Controle Temperatura - Fogo Direto

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

eduardohvandrade

Well-Known Member
Joined
Sep 20, 2015
Messages
52
Reaction score
3
Pessoal, alguém aqui já fez - ou sabe quem faça e venda - painel de sistema de controle de temperatura a gás (solenóides e chama piloto)?
 
Estou montando a minha cozinha nova para 100 litros e vou desenvolver o sistema de controle de temperatura, podemos fazer algo juntos
 
Se não me engano os equipamentos da Dragon Bier são montados nesse esquema, não sei se eles vendem somente o controle separado.
 
Oi Eduardo, eu trabalho com isso e conheço bem, vc já viu um de perto, sabe como funciona ?

Basicamente vc tem um ramal do gás para a chama piloto, e outro ramal para o queimador principal , esse ramal é acionado por um solenóide que é controlado por um termostato, pode ser o tic17.
o solenóide é fácil achar, tem vários no mercado livre o tic 17 também , o problema são as conexões , elas podem ser rosqueadas, soldadas ou flangeadas, depende muito do que vc vai achar por ai, talvez o mais simples seja ir até uma casa especializada em peças para fogões ou aquecedor a gás que eles tem todas as conexões , vc tambem pode procurar por um sistema de aquecedor de acumulação a gás pode ser até usado ai o mecanismo já vem pronto e vc só precisa adaptar o tic17, lembre se que gás é perigoso, então use as conexões corretas e não faça gambiarra, nada de mangueira plastica nas emendas. se vc tiver problema com o esquema de montagem é só pedir. :)

se mesmo assim ainda for muito difícil eu posso montar um para vc

ok? BOA SORTE.
 
Oi Eduardo, eu trabalho com isso e conheço bem, vc já viu um de perto, sabe como funciona ?

Basicamente vc tem um ramal do gás para a chama piloto, e outro ramal para o queimador principal , esse ramal é acionado por um solenóide que é controlado por um termostato, pode ser o tic17.
o solenóide é fácil achar, tem vários no mercado livre o tic 17 também , o problema são as conexões , elas podem ser rosqueadas, soldadas ou flangeadas, depende muito do que vc vai achar por ai, talvez o mais simples seja ir até uma casa especializada em peças para fogões ou aquecedor a gás que eles tem todas as conexões , vc tambem pode procurar por um sistema de aquecedor de acumulação a gás pode ser até usado ai o mecanismo já vem pronto e vc só precisa adaptar o tic17, lembre se que gás é perigoso, então use as conexões corretas e não faça gambiarra, nada de mangueira plastica nas emendas. se vc tiver problema com o esquema de montagem é só pedir. :)

se mesmo assim ainda for muito difícil eu posso montar um para vc

ok? BOA SORTE.

Fala Flamari! Obrigado pelos toques, é algo assim mesmo que estou procurando montar, e estou tendo dúvidas na procura pela chama piloto. Achei algumas pontas de maçarico, que não sei se derretem por ser muito calor acumulado, e chamas piloto baratas na loja de fogões (coisa de 24 reais), que não sei se são adequadas por serem de baixa pressão. No caso, a princípio, vou montar apenas para a mostura!

Se puder, poderia me passar seu e-mail ou enviar um para o [email protected] para conversamos sobre o assunto? Se puder enviar umas fotos do sistema também, e não for incômodo!

Valeu demais e grande abraço!
 
@Flamari estou muito interessado neste tópico, se puder compartilhar seria ótimo!

Basicamente vc tem um ramal do gás para a chama piloto, e outro ramal para o queimador principal , esse ramal é acionado por um solenóide que é controlado por um termostato, pode ser o tic17.
o solenóide é fácil achar, tem vários no mercado livre o tic 17 também , o problema são as conexões , elas podem ser rosqueadas, soldadas ou flangeadas, depende muito do que vc vai achar por ai, talvez o mais simples seja ir até uma casa especializada em peças para fogões ou aquecedor a gás que eles tem todas as conexões , vc tambem pode procurar por um sistema de aquecedor de acumulação a gás pode ser até usado ai o mecanismo já vem pronto e vc só precisa adaptar o tic17, lembre se que gás é perigoso, então use as conexões corretas e não faça gambiarra, nada de mangueira plastica nas emendas. se vc tiver problema com o esquema de montagem é só pedir.

se mesmo assim ainda for muito difícil eu posso montar um para vc

Desde já muito obrigado!!! :mug:
 
Eduardo, para que eu possa entender melhor, Quantos litros vc pretende operar, o Bjroper também está com essas duvidas e eu respodi para ele em outro tópico, veja que isso tudo só é interessante acima de 100 litros. vc quer fazer um sistema totalmente automático, tipo liga e vai ver televisão ?? por que se não for isso não vale a pena, um conjunto Queimador, bico piloto, solenoide, acionamento, chega facil facil aos R$ 1000,00 NÃO DA PRA IMPROVISAR, eu mesmo desisti de fazer um sistema desses para mim, comprei um fogãozinho de alta pressão e controlo tudo de olho no termostato, eu faço 50 litros de Mostura, e acredite não tem que ficar ajustando o tempo todo, faço as rampas tudo direitinho controlando na mão. Se vc vai fazer mais de 100 litros num sistema mais profissional eu vejo as peças por aqui e te dou um orçamento, tem um sistema do aquecedor a gás que é muito legal ele dispensa o bico piloto, ele tem um centelhador que faz o acendimento automático da chama, conforme a ordem do termostato. valeu ? :D

CONTINUO AQUI PARA MAIS DUVIDAS
 
Eduardo, para que eu possa entender melhor, Quantos litros vc pretende operar, o Bjroper também está com essas duvidas e eu respodi para ele em outro tópico, veja que isso tudo só é interessante acima de 100 litros. vc quer fazer um sistema totalmente automático, tipo liga e vai ver televisão ?? por que se não for isso não vale a pena, um conjunto Queimador, bico piloto, solenoide, acionamento, chega facil facil aos R$ 1000,00 NÃO DA PRA IMPROVISAR, eu mesmo desisti de fazer um sistema desses para mim, comprei um fogãozinho de alta pressão e controlo tudo de olho no termostato, eu faço 50 litros de Mostura, e acredite não tem que ficar ajustando o tempo todo, faço as rampas tudo direitinho controlando na mão. Se vc vai fazer mais de 100 litros num sistema mais profissional eu vejo as peças por aqui e te dou um orçamento, tem um sistema do aquecedor a gás que é muito legal ele dispensa o bico piloto, ele tem um centelhador que faz o acendimento automático da chama, conforme a ordem do termostato. valeu ? :D

CONTINUO AQUI PARA MAIS DUVIDAS

Boa! Como chama esse sistema?
Na verdade são 100 litros sim. Se puder olhar o valor e me falar depois, te agradeço!! O termostato e os queimadores até temos, a dificuldade maior é saber uma solenóide segura e não tão cara e a chama piloto!

Valeu Flamari, um abraço!
 
Boa! Como chama esse sistema?
Na verdade são 100 litros sim. Se puder olhar o valor e me falar depois, te agradeço!! O termostato e os queimadores até temos, a dificuldade maior é saber uma solenóide segura e não tão cara e a chama piloto!

Valeu Flamari, um abraço!

Para 100 litros é bom usar um queimador de alta pressão, chama piloto igual a usada em aquecedores. Outra dica é não usar o TIC 17 pois ele não tem o recurso de rampa, de uma olhada no COEL K49P neste é possível fazer até 4 rampas. Abraço
 
Para 100 litros é bom usar um queimador de alta pressão, chama piloto igual a usada em aquecedores. Outra dica é não usar o TIC 17 pois ele não tem o recurso de rampa, de uma olhada no COEL K49P neste é possível fazer até 4 rampas. Abraço

SIM, é verdade, com rampas é muito melhor, eu mencionei o Tic17 por causa do preço, por aqui sai uns R$ 85,00 e o Coel não sai por menos de R$ 300,00
seu queimador é de alta pressão ? tipo aqueles de ferro fundido que liga direto no bujão sem regulador ?

Põe uma foto dele

vou ver que tipo de montagem podemos usar, alguma coisa simples e funcional

mas só posso responder na semana que vem
coloca uma foto pra eu ver o que vc tem
até....:)
 
SIM, é verdade, com rampas é muito melhor, eu mencionei o Tic17 por causa do preço, por aqui sai uns R$ 85,00 e o Coel não sai por menos de R$ 300,00
seu queimador é de alta pressão ? tipo aqueles de ferro fundido que liga direto no bujão sem regulador ?

Põe uma foto dele

vou ver que tipo de montagem podemos usar, alguma coisa simples e funcional

mas só posso responder na semana que vem
coloca uma foto pra eu ver o que vc tem
até....:)

Obrigado pelas dicas pessoal!!

Meu queimador é aquele de 8 caulins da Roa, de alta pressão, usando dois em cada panela (funciona bem, até melhor que um monstrão daqueles de ferro fundido que também tenho aqui!), segue foto abaixo. Já até controlo por termômetro engatado na saída da recirculação contínua, mas queria deixar um pouco mais automático!

Se puder me mandar seu e-mail ou contato depois, vou aproveitar pra divulgar pra nossa associação aqui em BH!

Valeu!!


url
 
Oi Eduardo, ja vi seu queimador, pessoalmente eu prefiro aqueles de ferro fundido, considero mais potentes e mais duráveis, mas não vem ao caso, já solicitei a um fornecedor uma peça que faz o acendimento automático e a verificação da chama, ( isso é importante para a segurança) assim que chegar eu monto um protótipo para a gente testar ( vou fazer cerveja semana que vem , espero que de tempo :D ) ai eu vou pondo vcs a par de tudo, tá com muita pressa ? dá pra esperar isso tudo? abraços :tank:
 
Oi Eduardo, ja vi seu queimador, pessoalmente eu prefiro aqueles de ferro fundido, considero mais potentes e mais duráveis, mas não vem ao caso, já solicitei a um fornecedor uma peça que faz o acendimento automático e a verificação da chama, ( isso é importante para a segurança) assim que chegar eu monto um protótipo para a gente testar ( vou fazer cerveja semana que vem , espero que de tempo :D ) ai eu vou pondo vcs a par de tudo, tá com muita pressa ? dá pra esperar isso tudo? abraços :tank:

Claro, Flamari!

Sem pressa nenhuma!! Se puder me passar um orçamento aproximado pelo e-mail, porque tenho que verificar aqui também!

[email protected]

:mug:
 
Back
Top