Controle via Computador (Temperatura/Resistência)

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Olá,

Alguém daqui já tentou ou faz dessa forma, basicamente ter os controles de temperatura e ativação da resistência/solenoide via software!?

Como esse por exemplo: "Brew Rig Control software"

Esses são alguns controladores que encontrei: https://www.brewershardware.com/BCS-Brewery-Controllers/

Sim, você pode fazer com Arduino ou Raspberry Pi... aí coloca uma placa de relés com contatores ou SSR, um sensor de temperatura (normalmente o DS18B20 encamisado) e depois é só fazer a programação...

Existem vários projetos mais ou menos prontos também.. como o BrewPi e o ArdBir

Se pesquisar vai achar muito (muito mesmo) material sobre o assunto..

Abraços!
 
Olá,

Alguém daqui já tentou ou faz dessa forma, basicamente ter os controles de temperatura e ativação da resistência/solenoide via software!?

Como esse por exemplo: "Brew Rig Control software"

Esses são alguns controladores que encontrei: https://www.brewershardware.com/BCS-Brewery-Controllers/

Eu estou trabalhando em um projeto assim pro meu setup.

Um arduino, um notebook com porta USB (Win/Linux/Mac), 2 SSR´s e uma chugger e um sensor. Sem eletrica ou eletrônica complicada, sem PCB, sem !@##$@# nenhuma.

A idéia é usar o arduino apenas como interface I/O e deixar o operador ou sofware de frontend fazer o resto.

Se quiser, podemos bater um papo.

Abraços.
 
Existem vários projetos mais ou menos prontos também.. como o BrewPi e o ArdBir

O algoritmo do Brewpi é um coco para fazer mash (eu uso, perfeito para fermentação, coco para mash tun) e eu não sei se o ardbir aceita comunicação via serial sem alteração do hardware/software.

Não são ruins, mas não me atenderam para o que preciso. Por isso eu estou fazendo o meu. :)
 
Eu estou trabalhando em um projeto assim pro meu setup.

Um arduino, um notebook com porta USB (Win/Linux/Mac), 2 SSR´s e uma chugger e um sensor. Sem eletrica ou eletrônica complicada, sem PCB, sem !@##$@# nenhuma.

A idéia é usar o arduino apenas como interface I/O e deixar o operador ou sofware de frontend fazer o resto.

Se quiser, podemos bater um papo.

Abraços.
Como funciona, jalexandre?

To querendo montar um Ardbir, mas me interessei nessa parte do descomplicada que vc citou... Rsrs
 
Como funciona, jalexandre?

To querendo montar um Ardbir, mas me interessei nessa parte do descomplicada que vc citou... Rsrs


Luis,

Você precisa:

1 arduino UNO/MEGA/NANO
2 SSR´s / Relés / Contatoras para a potência que você quer utilizar (eu uso 2000W).
1 sensor DS18B20 encapsulado ou normal.
1 computador com porta USB. Pode ser linux, mac, windows, raspberry, etc...
Fios, cabos, suportes, etc.

O código é bem simples e não tem nada de automatizado ou alienígena. As bibliotecas que eu to usando são abertas e amplamente documentadas, o que permite qualquer um com noção básica de programação alterar o funcionamento do sistema.

Para interagir, você pode usar um programa ou interagir via script direto com a serial (no linux isso é baba, e é o que eu uso hoje).

Se quiser brincar, o código tá aqui. Pretendo integrar a função de auto tuning nesse código, mas não to com pressa. Nenhuma pressa. :)

https://gist.github.com/jalexandre0/d87f032899ce8379e761

O código deve ser alto explicativo, mas basicamente, as teclas:

h - liga/desliga modo fervura
p - liga/desliga a bomba
+/- - aumentam ou diminuem o setpoint em 0.5ºC
o - liga ou desliga a operação da resistência.
sXXz - Ajustam o Setpoint. Essa função tá bem bugadinha, mas funciona pro que eu preciso.

A intenção é fazer algo customizado pra mim, usando um arduino, um netbook velho, e um punhado de coisas que eu já tinha em casa. O objetivo foi atingido. :)

Em breve, eu abro um tópico sobre isso e boto o esquema de ligação.

Abraços,
 
Luis,

Você precisa:

1 arduino UNO/MEGA/NANO
2 SSR´s / Relés / Contatoras para a potência que você quer utilizar (eu uso 2000W).
1 sensor DS18B20 encapsulado ou normal.
1 computador com porta USB. Pode ser linux, mac, windows, raspberry, etc...
Fios, cabos, suportes, etc.

O código é bem simples e não tem nada de automatizado ou alienígena. As bibliotecas que eu to usando são abertas e amplamente documentadas, o que permite qualquer um com noção básica de programação alterar o funcionamento do sistema.

Para interagir, você pode usar um programa ou interagir via script direto com a serial (no linux isso é baba, e é o que eu uso hoje).

Se quiser brincar, o código tá aqui. Pretendo integrar a função de auto tuning nesse código, mas não to com pressa. Nenhuma pressa. :)

https://gist.github.com/jalexandre0/d87f032899ce8379e761

O código deve ser alto explicativo, mas basicamente, as teclas:

h - liga/desliga modo fervura
p - liga/desliga a bomba
+/- - aumentam ou diminuem o setpoint em 0.5ºC
o - liga ou desliga a operação da resistência.
sXXz - Ajustam o Setpoint. Essa função tá bem bugadinha, mas funciona pro que eu preciso.

A intenção é fazer algo customizado pra mim, usando um arduino, um netbook velho, e um punhado de coisas que eu já tinha em casa. O objetivo foi atingido. :)

Em breve, eu abro um tópico sobre isso e boto o esquema de ligação.

Abraços,

Jalexandre,
Não entendo muito ou quase nada de programação arduino ou de componentes, e muito pouco de linux... Veio quase em grego.... Kkkkkkk
Comprei uma resistência de 5k pra usar no meu barril e iria comprar o restante das coisas pro ardbir na semana que vem.... Enquanto isso usaria a resistência direto e o controle de forma tradicional.... No braço mesmo.... Mas vou esperar e montar um ardbir ou talvez esse sistema que vc usa, enquanto isso uso a resistência e meu BIAB....
Entendi muito pouco.... Mas algumas dúvidas acho que assim que respondidas ajudam....

1) posso usar uma protoboard pra fazer as conexões ou tenho que montar uma PCB?
2) essas teclas são do pc?
3) onde posso comprar esses componentes, recomenda alguém?
4) abandonou o seu blog? Faz um tutorial nele e aqui tbm.....

Abraços e boas cervas
 
1) posso usar uma protoboard pra fazer as conexões ou tenho que montar uma PCB?
2) essas teclas são do pc?
3) onde posso comprar esses componentes, recomenda alguém?
4) abandonou o seu blog? Faz um tutorial nele e aqui tbm.....

Abraços e boas cervas

1 - Eu não uso protoboard nem PCB, mas é uma opção pra manter tudo organizado.
2 - Sim. Você pode abrir a interface serial via arduino (você pode baixar em arduino.cc) e inserir os comandos por lá. São teclas de PC mesmo.
3 - Mercado livre, labdegaragem, aliexpress.. são componentes simples, não deve ser dificil achar.
4- Não tenho saco pra manter essas coisas, mas farei um tutorial qualquer dia desses. :D

Aceita uma opnião pessoal?
Se não tem conhecimentos em eletrônica e programação, compra um ardbir pronto com o @gutosan.
Meu controlador funciona até certo ponto, porém ele é bem imaturo e rústico, e com certeza vai exigir algum tipo de manutenção/suporte que eu não poderei dar.

Ele foi feito com as minhas necessidades em mente, e principalmente, ele me diverte. :)
 
1 - Eu não uso protoboard nem PCB, mas é uma opção pra manter tudo organizado.
2 - Sim. Você pode abrir a interface serial via arduino (você pode baixar em arduino.cc) e inserir os comandos por lá. São teclas de PC mesmo.
3 - Mercado livre, labdegaragem, aliexpress.. são componentes simples, não deve ser dificil achar.
4- Não tenho saco pra manter essas coisas, mas farei um tutorial qualquer dia desses. :D

Aceita uma opnião pessoal?
Se não tem conhecimentos em eletrônica e programação, compra um ardbir pronto com o @gutosan.
Meu controlador funciona até certo ponto, porém ele é bem imaturo e rústico, e com certeza vai exigir algum tipo de manutenção/suporte que eu não poderei dar.

Ele foi feito com as minhas necessidades em mente, e principalmente, ele me diverte. :)
Eu vi alguns posts do @gutosan, mas parece que ele tá senn tempo de montar...
Valeu pelas respostas...
Abraço
 
Desculpe pela honestidade, mas eu não vou fazer propaganda de algo que não está perfeito, mesmo sendo eu quem fez. Eu conheço minhas limitações e considero o brinquedo funcional, mas não finalizado.

Se mesmo assim quiser ver o projeto funcionando, me avise que eu lhe dou instruções mais detalhadas. A vantagem é que você não perde nada se resolver adotar o Open Ardbir, já que você vai precisar de um arduino, sensor e um relay para a carga da sua resistência em praticamente qualquer projeto que envolva automação.

Abraços.
 
Desculpe pela honestidade, mas eu não vou fazer propaganda de algo que não está perfeito, mesmo sendo eu quem fez. Eu conheço minhas limitações e considero o brinquedo funcional, mas não finalizado.

Se mesmo assim quiser ver o projeto funcionando, me avise que eu lhe dou instruções mais detalhadas. A vantagem é que você não perde nada se resolver adotar o Open Ardbir, já que você vai precisar de um arduino, sensor e um relay para a carga da sua resistência em praticamente qualquer projeto que envolva automação.

Abraços.
Opa, Claro a quero ver em funcionamento.... Quando poder posta um vídeo....
Valeu
Abraços
 
Então pessoal, na verdade o proposito era encontrar alguma forma de conexão mais simplificada com os controladores (resistência, temperatura, bomba). Entendo que o Arduíno faria isso, mas ainda sim há algumas programações a serem realizadas...

Minha questão, foi mais no sentido de existir algo já mais automático e que algum software já faça esse controle (rampas)...
 
Então pessoal, na verdade o proposito era encontrar alguma forma de conexão mais simplificada com os controladores (resistência, temperatura, bomba). Entendo que o Arduíno faria isso, mas ainda sim há algumas programações a serem realizadas...

Minha questão, foi mais no sentido de existir algo já mais automático e que algum software já faça esse controle (rampas)...

Nesse sentido, o único que eu conheço é o brewpi spark. É um produto pronto, plug and play, e você usar qualquer web server para a interface. Relativamente simples configurar um webserver pra isso. Mashtun e freezer no mesmo controlador.

O único problema que eu vejo é o preço. 125 euros, sem frete, e eu nem sei se eles entregam aqui ainda.

https://store.brewpi.com/
http://www.brewpi.com/introducing-brewpi-spark/

Talvez você queira dar uma olhada nisso.
https://www.rexcontrols.com/rex-control-system-raspberry-pi

Exige alguma programação, mas creio que deva ser simples. Hell, eu vou querer dar uma olhada nisso.
$35 dolares a licensa. :D
 
Luis,

Você precisa:

1 arduino UNO/MEGA/NANO
2 SSR´s / Relés / Contatoras para a potência que você quer utilizar (eu uso 2000W).
1 sensor DS18B20 encapsulado ou normal.
1 computador com porta USB. Pode ser linux, mac, windows, raspberry, etc...
Fios, cabos, suportes, etc.

O código é bem simples e não tem nada de automatizado ou alienígena. As bibliotecas que eu to usando são abertas e amplamente documentadas, o que permite qualquer um com noção básica de programação alterar o funcionamento do sistema.

Para interagir, você pode usar um programa ou interagir via script direto com a serial (no linux isso é baba, e é o que eu uso hoje).

Se quiser brincar, o código tá aqui. Pretendo integrar a função de auto tuning nesse código, mas não to com pressa. Nenhuma pressa. :)

https://gist.github.com/jalexandre0/d87f032899ce8379e761

O código deve ser alto explicativo, mas basicamente, as teclas:

h - liga/desliga modo fervura
p - liga/desliga a bomba
+/- - aumentam ou diminuem o setpoint em 0.5ºC
o - liga ou desliga a operação da resistência.
sXXz - Ajustam o Setpoint. Essa função tá bem bugadinha, mas funciona pro que eu preciso.

A intenção é fazer algo customizado pra mim, usando um arduino, um netbook velho, e um punhado de coisas que eu já tinha em casa. O objetivo foi atingido. :)

Em breve, eu abro um tópico sobre isso e boto o esquema de ligação.

Abraços,

Cara, dei uma olhada lá no código. Tá bem bacana. Eu to fazendo mais ou menos isso, só incluindo um LCD pra (tentar) controlar tudo direto do Arduino mesmo.

Vi que vc usou aquela opção de "window size" pro PID. Pelo que eu entendi, isso significa que ao invés de reduzir a potência de fato, o que ele tá fazendo é regulando o tempo de on/off da resistência a cada 5 segundos. Confere? Imagino que pra nossa aplicação isso esteja ok e seja até melhor que o PWM do Arduino.

E como vc fez pra tirar as constantes do PID? Usou aquele Autotune?
 
Cara, dei uma olhada lá no código. Tá bem bacana. Eu to fazendo mais ou menos isso, só incluindo um LCD pra (tentar) controlar tudo direto do Arduino mesmo.

Vi que vc usou aquela opção de "window size" pro PID. Pelo que eu entendi, isso significa que ao invés de reduzir a potência de fato, o que ele tá fazendo é regulando o tempo de on/off da resistência a cada 5 segundos. Confere? Imagino que pra nossa aplicação isso esteja ok e seja até melhor que o PWM do Arduino.

E como vc fez pra tirar as constantes do PID? Usou aquele Autotune?

Sim, eu uso autotune para tirar os números. A biblioteca PID que eu estou usando contém os exemplos para saída PWM , Relay Output (o que eu uso) e também autotuning.

Esse projeto atualmente está na cozinha controlando a camera de fermentação de massas para pão. Deixei o setpoint fixo em 30 e ligo numa fonte USB. O pão cresce em poucos minutos e a esposa fica feliz.

Para a Mash Tun / Freezer, estou trabalhando em um projeto individual com uma abordagem completamente diferente do que temos a disposição hoje para nosso hobby, e também vai mais de encontro ao que os usuários que não tem noção de programação/sistemas/eletrônica esperam.

Estável, fácil e plug and play.

Em breve, espero poder apresentar os detalhes para a comunidade hombebrewer.

Abraços.
 
Legal. Se quiser compartilhar pra discutir a ideia e evolução, estamos aí.

A minha ideia mais pra frente era ter algo de bluetooth ou wifi que permita criar a receita e monitorar o andamento pelo celular/computador. Uma coisa de cada vez.
 
Legal. Se quiser compartilhar pra discutir a ideia e evolução, estamos aí.

A minha ideia mais pra frente era ter algo de bluetooth ou wifi que permita criar a receita e monitorar o andamento pelo celular/computador. Uma coisa de cada vez.

Estou trabalhando nisso junto com um colega homebrewer, já temos um modelo de arquitetura definidos e estamos na fase de prototipagem, mas posso dizer que os controladores serão capazes de ir um pouco além de mostrar a temperatura por wifi. ;)

Em alguns dias teremos algo mais sólido, e então apresentaremos. Até lá, prefiro trabalhar sozinho, pelo menos até ter algo sólido pra mostrar. Idéias ao vento não servem pra nada.


Não responderei mais essa thread. Quando o momento for propício, abrirei uma nova para discutir o projeto.

Abraços,
 

Latest posts

Back
Top