Controle de Volumes após a brassagem

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Romulocrp

Well-Known Member
Joined
Jul 31, 2014
Messages
102
Reaction score
35
Boa Noite pessoal,
Nessa semana fiz minha primeira brassagem e uma dúvida que me surgiu e não encontrei resposta é como vcs controlam a variação de volumes desde a produção do mosto até o envase.
Explico
Em muitos tópicos falam em qtos litros de mosto rendeu a brassagem, quantos litros foram para o fermentador etc.
Como vcs controlam essa variação pois eu apenas sei quantos litros usei na brassagem, depois disso só consigo estimar de olho, vcs marcam as panelas, usam algum equipamento?
Obrigado
 
Cara, isso tu vai ter que ir aprendendo aos poucos (ou melhor ir conhecendo tuas panelas melhor), exemplo, taxa de evaporação depende da tua intensidade de fervura, quanto tu consegue tirar da panela de fervura depende de onde esta a torneira e etc. Essas respostas tu nunca vai achar vai ter que ir medindo. O que eu fiz foi marcar litragem nas panelas e fermentador, e fui medindo o que ia ficando pra traz ou era perdido.
Abraço
Bruno
 
Você pode marcar as panelas.
Também pode fazer uma régua de madeira com as medidas para determinada panela.
Ou pode até mesmo fazer marcações na colher.
 
Na minha primeira brassagem também aconteceu isso. Comecei com 28 litros e foi pro fermentador só uns 12. Aí fiquei apavorado. O que fiz foi ver minhas perdas, ou seja, o que fica de liquido abaixo das torneiras de cada panela, o que fica abaixo da torneira do meu fermentador. Uma estimativa do que evapora também. Além do mais comecei a usar o beersmith, onde vc configura seu equipamento, litragem das panelas, essas perdas, e ele te ajuda nos cálculos para saber a qtd. de água necessária para determinada receita, ou brassagem. Pra mim, isso facilitou bastante.
Abraço
 
Uma ideia seria anotar o peso de cada panela, balde, etc... e depois pesar com uma balança daquelas de mala, com gancho, pra saber o peso líquido. Se quiser ser mais exato dá até pra considerar a densidade, mesmo assim ainda vai ter o erro da parte sólida mais pesada (trub/slurry). Mas acho que dá pra ter uma boa aproximação.
 
se não usar o BeerSmith, como eu ainda, faça anotações conforme vai conhecendo o teu equipamento. Quantos litros perde abaixo dos registros sem inclinar a panela de mostura, ou inclinando fez muita diferença no meu caso.
 
Back
Top