumo eu precisaria de um case de acordo com o tamanho que eu quiser, o Rasp Pi, 2 ou 3 ssrs, um módulo relé... mais cabos, leds e acessórios, correto?

Considerando que já tenho o resto de panelas elétricas...

Uma dúvida... voce precisa ligar sempre o raspian e acionar o elsinore? ou pode deixar ele default... quando liga o rasp ele já aciona o elsinore?

Alan,
É exatamente o que você falou sobre os pinos da Raspberry Pi, você escolhe um pino ativo, liga o rele ou o ssr, depois configura aquele pino nas configurações do EstrangeBrew Elsinore. Só os sensores de temperatura que você precisa ligar todos em série no pino GPIO 4 pq o sistema já vem configurado para este pino. Quando for comprar o sensor de temperatura, tem que ser o DS18B20, senão não funciona.

Eu não tenho um passo a passo meu em português, eu fui seguindo o passo a passo do site LINK e conforme foram surgindo as dúvidas e problemas, fui lendo o post fórum AQUI.
Vou tentar montar um passo a passo em português do inicio ao fim da construção do equipamento, painel e configuração do sistema.

Se você já tem as panelas e todo o resto, só vai precisar do painel de controle e das resistências. O painel pode ser comprado pronto da Hosehead, custa 425 dólares no site http://brewtronix.com/hosehead.
Eu achei ele tem um visual bem profissional, mas quando vi as configurações internas, achei que eles usaram fios muito finos, SSRs fracos, etc, por isso decidi montar o meu. Gastei R$ 1.080,00, menos que os quase 1.500 reais que vai sair o já pronto americano, isso se você trouxer de la e não pagar imposto. Também acho que o meu painel é muito mais robusto, mas ta dando um trabalho grande!
Abaixo a lista de componentes do painel:

Módulo Relé 8 Canais
Fonte Bivolt Chaveada E Estabilizada 5v 20a
Jumper Fio 40pcs
Protoboard
Raspberry Pi 2
Sensor Ds18b20 Temperatura
Fretes dos itens acima
Fio de 6mm para montar painel eletronico (em metros)
Fio com 3 fios dentro de 4mm para ligar as bombas (em metros)
Luz de alerta para indicar funcionamento das resistencias e bombas
Conector em barra de 16 mm, para distribuir a fase e o neutro no painel
Disjuntor Bipolar 32A
Painel para montar o controlador eletroeletronico
Chave liga e desliga (para cortar energial total do painel)
Rele de estado solido de 40A
Tomada femea 32A – Para ligar as resistencias
Tomada femea 32A – De parede para ligar o painel
Tomada macho 32A – Para ligar as resistencias e o painel na parede
Chave liga e desliga (para cortar energial das resistencias manualmente)


Sobre ter de ligar sempre o Raspian e acionar o elsinore, eu sou leigo em Linux, por isso por enquanto tenho que ligar manualmente toda vez o elsinore, mas tenho certeza que da para colocar ele para subir sozinho quando o Raspian for ligado.
 
Cara... cortar reto uma micro retifica toca bem...


Eu estou em um dilema... não sei se monto um esquema desses ou compro um ardbir e coloco uma ssr extra pra fervura...

Queria que alguém que já está usando dissesse algo sobra a praticidade desse sistema... por exemplo: sempre necessita rede? pode ser por bluetooth a conexão rasp e celular?

Nesse sistema da StrangeBrew você vai precisar de rede sempre. O servidor vai rodar na Raspberry Pi dentro da caixa controladora e você vai acessar este servidor através de um computador ou celular para fazer o controle dos equipamentos, mas é tudo via rede.
 

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